Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Cúrcuma: entenda os benefícios dessa especiaria e como utilizá-la

Nutricionista fala sobre como acrescentar esse poderoso tempero no seu dia a dia e de seus benefícios

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 mar 2023, 10h19 - Publicado em 14 mar 2023, 09h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Poderosa no sabor e nos benefícios para a saúde, a cúrcuma é uma das especiarias milenares que estão sempre presente no dia a dia. Esse tempero é muito comum na culinária asiática e indiana, mas também faz sucesso por aqui, principalmente por garantir um sabor único às receitas e dar uma cor mais viva aos preparos.

    Publicidade

    Esse tempero é também conhecido como açafrão-da-terra ou turmérico, sendo que é obtido a partir do rizoma da planta Curcuma longa e tem uma cor amarelo-laranja intensa. É frequentemente utilizada em pó, mas também pode ser encontrada fresca em algumas regiões.

    Publicidade

    Os benefícios da cúrcuma

    Cúrcuma em pó
    Cúrcuma em pó (Foto: Reprodução/Reprodução)

    Além do sabor, a cúrcuma é famosa por seus benefícios diversos para o corpo, principalmente em relação às ações antioxidantes e anti-inflamatórias. “A curcumina, composto bioativo da cúrcuma, é muito utilizada pelas suas ações digestivas, como carminativo, imunizante, antialérgico, antimicrobiano, estimulante, anti-inflamatório, cicatrizante e antioxidante”, explica Carla Freire, nutricionista da Clínica Fabiana Seidl (RJ).

    A especialista explica que esse condimento também é famoso pela atuação benéfica em doenças respiratórias (asmas, bronquites e alergias) e em outros transtornos, como anorexia, doenças hepáticas e sinusite.

    Publicidade

    Cúrcuma auxilia na perda de peso?

    A cúrcuma pode ser uma aliada na perda de peso, já que, segundo a nutricionista, favorece a redução da inflamação e contribui para o aumento dos níveis de gordura “marrom”, considerada benéfica, e na redução da gordura “branca”, a que se acumula no tecido adiposo e é considerada maléfica.

    “Devido a sua rápida metabolização e eliminação, é um desafio aumentar sua absorção pelo organismo e assim permitir uma maior eficiência dos seus benefícios. Uma maneira de melhorar a sua disponibilidade é adicioná-la à uma gordura (como azeite ou ghee) ou combina-la com a piperina, principal componente ativo da pimenta-preta, que resulta no aumento da absorção da curcumina”, aconselha Carla.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Existem contraindicações?

    Conforme explica a nutricionista Carla Freire, a cúrcuma apresenta baixa toxicidade, não causando danos quando utilizada em doses de até 10 gramas ao dia. “Contraindicamos para pessoas que possuem úlceras gástricas ou que apresentam histórico familiar, pessoas com obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação também não devem utilizá-la”, alerta a especialista.

    Ela também ressalta que a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas, bem como lactantes e crianças, por falta de evidencias científicas.

    Publicidade

    Qual a diferença entre açafrão e cúrcuma?

    Apesar de muito parecidas, o açafrão e a cúrcuma são especiarias distintas. Mesmo assim, ambas têm muito em comum, sendo valorizadas por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Entenda suas diferenças:

    1. Origem: O açafrão vem dos estigmas de uma flor chamada Crocus sativus, enquanto a cúrcuma é obtida a partir da raiz da planta Curcuma longa.
    2. Cor: Açafrão tem um tom de amarelo claro, enquanto a cúrcuma é mais amarelada e intensa.
    3. Sabor: O açafrão tem um sabor delicado, mas distinto, enquanto a cúrcuma tem um sabor mais intenso e picante.
    4. Uso culinário: O açafrão é frequentemente utilizado para dar sabor e cor a pratos como risotos, paellas e caldos. Já a cúrcuma é comumente utilizada em pratos de curry e em muitos pratos da culinária asiática.
    5. Propriedades medicinais: Ambas as especiarias têm propriedades medicinais. A cúrcuma é rica em curcumina, um composto antioxidante e anti-inflamatório que tem sido associado a benefícios para a saúde, como redução da dor articular e prevenção de doenças crônicas. O açafrão também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ter sido estudado por seus efeitos no humor e na ansiedade.

    Como utilizar a cúrcuma em receitas?

    leite dourado com curcuma em po
    O leite dourado, bebida feita com a cúrcuma, é uma receita com inúmeros benefícios para a saúde (Foto: Daria Klimova/Divulgação)

    O sabor e aroma da cúrcuma são bem particulares, revelando um amargo apimentado e uma fragrância leve que lembra a laranja e o gengibre. Sendo assim, é extremamente versátil e pode ser utilizada como tempero em preparos diversos, como molhos, arroz, peixes, frutos do mar, frango, legumes, verduras e até na carne vermelha.

    Publicidade

    Num simples risoto, por exemplo, a cúrcuma pode trazer um sabor e tonalidade especiais. Para receitas com frango, a cúrcuma também é uma ótima aliada: ela garante cor à carne e modifica o aroma, deixando mais agradável. Como seu sabor e cor são intensos, é recomendável utilizar com moderação: vá colocando aos poucos, em pitadas, e provando até achar o ponto ideal.

    Continua após a publicidade
    Filé de frango com cúrcuma
    Filé de frango com cúrcuma (Foto: Elisa Correa/CLAUDIA)

    E não é só em preparos de pratos principais e salgados que a cúrcuma vai bem. Muitos não sabem, mas uma das receitas que mais destacam seu sabor é o golden milk (ou leite dourado), uma bebida da medicina ayurveda que também é indicada para equilibrar a saúde digestiva.

    “Cada ingrediente do leite dourado tem um papel importante na composição, que aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores que oferecem sensação de conforto e bem-estar, além de ajudar no controle dos sintomas de estresse e ansiedade”, explica a nutricionista Carla Freire. Com sabor levemente apimentado, o preparo incorpora a cúrcuma e outras especiarias, como canela e noz-moscada – aprenda aqui a fazer.

    Confira algumas receitas com cúrcuma para fazer em casa:

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.