Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

9 tendências que voltaram, mas não notamos que foram embora

Confira o que foi trend neste ano, mas que não havia sido abandonado

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 14 dez 2022, 09h12 - Publicado em 14 dez 2022, 09h10

A volta dos que não foram. Essa frase ilustra bem a dinâmica do mercado de moda e beleza, que dita o que está ou não em alta, mas, em muitos casos, não é suficiente para induzir o que permanece ou não no guarda-roupa dos consumidores. Sabe quando alguém fala “isso virou tendência novamente, vou voltar a vestir”, e você estranha porque nunca deixou de usar? Sim, embora elas existam, as vezes caem nas graças de grandes estilistas, passarelas, famosos e, por isso, passam a ser desejadas por parcela significativa da população, e você nem sempre está ligado a isso, muitas vezes, como no exemplo, nunca nem deixou de usar.

Antes de mais nada, é importante saber o que é tendência, que pode ser definida como “um comportamento em ascensão na sociedade, visualizado nos produtos do mercado fashion e de beleza”, explica Bruna Gindro, que é consultora de moda e estilo, e exemplifica: “o brazilcore nasceu pelo desejo de expressar o patriotismo. Depois disso, desde marcas renomadas até vendedores nas ruas começaram a comercializar produtos que remetiam a ela.”

É a mudança no comportamento da sociedade, inclusive, que faz algo deixar de ser uma trend, pois impulsiona a busca por algo novo. “Como a indústria da moda e beleza constantemente estuda isso, ela desenha novas expressões criativas que atendem a esse sentimento momentâneo das pessoas”, afirma Bruna. Existe um padrão de repetição de tendências, que são visualizados a cada 20 anos. “Nos anos 1990 havia releituras de peças dos anos 1970; entre 2010 e 2020 vivíamos uma releitura dos anos 1990. Agora, em 2022, estamos vendo nas passarelas, no cinema, músicas e afins a repetição de padrões da moda dos anos 2000”, completa.    

Não é só o tempo que determina esse fenômeno, na verdade, as necessidades em comum podem gerar um desejo semelhante. “Na pandemia, por exemplo, o tie dye foi resgatado do movimento hippie dos anos 1970. Ambos foram em épocas em que as pessoas procuravam liberdade, expressão pessoal e manifestação aos acontecimentos que passavam.”

Isso não quer dizer que você precisa esperar por algo ficar em alta, na verdade deve se sentir confortável para usar aquilo que deseja, termina a especialista. Para mostrar como você mantém a utilização de peças mais do que imagina, a CLAUDIA separou 9 exemplos neste texto.

Continua após a publicidade

Lápis na linha d’água

A estética emo e pop-rock dos anos 2000 voltou a ser aclamada neste ano, o que impulsionou o uso do lápis de olho preto na linha d’água. Mesmo quando não estava na moda, o olhar marcante e misterioso, criado pelo instrumento de maquiagem, era objeto de desejo das pessoas, que, muitas vezes, optavam por usar o lápis. 

Alfaiataria

Clássicos são clássicos, não dá para negar. Por isso que o uso da alfaiataria sempre foi celebrado por parcela da população, que busca elegância e seriedade nos looks. Mas, em 2022, as peças deram lugar a modelos mais divertidos, além da possibilidade de misturá-los com roupas mais descontraídas e criativas. 

Estampa vichy e big collar

A estampa de padronagem xadrez e o colarinho de grande proporção também ficaram em alta. Mas, desde seu surgimento, muita gente não tinha deixado de utilizá-las, especialmente quem é adepto ao estilo romântico, pois são capazes de construir um look bem amoroso, né? 

Continua após a publicidade

Faixas de cabelo

Pertencente ao estilo Y2K, que privilegia uso de trends dos anos 2000, as faixas de cabelo também não fogem desta lista. Embora a utilização tenha sido restabelecida, mulheres que frequentam a academia ou fazem qualquer esporte não haviam retirado os itens de seus guarda-roupas.

Esmalte tom sobre tom

A esmaltação de uma cor seguida de outra cor por cima foi considerada tendência deste ano, mas a gente sabe que muita gente não tinha abandonado esse tipo de tintura, principalmente quem gosta de sempre estar com as unhas coloridas.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por essie (@essie)

Crochê

Roupas de crochê tem tudo a ver com praia e verão, por isso, geralmente são utilizadas no litoral brasileiro. Mas, em 2022, elas ganharam uma grande repercussão, e inclusive apareceram aos montes na São Paulo Fashion Week.

Continua após a publicidade

 

Crocs

Amadas por uns e odiadas por outros, as crocs também tiveram sua volta marcada nos últimos tempos, prova disso foi ela ter sido o item da categoria de roupas, joias e sapatos mais vendido da Amazon. Muitas pessoas, entretanto, já a possuíam por preferirem o conforto.

Saia midi

Características pelo comprimento nem tão grande, nem tão pequeno, as saias midi, tendência dos anos 1960, conquistaram a moda novamente.

Continua após a publicidade

Roupas rosas

O barbiecore criou um sucesso: a cor rosa. Seja em looks monocromáticos, seja com o uso de apenas uma peça, é difícil não ter experimentado ela pelo menos uma vez em 2022, especialmente quem já amava a cor antes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.