Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

60 anos de Lady Di: seis vezes em que a princesa quebrou padrões

Diana faria aniversário nesta sexta-feira (1). Veja como a princesa revolucionou a moda e os padrões da realeza

Por Sarah Catherine Seles (colaboradora) Atualizado em 1 jul 2021, 12h46 - Publicado em 1 jul 2021, 12h44

Se estivesse viva, a princesa Diana – que morreu em um trágico acidente de carro, em 1997 – completaria 60 anos nesta quinta-feira, 1º de julho. A menina que sonhava em ser bailarina, cresceu e se tornou um fenômeno mundial que impactou a moda e quebrou tradições da realeza britânica.

Dona de uma personalidade forte, a princesa do povo se impôs contra os padrões da monarquia e apoiou centenas de movimentos sociais. “A principal qualidade de Diana para a história foi sua autenticidade. Ela faz muita falta e hoje sua voz certamente traria esperança para muitos”, afirma a colunista Ana Claudia Paixão.

princesa diana

Apesar de seus grandes feitos, Lady Di enfrentou diversos problemas pessoais, como a solidão, as traições de príncipe Charles e a bulimia – temas recentemente retratados na série The Crown. “Diana humanizou os Windsors com seu humor e, infelizmente, também com suas lágrimas. O mais triste é que ela nos deixou tão cedo, quando ainda estava se transformando em uma mulher independente”, lamenta a jornalista.

Homenagem aos 60 anos

Em sua memória, os irmãos William e Harry encomendaram uma estátua da mãe, que foi instalada nesta quinta-feira (1), no Jardim Submerso do Palácio de Kensington, um dos lugares favoritos da princesa. Durante o evento de inauguração, os dois se reuniram – mesmo após inúmeros boatos de desavenças – para manter o legado da mãe vivo.

“Todos os dias, desejamos que ela ainda esteja conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado”, consta na publicação feita nas redes sociais da realeza.

Estátua Princesa Diana Palácio de Kensington
Em 2021, princesa Diana completaria 60 anos. A data marca a inauguração de sua estátua no Palácio de Kensington | Foto: Instagram/@ dukeandduchessofcambridge/Reprodução

Para relembrar os feitos da mulher mais fotografada do mundo, uma verdadeira influencer dos anos 80, CLAUDIA elencou as seis vezes que Diana foi ousada e quebrou padrões. Confira:

Casamento

Lady Di se destacou desde o dia de seu casamento com Charles. Nos votos, recusou-se a dizer que obedeceria seu marido, como era tradicional da realeza. Anos depois, príncipe William e Kate Middleton seguiram a mudança. E ainda foi Diana que atendeu aos pedidos por um beijo no dia da cerimônia, fazendo sua estreia com coragem e disrupção.

Além disso, a celebração foi o maior casamento do século 20 e era considerado um verdadeiro conto de fadas. Seu vestido, típico de filme, também se tornou inspiração e foi um dos modelos mais famosos em todo o mundo.

Diana no dia do casamento com príncipe Charles
Diana no dia do casamento com príncipe Charles Anwar Hussein/Getty Images

Referências de moda

O mundo da moda também foi e ainda é influenciado pela princesa do povo. Designers e marcas se inspiraram em seu estilo para confeccionar modelos que iam dos mais ousados até os vestidos clássicos.

Continua após a publicidade

Em 1989, Diana foi nomeada pelo Hall da Fama como uma das pessoas mais bem vestidas do mundo. Anos depois, em 2012, a revista Time incluiu a princesa na lista dos maiores ícones de moda de todos os tempos.

Um dos looks mais famosos é o “vestido da vingança“, feito com seda preta, curto, justo e decotado, que usou após a traição de Charles. Foi a primeira vez que um membro da realeza utilizou a cor preta nas roupas fora dos funerais, antes era considerado como dress code exclusivo de luto.

Looks icônicos Princesa Diana
Reprodução/Reprodução

A princesa de Gales também foi a primeira integrante da família real a usar calça comprida em um evento oficial noturno, o que popularizou o uso de terninhos entre as mulheres. Diana usou lenços na cabeça, calça com pregas, vestidos românticos, color block e até o queridinho shorts biker, tendências que continuam presentes no mundo da moda.

HONG KONG - NOVEMBER 07: Diana, Princess of Wales, during her official visit to Hong Kong on November 7, 1989 in Hong Kong. (Photo by Georges De Keerle/Getty Images)
Georges De Keerle/Getty Images

Corte de cabelo icônico

O famoso corte pixie foi feito por um impulso após uma sessão de fotos. Em entrevista à Vogue britânica, o hairstylist Sam MCKnight, responsável pelo corte, contou como Diana decidiu mudar o visual. “No final do dia, ela disse: ‘O que você faria com meu cabelo se eu dissesse ‘faça qualquer coisa?’. Eu disse: ‘Eu cortaria tudo e começaria de novo’.”

As madeixas curtas e ousadas foram uma aposta certa. O cabelo foi um dos mais copiados na época, cabeleireiros no mundo todo reproduziam o estilo da princesa.

Diana
Anwar Hussein/Getty Images

Toque humano e humildade

“Se hoje o preconceito com pacientes com AIDS mudou o mundo, devemos agradecer a Diana. Na época, ninguém sabia ao certo como o vírus do HIV era transmitido e a princesa, sem luvas, tocou nas mãos de um paciente, o olhou nos olhos e conversou com ele. Um gesto tão pequeno, mas gigantesco em simbologia”, conta a colunista. 

Lady Di usava sua influência para apoiar todos os tipos causas importantes e sempre se destacou pela proximidade e carinho que tinha com as pessoas. A princesa apoiava mais de cem instituições e, quando veio ao Brasil, não deixou de visitar instituições de caridade.

Diana
Archive/Getty Images

O bom humor

Apesar das dificuldades que enfrentou, como sua relação com a realeza, Lady Di aparecia alegre em diversos momentos e sempre fez questão de estar próxima aos filhos. Diana protagonizou uma cena icônica com William e Harry correndo de encontro a ela, mostrando intimidade e diversão no relacionamento com a família.

princesa Diana
Tim Graham/Getty Images

Angola

Uma das últimas viagens antes de Diana falecer foi para Angola, onde andou por um campo de minas terrestres e visitou um hospital que atendia vítimas das explosões. Médicos que trabalhavam no local afirmaram que a princesa abriu os olhos do mundo para o país, que vivia um período crítico. Recentemente, o príncipe Harry, seu filho mais novo, refez os passos da mãe ao visitar o local.

Princesa Diana caminha por campo de minas terrestres na Angola
Princesa Diana caminha por campo de minas terrestres na Angola Photo by Tim Graham Photo Library/Getty Images

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade