Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Médica de Meghan fala de sua participação inusitada no parto de Lilibet

A indiana Gowri Motha tem uma lista de pacientes repleta de estrelas e divide orientações poderosas (e naturais) para o pré-natal e pós-parto

Por Da Redação Atualizado em 28 jun 2021, 11h01 - Publicado em 28 jun 2021, 10h59

Meghan Markle contou com uma conselheira para dar à luz Lilibet Diana no início deste mês: a Dra. Gowri Motha. A médica residente em Londres, que é reconhecida mundialmente por seu trabalho obstétrico humanizado, forneceu todo a assistência à duquesa – pasmem – via telefone. 

A obstetra é uma antiga conhecida dos duques de Sussex, visto que ela foi a responsável pelo parto de Archie, o primogênito do casal, dois anos atrás. O convite para participar mais uma vez deste momento partiu dos próprios duques.

“Foi muito gentil da parte dela. Me sinto honrada”, disse a médica indiana Gowri Motha em entrevista à revista People

Conhecida também por auxiliar no parto de outras celebridades, como Madonna, Kate Moss e Gwyneth Paltrow, a médica criou um programa em 1986 que oferece às mulheres grávidas a possibilidade de um parto tranquilo e sem intervenção.

Pioneira na condução de parto na água em Londres e na introdução da reflexologia para gravidez, suas técnicas combinam dicas que ela aprendeu na faculdade de medicina na Índia com sua experiência médica no Reino Unido.

Continua após a publicidade

Técnicas indianas que Meghan aderiu no pré-natal e no pós-parto

De acordo com a médica, reflexologia [aplicação de pressão nos pés e nas mãos para gerar efeitos positivos em outra parte do corpo], massagem, ioga, exercícios, reiki, nutrição e suplementos indicados pelos médicos são formas de ensaiar o nascimento na mente da mãe e dar confiança.

Para o pós parto, a especialista aconselhou: “Na Índia, toda mãe massageia o corpo por completo todos os dias por um período de 40 dias. Você fica em casa e se alimenta”, explica a profissional.

“Durante as primeiras duas semanas, coma comida vegetariana para ajudar a desintoxicar seu fígado após o nascimento”, afirmou. Arroz, caldo de galinha e vegetais leves, como abóbora e aspargos, são bem recomendáveis. Evite alimentos gasosos, como brócolis, repolho, couve-flor. 

A médica especialista em partos também recomenda um envoltório de algodão macio para a barriga das puérperas, muito usado na Índia e em outros países orientais. “Ajuda a voltar ao normal e pode ser usada para ajudar no inchaço durante a gravidez e depois também”, apontou. 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade