Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Receitas cheias de boas energias para a ceia de final de ano

Um menu de final de ano com frescor para amenizar as altas temperaturas do verão e manter o astral lá em cima

Por Marina Marques Atualizado em 29 dez 2020, 13h54 - Publicado em 19 dez 2020, 11h00

Este ano tão atípico provocou todos os sentimentos possíveis e propôs enormes desafios. Foi duro e intenso, mas cá estamos, prestes a passar de fase. Mesmo que seja difícil falar em celebração – que dirá em festas como as que estávamos acostumados a fazer –, é importante dar um reset nas energias e levar para o ano seguinte apenas os aprendizados e bons sentimentos.

A ceia na casa da fotógrafa Bruna Castelo Branco, 39 anos, em Curitiba, vai ser menor, só com o marido, Thiago, e a filha, Valentina, 8 anos – a irmã de Bruna, que mora em Londres, estará presente virtualmente. Com um cardápio especial, que resgata receitas de família e prioriza a leveza, ela pretende fortalecer memórias afetivas e não deixar o astral cair. “Aprendi a preparar esses pratos com minha mãe, Ângela, e minhas avós. São os favoritos nos encontros tradicionais, especialmente no final do ano”, conta.

Receber Bruna Branco
Bruna se formou em direito, mas continuou buscando outras formas de expressar sua criatividade artística. Já familiarizada com o trivial da cozinha, aprofundou-se na gastronomia e se apaixonou pela fotografia de culinária Bruna Branco/CLAUDIA

A estrela da festa é o lombo assado, que ganha suculência com o molho de ervas e vinho. “É um prato que recomendo para quem ainda não aperfeiçoou as habilidades na cozinha, mas quer impressionar”, aponta Bruna. Mas o que ela mais gosta de preparar são as sobremesas. A trifle de frutas vermelhas, apresentada em travessa de vidro, causa alvoroço pelas camadas alternadas de massa, creme e frutas, que harmonizam perfeitamente. O impacto visual se repete ao ser servida a gelatina de prosecco com granita de melancia. O toque final do jantar fica por conta das louças, um mix de cerâmicas artesanais e peças herdadas. “Não só embelezam a mesa como contam uma história”, diz. Um cenário desses, acolhedor e alegre, é tudo de que precisamos para virar a página e começar outro capítulo.

Confira as receitas para a ceia de fim de ano por Bruna Branco:

Bruschetta de morango com redução de vinagre balsâmico

Bruschetta de morango com redução de vinagrebalsâmico

PRONTO EM 30 MINUTOS
RENDE 20 UNIDADES

1/2 xícara de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de açúcar
500 gramas de morango fresco fatiado
Folhas frescas de manjericão
1 baguete grande
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara de queijo brie ou cream cheese

Em uma panela pequena, junte o vinagre balsâmico e 1 colher (sopa) de açúcar. Leve ao fogo alto e deixe ferver até a mistura reduzir a cerca de metade do volume original – ela deve ficar com consistência de xarope, mas não muito espessa. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela média, misture o morango, o açúcar restante e o manjericão. Reserve. Corte a baguete em dez pedaços e cada pedaço ao meio. Disponha-os em uma assadeira pincelada levemente com o azeite e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de cinco minutos ou até que fiquem dourados. Retire do forno e deixe esfriar. Espalhe um pouco do queijo brie em cada pedaço e cubra com 1 colher (sopa) da mistura de morango. Regue com a redução de balsâmico e sirva.

Salada de folhas com nozes caramelizadas e vinagrete de romã

Salada de folhas com nozes caramelizadas e vinagrete de romã
Bruna Branco/CLAUDIA

PRONTO EM 20 MINUTOS
RENDE 8 PORÇÕES

Para as nozes caramelizadas
80 gramas de nozes
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Para o vinagrete
8 colheres (sopa) de polpa de romã
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de chalota picada fino
2 colheres (sopa) de mel
8 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para a salada
10 xícaras de folhas baby variadas
2 xícaras de radicchio
1/2 xícara de queijo gorgonzola esmigalhado 1 xícara de semente de romã

Prepare as nozes caramelizadas Em uma panela, leve as nozes e o açúcar mascavo ao fogo médio, mexendo sempre. Cuidado para não deixar queimar. Se necessário, abaixe o fogo. Quando o açúcar estiver completamente derretido, despeje as nozes caramelizadas em uma superfície forrada com papel-manteiga, separando-as com um garfo. Deixe secar por dez minutos ou até endurecer.

Prepare o vinagrete Em um pote com tampa, junte todos os ingredientes e 4 colheres (sopa) de água. Tampe e agite com força para misturar bem. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.

Prepare a salada Em uma tigela grande, disponha as folhas baby e o radicchio. Salpique com as nozes caramelizadas, o queijo gorgonzola e, por último, as sementes de romã. Regue a salada com o vinagrete e sirva.

Lombo com molho de ervas

Lombo com molho de ervas

PRONTO EM 3 HORAS + TEMPO DE GELADEIRA E DE DESCANSO
RENDE 8 PORÇÕES

Para o lombo
1,1 quilo de lombo de porco com capa de gordura
2 colheres (chá) de sal
Pimenta-do-reino a gosto
Folhas de 1 ramo de alecrim picadas fino
Folhas de 1 ramo de tomilho picadas fino
Folhas de 1 ramo de manjerona picadas fino
2 colheres (sopa) mais 1 colher (chá) de azeite
2 ramos de louro
4 ramos de alecrim
4 ramos de tomilho
4 ramos de manjerona
10 dentes de alho sem casca
1 xícara de vinho branco
Para o molho
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo

Prepare o lombo Com uma faca, faça furos na parte sem gordura da peça de lombo para que absorva bem o tempero. Em uma tigela, tempere a carne com o sal, pimenta, as ervas picadas e 1 colher (chá) de azeite. Espalhe os temperos com as mãos por todo o lombo. Leve à geladeira, coberto com filme plástico, por pelo menos três horas. Retire e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Em uma frigideira grande aquecida em fogo alto, sele o lombo em 2 colheres (sopa) de azeite, virando-o para que doure bem de todos os lados. Transfira para uma assadeira e reserve a frigideira. Distribua os ramos inteiros de louro, alecrim, tomilho, manjerona e os dentes de alho em volta do lombo. Regue as ervas com azeite. Na frigideira reservada, leve ao fogo médio o vinho e 1/2 xícara de água, raspando bem o fundo com uma espátula. Quando ferver, despeje o caldo na assadeira em volta do lombo, e não sobre ele. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos ou até que doure e fique macio por igual. Estará no ponto se, ao espetar a lateral do lombo com uma faca, escorrer um líquido transparente. Se estiver rosado, deixe assar por mais alguns minutos. Transfira a carne com as ervas para uma travessa, reservando o caldinho da assadeira. Deixe descansar por dez minutos antes de fatiá-lo.

Prepare o molho Passe o caldinho da assadeira por uma peneira e reserve. Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga. Acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando começar a dourar desligue o fogo, junte o caldo reservado e, na própria panela, misture com um batedor para dissolver bem a farinha. Volte ao fogo baixo, mexendo, até engrossar. Transfira para uma molheira. Sirva o lombo regado com o molho.

Purê de damasco

Purê de damasco

PRONTO EM 30 MINUTOS + TEMPO DE MOLHO
RENDE 8 PORÇÕES

450 gramas de damasco seco
Sal a gosto
5 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de manteiga

Continua após a publicidade

Em uma panela grande, cubra os damascos com água filtrada fervente e deixe de molho por 30 minutos. Descarte a água, leve ao fogo baixo e cozinhe até ficarem macios, mexendo sempre. Se começarem a grudar, acrescente um pouco de água. Transfira para o processador e bata com 1 ½ xícara de água, sal, o creme de leite e o mel. Volte o purê à panela, adicione a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar bem cremoso. Sirva quente.

Arroz com espinafre

Arroz com espinafre

PRONTO EM 30 MINUTOS
RENDE 8 PORÇÕES

3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
600 gramas de folha de espinafre lavada e picada
400 gramas de arroz
Sal a gosto
Suco de 1 limão

Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola até que ela fique macia. Adicione as folhas de espinafre e cozinhe em fogo alto, mexendo de vez em quando, até murcharem e evaporar todo o líquido. Acrescente o arroz, tempere com sal e misture. Despeje 2 ½ xícaras de água e deixe ferver. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada até que o arroz esteja macio e soltinho. Despeje o suco de limão e sirva.

Trifle de frutas vermelhas

Trifle de frutas vermelhas

PRONTO EM 1 HORA E 30 MINUTOS + TEMPO DE GELADEIRA
RENDE 10 PORÇÕES

Para o pão de ló
5 ovos
2/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¼ xícara de farinha de trigo peneirada
Para a compota
400 gramas de morango picado
100 gramas de framboesa
2 ½ colheres (sopa) de açúcar

Para o creme
1 ½ litro de creme de leite fresco
Raspa de 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de extrato de baunilha
6 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
2 colheres (chá) de amido de milho
Para o chantili
2 xícaras de creme de leite fresco gelado
2 colheres (sopa) de açúcar
Para montar o trifle
4 colheres (sopa) de xerez ou outro licor
500 gramas de morango cortado ao meio
250 gramas de framboesa cortada ao meio
Framboesas e morangos inteiros para decorar

Prepare o pão de ló Na batedeira, bata os ovos e o açúcar em velocidade alta por dez minutos ou até que aumentem de volume. Junte a baunilha. Adicione aos poucos a farinha de trigo peneirada, mexendo delicadamente para incorporá-la à mistura. Em uma fôrma de 24 centímetros de diâmetro untada, leve a massa ao forno preaquecido a 180°C por 25 minutos ou até que, espetando um palito no centro, ele saia seco. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Reserve.

Prepare a compota Em uma panela, misture o morango, a framboesa, o açúcar e 8 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo sempre, por cinco minutos ou até que as frutas estejam macias e a calda tenha engrossado. Reserve.

Prepare o creme Em uma panela, junte o creme de leite e a raspa da fava de baunilha ou o extrato. Cozinhe em fogo baixo até reduzir à metade. Reserve. Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar e o amido de milho. Adicione aos poucos o creme de leite quente mexendo sempre. Retorne a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Coe e cubra com filme plástico aderido à superfície do creme. Deixe esfriar.

Prepare o chantili Na batedeira, bata o creme de leite em velocidade alta. Junte o açúcar e bata de três a cinco minutos ou até que a mistura fique firme a ponto de não cair do batedor. Cuidado para não bater muito e amanteigar.

Monte o trifle Corte o pão de ló em cubos de cerca de 3 centímetros. Em um recipiente de vidro grande, disponha uma camada do bolo no fundo e regue com o xerez. Distribua metade do creme por cima e cubra-o com metade da compota. Disponha metade do morango e da framboesa cortados ao meio. Repita as camadas de bolo, xerez, creme, compota e frutas. Cubra com o chantili e decore com as framboesas e os morangos inteiros. Leve à geladeira por no mínimo seis horas antes de servir.

Gelatina de prosecco com granita de melancia

Gelatina de prosecco com granita de melancia
Parece um drinque sofisticado, mas é uma gelatina na taça – truque simples a que Bruna recorre quando quer impressionar na apresentação. Esta sobremesa exige preparo antecipado para dar tempo de a granita ficar no ponto. Bruna Branco/CLAUDIA

PRONTO EM 30 MINUTOS + TEMPO DE GELADEIRA E FREEZER
RENDE 8 PORÇÕES

Para a gelatina
6 folhas de gelatina incolor
750 mililitros de prosecco
3/4 de xícara de açúcar
Para a granita
1 melancia média, cortada em cubos
Suco de 1/2 limão
1/2 xícara de açúcar

Prepare a gelatina Em uma tigela, cubra as folhas de gelatina com água. Deixe-as de molho por 15 minutos, bem submersas, para hidratar. Em uma panela, leve ao fogo médio o prosecco, o açúcar e 250 mililitros de água até ferver. Esprema a gelatina para retirar o excesso de água e junte à mistura da panela, mexendo para dissolver bem. Reserve por até dez minutos para esfriar. Distribua entre oito copos pequenos ou taças, deixando um espaço de dois dedos da superfície, e leve à geladeira até ficar firme.

Prepare a granita No liquidificador, bata a melancia até que fique com consistência uniforme. Junte o suco de limão e o açúcar e bata. Despeje em uma assadeira grande e leve ao freezer por duas horas. Com uma espátula, raspe as partes congeladas e volte ao freezer. Repita esse processo de congelamento e raspagem de hora em hora até que a mistura esteja completamente congelada e adquira consistência de raspadinha. Despeje a granita sobre as taças com gelatina e sirva imediatamente.

Sangria

Sangria de vinho tinto e espumante
Festiva e servida gelada, a sangria é o drinque perfeito para os encontros de verão. “Você pode trocar as frutas pelas suas favoritas ou pelas da estação. E também vale substituir o vinho tinto pelo branco. Tem que ir experimentando”, sugere Bruna Bruna Branco/CLAUDIA

PRONTO EM 10 MINUTOS + TEMPO DE GELADEIRA
RENDE 6 COPOS

1 garrafa de vinho tinto seco de 750 mililitros
1 maçã, com casca, cortada em fatias
1 laranja, com casca, fatiada e cortada em quatro
1/4 de xícara de licor de laranja
1/4 de xícara de suco de maçã pronto
Gelo a gosto
Espumante ou prosecco

Em uma jarra grande de vidro, misture o vinho, as frutas, o licor e o suco de maçã. Leve à geladeira por, no mínimo, uma hora – o ideal são quatro horas. Distribua a sangria entre seis copos com gelo, com 1 colher (sopa) das frutas em cada um, complete com o espumante e sirva.

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade