As receitas mais pesquisada pelos brasileiros em 2023
Uma pesquisa revelou o top 15 de comidas mais procuradas e a gastronomia internacional dominou as buscas, com os doces (spoiler!) em destaque
Quem nunca pegou o celular e digitou “receita de…” nas plataformas de busca, seja para variar as refeições, melhorar a dieta, ou até para fazer um prato especial para o almoço de família. Mas será que as receitas que pesquisamos são, em sua maioria, nacionais ou internacionais?
Com essa pergunta, a Preply, plataforma de pesquisas, lançou um estudo para descobrir a resposta: e tudo indica que o ano de 2023 vem sendo o ano das comidas internacionais, especialmente os doces!
O grande destaque do levantamento foi para as sobremesas norte-americanas, sendo o brownie o grande vencedor. Além dele, a variedade de doces dos EUA, como cookies, donuts, waffles, motivou mais de 3 milhões de pesquisas entre os internautas desde janeiro.
O que procuramos e como procuramos? Conheça a metodologia!
Para desvendar as receitas gringas mais buscadas em 2023, a pesquisa teve como ponto de partida os termos em ascensão relacionados ao tema na ferramenta Google Ads, cujo período de análise abarcou pesquisas realizadas entre janeiro e setembro deste ano nos mecanismos de buscas (intervalo mais recente disponibilizado).
Compreendidos os alimentos de maior relevância, uma segunda análise girou em torno da quantidade total de buscas de cada receita no período — o que possibilitou a criação de um ranking com base no comportamento digital dos brasileiros nos últimos meses.
Confira, a seguir, o ranking das receitas culinárias mais procuradas pelos brasileiros em 2023:
- Brownie, dos Estados Unidos, com 2,034.000 de buscas (veja aqui a receita)
- Fricassé, da França, com 73.2000 de buscas (veja aqui a receita)
- Cookies, dos Estados Unidos, com 50.0500 de buscas (veja aqui a receita)
- Nhoque, da Itália, com 29.1900 de buscas (veja aqui a receita)
- Guacamole, do México, com 28.1900 de buscas (veja aqui a receita)
- Churros, da Espanha, com 257.000 de buscas (veja aqui a receita)
- Waffle, dos Estados Unidos, com 229.200 de buscas (veja aqui a receita)
- Risoto, da Itália, com 209.600 de buscas (veja aqui a receita)
- Donuts, dos Estados Unidos, com 209.000 de buscas (veja aqui a receita)
- Yakisoba, do Japão, com 207.100 de buscas (veja aqui a receita)
- Esfiha, da Síria, com 183.400 de buscas (veja aqui a receita)
- , do Líbano, com 89.900 de buscas (veja aqui a receita)
- Quiche, da Alemanha, com 89.500 de buscas (veja aqui a receita)
- Focaccia, da Itália, com 83.700 de buscas (veja aqui a receita)
- Chipa Paraguaia, do Paraguai, com 67. 200 de buscas (veja aqui a receita)
Receitas clássicas que adoramos dar o nosso toque
Mesmo com as receitas internacionais sendo as mais bem ranqueadas, a pesquisa menciona o ‘abrasileiramento’ dos pratos típicos de cada país, como, por exemplo, o donuts, que ficou em 9º lugar. Nos EUA, a receita vem com cobertura açucarada, mas, aqui, claro, a pesquisa menciona donuts feitos com coberturas de brigadeiro, goiabada e até mesmo paçoca.
Entre as receitas de origem europeia mais pesquisadas desde janeiro, muitas podem ser consideradas velhas conhecidas ao redor do país, tendo em vista a forma como foram assimiladas por nossa cultura com o passar dos anos.
Nesse sentido, é possível dizer que tanto as 700 mil buscas pela receita de fricassé francês, quanto as 200 mil por nhoques italianos revelam não certa curiosidade por pratos que acabaram de se popularizar, mas a constante valorização de alimentos que, ano após ano, nunca saem do nosso paladar.