Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Receitas libanesas vegetarianas deliciosas – de homus a quibe de lentilha!

Romã, zaatar e hortelã são ingredientes-chave do menu feito por Giovanna Cury

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 jan 2021, 11h50 - Publicado em 15 jan 2021, 11h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No lugar do pão francês com manteiga, na mesa de café da família de Giovanna Cury sempre teve pão sírio com zaatar. Filha de pais de origem libanesa, a comida foi cenário para os momentos que marcaram sua infância. “Lembro da minha mãe, Silvia, fazendo bolo de madrugada para o bufê dela, e de ajudar na cozinha aos feriados com meus irmãos. Tudo girava em torno da comida”, conta.

    Publicidade
    Receber Giovanna Cury - Receitas libanesas
    Romã, zaatar e hortelã são ingredientes-chave do menu feito por Giovanna Cury. Sua origem libanesa está nas memórias de infância, nas mesas fartas em família e nos preparos ao lado da mãe. Mais tarde, virou inspiração para o trabalho de cultivo e valorização do alimento (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Mesmo tendo crescido nesse ambiente gastronômico, Giovanna não se atraiu inicialmente pela culinária, e jamais imaginaria que cozinhar seria sua principal função aos 24 anos. “Fui professora de yoga e, estudando essa filosofia que transformou minha vida há cinco anos, me tornei vegetariana, então tive que aprender a cozinhar. Mas percebi que eu já tinha isso dentro de mim. Tenho um repertório de gestos e técnicas que acumulei por essa proximidade com minha mãe”, conta.

    Publicidade
    Receber Giovanna Cury - Receitas libanesas
    (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Desse interesse inesperado logo após uma graduação em publicidade, vieram novos planos. Em Nova York, Giovanna estudou a relação entre a saúde e o alimento. “O que me interessava não era exatamente a cozinha, mas os efeitos da comida em nosso corpo”, diz ela, que criou um projeto de cultivo em uma fazenda em Serra Negra (SP), onde produz, ao lado do namorado Marcelo, produtos orgânicos que são entregues diretamente ao consumidor.

    Receber Giovanna Cury - Receitas libanesas
    Favorito de Giovanna, o charutinho leva recheio de mjadra, receita libanesa de arroz com lentilha.”Gosto muito da combinação de cores que a cúrcuma traz ao arroz, e o sabor fica mais especial com a laranja. Essa criação é resultado de uma construção de vivências e experiências que se expressam muito bem numa receita só”, diz – (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Da sua horta saem coisas pouco comuns nos supermercados, como beterrabas coloridas – que, no menu criado pela cozinheira e fotógrafa, vão parar no homus. Além da pasta, o charutinho também ganhou nova roupagem. “Estamos acostumados a vê-lo enrolado em folha de uva, porém, por que não no repolho roxo? É lindo o contraste.” Com seus preparos vigorosos e técnicas primorosas, Giovanna mostra como conhecer as particularidades de cada alimento pode ser transformador na cozinha.

    Publicidade

    Homus de beterraba amarela

    Homus de beterraba amarela
    (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Pronto em 15 minutos
    Rende 4 Porções

    1 lata de grão-de-bico cozido, escorrido e sem casca
    1 beterraba amarela grande, descascada e cortada em quatro
    Suco de 2 limões
    2 dentes de alho
    1 colher (chá) de sal
    1 colher (sopa) de melaço de cana ou de romã
    1/2 colher (chá) de cúrcuma em pó
    1/4 de xícara de tahine
    2 colheres (sopa) de azeite
    Zaatar e azeite para finalizar

    Continua após a publicidade

    Em um processador, bata o grão-de-bico até formar uma pasta bem grossa. Adicione a beterraba e continue batendo. Adicione o suco de limão, o alho, o sal, o melaço, a cúrcuma, o tahine e o azeite. Bata mais uma vez e adicione 1/2 xícara de água gelada aos poucos, ou o quanto for necessário para deixar a textura mais aveludada. Ajuste o sal e o limão. Transfira para uma tigela e finalize com zaatar e azeite.

    Tabule de painço com zaatar e romã

    Tabule de painço com zaatar e romã
    (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Pronto em 30 minutos + tempo de geladeira
    Rende 8 Porções

    1/2 xícara de painço sem casca (ou quinoa)
    1 colher (chá) de sal
    1 cebola roxa cortada em cubos pequenos
    3 tomates cortados em cubos pequenos
    3 pepinos cortados em cubos pequenos
    Polpa de 2 romãs, sem sementes
    2 maços picados de hortelã
    2 maços picados de salsinha
    1/2 xícara de azeite
    Suco de 2 limões sicilianos
    3 colheres (sopa) de melaço de cana ou de romã
    1/3 de xícara de zaatar
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    1/4 de xícara de pistaches torrados, sem casca

    Em uma panela média, leve o painço, o sal e 3 xícaras de água ao fogo médio. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos ou até os grãos ficarem macios e absorverem toda a água. Escorra, solte com um garfo e leve para resfriar na geladeira por 30 minutos. Em uma tigela, adicione o painço resfriado, a cebola, o tomate, o pepino, a romã, a hortelã e a salsinha. Misture bem. Tempere com o azeite, o suco de limão, o melaço, o zaatar, o sal e a pimenta. Se necessário, ajuste o tempero. Finalize com os pistaches torrados por cima.

    Publicidade

    Charutinho de repolho roxo com recheio de mjadra

    Charutinho de repolho roxo com recheio de mjadra
    (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Pronto em 2 horas
    Rende 24 unidades

    Continua após a publicidade

    Para o recheio
    1/2 xícara de lentilhas lavadas
    2 pitadas de sal
    2 folhas de louro
    1 colher (chá) de sementes de coentro
    1 xícara de arroz basmati integral lavado
    3 colheres (sopa) de azeite
    1 colher (chá) de cominho em pó
    1 colher (chá) de cúrcuma em pó
    1 colher (chá) de canela em pó
    1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica
    1 colher (chá) de sal
    3 colheres (sopa) de azeite
    2 cebolas grandes, cortadas em meia lua
    Para o charutinho
    Folhas de 2 pés de repolho roxo grandes
    Para o molho
    Suco de 2 laranjas
    Suco de 1 limão
    1/3 xícara de azeite
    1 colher (chá) de sal

    Prepare o recheio Em uma panela, coloque a lentilha e adicione água até cobrir. Adicione 1 pitada de sal e o louro. Leve ao fogo alto até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe a lentilha por 20 minutos ou até ficarem macias, escorra a água e reserve. Em outra panela, toste as sementes de coentro por alguns minutos até soltarem o aroma. Adicione o arroz e 1 colher (sopa) de azeite e mexa para refogar por alguns minutos. Quando o arroz estiver bem envolto no azeite, adicione 1 ¾ de xícara de água fervente, o cominho, a cúrcuma, a canela, a pimenta e o sal. Mexa uma só vez e tampe a panela. Abaixe bem o fogo e, assim que ferver, deixe cozinhar fervilhando por 40 minutos ou até o arroz estar cozido. Em uma frigideira grande em fogo baixo, esquente o restante do azeite, adicione a cebola e 1 pitada de sal. Mexa sem parar até a cebola soltar água e dourar bem por 15 minutos. Se necessário, jogue um pouco de água para raspar o fundo da panela até a cebola caramelizar. Em uma tigela, misture a lentilha, a cebola e o arroz. Reserve.

    Prepare o charutinho Em uma panela grande, leve 5 litros de água para ferver e prepare uma tigela com gelo e água fria. Leve as folhas de repolho para branquear na água fervente por 3 minutos ou até amolecer. Tire as folhas e coloque diretamente no banho de gelo para interromper o cozimento. Recheie cada folha de repolho com 2 colheres (sopa) do recheio na borda de baixo. Enrole os charutinhos dobrando primeiro as laterais e enrolando de baixo para cima. Acomode os charutinhos em uma travessa de vidro, deixando-os bem apertados.

    Publicidade

    Prepare o molho Em uma tigela, misture o suco de laranja, o suco de limão, o azeite e o sal. Despeje os ingredientes do molho sobre os charutos, como uma marinada, leve ao forno preaquecido a 200°C por 30 minutos. Sirva em seguida.

    Quibe de lentilha rosa e quinoa vermelha

    Quibe de lentilha rosa e quinoa vermelha
    (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Pronto em 1 hora e 30 minutos
    Rende 8 fatias grandes

    Continua após a publicidade

    1 batata-doce (ou inglesa) média sem casca, cortada em cubos
    2 colheres (sopa) de azeite
    1 pitada de sal
    1 cebola pequena cortada em cubos
    1/2 colher (chá) de sal
    4 colheres (chá) de pimenta síria
    1 colher (chá) de páprica defumada
    1 xícara de lentilha rosa cozida
    2 tâmaras hidratadas em água
    1 colher (sopa) de tahine
    1 xícara de quinoa vermelha cozida
    1 maço picado de hortelã
    1/3 de xícara de pinole torrado (opcional)
    Suco de 1/2 limão
    Sal e pimenta-do-reino a gosto
    4 a 6 colheres (sopa) de farinha de semente de girassol ou de amêndoas

    Em uma fôrma, adicione 1 colher (sopa) de azeite e sal, coloque a batata-doce e leve para assar em forno preaquecido a 190°C por 30 minutos ou até ficar macia. Reserve. Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher (sopa) de azeite no fogo baixo. Adicione a cebola, o sal, a pimenta síria e a páprica. Mexa bem e deixe a cebola dourar. Adicione um pouco de água aos poucos para desgrudar do fundo da panela, até a cebola caramelizar. Em um processador de alimentos, bata a lentilha rosa, a batata-doce assada, as tâmaras, o tahine e o refogado da cebola caramelizada até formar uma massa homogênea e lisa. Leve a mistura para uma tigela e adicione a quinoa vermelha cozida, distribuindo por toda a massa. Adicione a hortelã, os pinoles, o suco de limão, o sal e a pimenta. Se necessário, ajuste os temperos. Observe a textura da massa e adicione a farinha de girassol gradualmente, até obter uma textura firme e seca. Unte uma assadeira redonda ou retangular com azeite e despeje a massa do quibe de maneira uniforme. Com uma faca, faça recortes no desenho que desejar. Leve para o forno preaquecido a 190°C e asse por 30 minutos. Sirva em seguida.

    Publicidade

    Halva de pistache com flor de laranjeira

    Halva de pistache com flor de laranjeira
    (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Pronto em 30 minutos + tempo de geladeira
    Rende 24 unidades

    1/2 xícara de pistache, sem casca
    2/3 de xícara de noz
    1 xícara de tahine (250 gramas)
    1 colher (chá) de água de flor de laranjeira
    1 xícara de mel ou agave (250 gramas)
    1 pitada de flor de sal
    Botões de rosas secas para finalizar

    Em uma frigideira grande, toste os pistaches e as nozes no fogo baixo até dourar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Em uma tigela, misture o tahine, o pistache, a noz e a água de flor de laranjeira. Reserve. Em uma panela, leve o mel ao fogo médio e ferva até chegar no ponto de bala mole. Para saber se o ponto está correto, prepare um pequeno banho de água gelada. Coloque uma colher (chá) de mel. Ele deve formar uma bolinha de caramelo mole assim que for dissolvido na água. Desligue o fogo e deixe resfriar um pouco. Adicione o mel gradualmente na mistura de tahine, mexendo sempre com uma espátula. Unte uma fôrma quadrada de aproximadamente 20cm com um pouco de tahine ou com papel-manteiga. Despeje a mistura na fôrma e nivele bem com uma espátula. Decore com a flor de sal e os botões de rosas e leve à geladeira por 6 horas ou até ficar bem firme. Antes de servir, corte em quadrados pequenos.

    Continua após a publicidade

    Limonada com água de rosas

    Limonada com água de rosas
    Usada no Oriente Médio, tanto na cozinha quanto em rituais de beleza, a água de rosas é um dos produtos mais populares da região. Aqui, ela perfuma a bebida enlaçando a refrescância do limão com o aroma floral – (Giovanna Cury/CLAUDIA)

    Pronto em 10 minutos
    Rende 4 copos

    Suco e raspas de 2 limões sicilianos, sem caroço
    1/4 de xícara de mel
    2 colheres (sopa) de água de rosas
    Cubos de gelo para servir
    Botões de rosas secas para finalizar

    Em um liquidificador, bata o suco e as raspas de limão, 6 copos de água gelada, o mel e a água de rosas. Coe com uma peneira e despeje em quatro copos com gelo. Finalize com as pétalas de rosas.

    Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.