Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

5 dicas espirituais para driblar a insônia e dormir melhor

Banho de ervas, chás calmantes e cristais energéticos são grandes aliados do sono

Por Kalel Adolfo
24 jul 2023, 10h53

Ter uma boa noite de sono é essencial para regularmos o nosso senso de bem-estar. Aliás, quando não dormimos bem, o metabolismo é incapaz de realizar uma série de processos responsáveis por preservar a imunidade, restaurar as nossas energias e nos dar aquela sensação gratificante de restauração. Porém, com a rotina acelerada e caótica que levamos, não é incomum sofrermos com a insônia e outros distúrbios de sono. Pensando nisso, a espiritualista Kélida Marques indica cinco truques espirituais que, acoplados aos tratamentos médicos, podem nos ajudar a dormir muito melhor. Confira:

1. Banho de ervas

Nick Viall Abc GIF by The Bachelor - Find & Share on GIPHY

Segundo Kélida, ervas como camomila, lavanda e melissa são ótimas para deixar o nosso corpo mais relaxado e, consequentemente, trazer aquela sensação boa de sono. Aqui em CLAUDIA, nós te explicamos o passo-a-passo completo para realizar os tão amados banhos de ervas.

“Essas ervas purificam e relaxam a mente, promovendo uma sensação de tranquilidade, ideal para uma noite de sono reparadora”, explica.

Continua após a publicidade

2. Chá calmante

Sipping Afternoon Tea GIF by Ludo Studio - Find & Share on GIPHY

Antes de ir para a cama, prepare um chá de maracujá, valeriana ou erva-cidreira. Kélida nos aconselha a bebê-los lentamente, permitindo que a calma e o relaxamento tomem conta de nós. Ou seja: nada de ficar mexendo no celular ou se distrair com outras coisas enquanto consome a bebida.

Ainda segundo a especialista, esses chás possuem propriedades que ajudam na insônia. Maravilhoso, né?

Continua após a publicidade

3. Ambiente acolhedor e organizado

Um dos elementos mais importantes para uma boa noite de sono é garantir que o seu quarto seja um refúgio do estresse diário. Para isso, Kélida indica utilizar cores suaves nas paredes, manter a temperatura equilibrada e evitar a presença de aparelhos eletrônicos. “Um ambiente acolhedor e livre de distrações auxiliam o corpo, a mente e o espírito a se prepararem para a vigília”, aponta.

E, para além disso, nada de deixar o quarto bagunçado, viu? Segundo Marques, a espiritualidade explica que um ambiente caótico afeta a nossa energia, criando bloqueios e estagnações no fluxo energético. Tudo isso é refletido em nosso estado interior, desequilibrando a harmonia dos elementos naturais.

Continua após a publicidade

“Isso prejudica o sono ao gerar uma mente agitada, aumentando o estresse e dificultando a conexão com o nosso divino interior. Portanto, manter um ambiente limpo e harmonioso é importante para promover o nosso bem-estar físico, mental, emocional e espiritual”, declara.

4. Uso de cristais energéticos

Space Love GIF by Trippyogi - Find & Share on GIPHY

É possível aproveitar as propriedades energéticas dos cristais para dormir melhor. Neste caso, os mais aconselháveis são a ametista ou o quartzo rosa, que devem ser posicionados próximos à cama. “Essas pedras são conhecidas por seus efeitos relaxantes e calmantes, podendo ajudar a criar uma atmosfera propícia para o sono.”

Continua após a publicidade

Todavia, a espiritualista faz um alerta: não saia colocando qualquer cristal perto da cama. A seguir, ela lista aqueles que devem ser evitados por quem sofre com distúrbios de sono:

  • Hematita: conhecida por suas propriedades energéticas de proteção e aterramento, também pode ser bastante estimulante. Ter esse cristal próximo à cama pode causar agitação e dificultar o sono tranquilo;
  • Quartzo transparente: amplamente utilizado em muitas práticas espirituais por sua capacidade de amplificar energias. No entanto, pode levar a sonhos muito intensos ou até mesmo perturbadores, já que pode potencializar as emoções e energias presentes no ambiente;
  • Selenita: apesar de ser um cristal de purificação e conexão espiritual, também é muito poderosa, podendo levar a um excesso de energia espiritual durante o sono, resultando em uma experiência desconfortável e agitada;
  • Labradorita: famosa por suas cores deslumbrantes e efeitos de brilho. Embora seja um cristal poderoso para a intuição e proteção, também pode causar sonhos vívidos e desagradáveis;
  • Pirita: frequentemente associada à prosperidade e abundância, também é um cristal energético. Quando próximo à cama, pode causar inquietação e dificuldade para relaxar antes de dormir.

5. Medite

Yoga Thank You GIF by The Garcías - Find & Share on GIPHY

Continua após a publicidade

Kélida garante que meditar por alguns minutos antes de dormir traz benefícios grandiosos para o sono: “Concentre-se na respiração, visualize-se em um local tranquilo e repita afirmações positivas, como ‘estou em paz’ e ‘meu sono é tranquilo e restaurador’. A meditação induz o relaxamento e acalma a mente, afastando preocupações e pensamentos que possam interferir no sono.”

E, claro, meditar traz inúmeros benefícios para o nosso desenvolvimento espiritual. “A prática proporciona um espaço para o indivíduo se conectar consigo em um nível profundo, permitindo que ele explore suas crenças, valores e propósito de vida. Aliás, essa conexão interior é essencial para o desenvolvimento espiritual. Além disso, através da meditação, é possível expandir a consciência e alcançar estados de maior clareza mental e percepção”, conclui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.