Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Receitas doces e salgadas para um brunch completo em casa

Fazer uma pausa da correria e aproveitar uma refeição sem pressa é a melhor saída para quem anda atolada com a rotina; confira receitas para se reenergizar

Por Marina Marques Atualizado em 30 mar 2021, 09h58 - Publicado em 19 fev 2021, 11h00

Um domingo preguiçoso, umas horinhas a mais na cama e surge o dilema: é tarde demais para o café da manhã e cedo para o almoço. Nesses momentos, o brunch é a pedida perfeita – um híbrido das duas refeições que oferece a calmaria para continuar o dia de folga sem stress.

A publicitária e fotógrafa Amanda Francelino adora fazer essas pausas após semanas corridas e, para aproveitar ao máximo, capricha em pratos que exaltem o sabor e a variedade das frutas e legumes. A complexidade do rabanete, por exemplo, sempre a instigou.

“Ele tem um quê de adocicado e é picante ao mesmo tempo. É uma hortaliça que esteve presente durante a minha infância. Meu pai, José, amava. Quando como, lembro dele”, revela a paulistana. A nostalgia a levou a criar toasts explorando o sabor desse ingrediente tão particular.

Receber Brunch - Amanda Francelino
Com mais tempo em casa durante o isolamento social, Amanda aproveitou para aprimorar o talento para a fotografia, mantendo sempre a câmera ao seu lado durante as refeições. Em @estudiocurcuma, ela reúne seus registros de encher os olhos. Foto Amanda Francelino/CLAUDIA

A relação de Amanda com a comida mudou radicalmente há cerca de cinco anos, quando viu na reeducação alimentar uma oportunidade de se sentir melhor consigo mesma, deixando para trás um quadro de obesidade. “Mudei totalmente meu paladar. Troquei os ultraprocessados por comidas mais leves. Hoje, vou para a cozinha por amor, e não obrigação”, conta.

A cúrcuma é uma de suas grandes paixões e dá nome ao estúdio de fotografia que Amanda mantém, em São Paulo. “Para mim, é um alimento que carrega raiz histórica. Com a fotografia, aprendi que cada ingrediente escolhido para uma receita conta uma parte da história de quem está cozinhando. Os pratos conectam as pessoas e gerações, seja na hora de criá-los ou depois, na mesa, com todos reunidos”, fala.

Receber Brunch - Amanda Francelino
Amanda Francelino/CLAUDIA

Amanda não abre mão de pão no dia a dia. Melhor ainda se ela mesma puder prepará-lo. O contato das mãos com o alimento remete à infância na cozinha da mãe, Maria. Como a canela é um dos ingredientes favoritos da fotógrafa, os rolinhos, que não demandam muita técnica, são figurinha carimbada em sua casa – e deixam tudo perfumado quando saem do forno.

Confira as receitas de Amanda Francelino para um delicioso brunch:

Infusão de cúrcuma

Infusão de cúrcuma - Receber Brunch
Servido gelado, o refresco de cúrcuma é ótimo acompanhamento para as especialidades de um brunch – Amanda Francelino/CLAUDIA

Pronto em 10 minutos
Rende 3 copos

300 mililitros de água quente
1 colher (sopa) de cúrcuma
Gelo e rodelas de laranja para finalizar

Em uma jarra, adicione a água e a cúrcuma e deixe infusionar por 8 minutos. Espere esfriar e leve à geladeira. Ao servir, adicione o gelo e as rodelas de laranja.

Ceviche de manga

Ceviche de manga - Receber Brunch
Amanda Francelino/CLAUDIA

Pronto em 10 minutos
Rende 6 Porções

1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 manga tommy cortada em cubos
1 pimenta dedo-de-moça picada
Suco de 1/2 limão
3 colheres (sopa) de azeite
Coentro, gengibre e sal a gosto
Fatias de cebola roxa para finalizar

Em um bowl, adicione os pimentões, a manga e a pimenta. Tempere com o suco do limão e o azeite. Misture bem. Finalize com coentro, gengibre, sal e a cebola roxa.

Rolinho de canela com calda de laranja e noz-pecã

Rolinho de canela com calda de laranja e noz-pecã - Receber brunch
Amanda Francelino/CLAUDIA

Pronto em 2 horas
Rende 8 bolinhos

Continua após a publicidade

Para a massa
2 ½ colheres (sopa) de fermento biológico seco
1 xícara de leite morno
4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
2/3 de xícara de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
1 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de canela
Para a calda
3 colheres (sopa) de açúcar
Suco de 1/2 laranja
3 colheres (sopa) de noz-pecã

Prepare a massa Dissolva o fermento no leite morno. Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e acrescente aos poucos metade da manteiga, os ovos e o sal. Adicione o leite lentamente, misturando com a farinha. Quando a massa estiver mais firme, transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove até formar uma massa lisa. Coloque em uma forma untada com manteiga, cubra com um pano e deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente. Com um rolo, abra a massa em formato retangular. Com uma espátula, passe o restante da manteiga na massa e cubra com açúcar mascavo e canela. Enrole a massa, como um rocambole, e corte em pedaços de cerca de 3 dedos de espessura. Forre uma forma com papel manteiga, posicione os rolos lado a lado e leve ao forno preaquecido a 180°C por meia hora.

Prepare a calda Em uma panela em fogo baixo, adicione o açúcar e o suco de laranja e deixe reduzir até obter um aspecto de calda caramelizada. Espere amornar e espalhe a calda por cima dos rolinhos assados. Finalize com a noz-pecã.

Geleia de pera salgada

Geleia de pera salgada - Receber Brunch
Curinga na cozinha, a geleia de pera dá mais complexidade a pratos simples – desde uma carne assada até ao recheio de um croissant, no caso de um brunch primoroso. Foto Amanda Francelino/CLAUDIA

Pronto em 20 minutos
Rende 1 pote de 300 gramas

1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas grandes cortadas em tiras
3 peras médias cortadas em fatias
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Em uma panela com manteiga e azeite, refogue a cebola até dourar. Adicione a pera e cozinhe até ficar macia e dourada. Junte o restante dos ingredientes em
fogo baixo e deixe reduzir e engrossar, mexendo de vez em quando. Sirva com croissant, torrada, pão ou como preferir.

Toast de queijo de cabra, rabanete e broto de cenoura

Toast de queijo de cabra, rabanete e broto de cenoura - Receber Brunch
Na toast, o queijo de cabra pode ser substituído por outro tipo mais fresco, como a mussarela de búfala. Foto Amanda Francelino/CLAUDIA

Pronto em 15 minutos
Rende 10 Porções

1 pão rústico, cortado diagonalmente em fatias de meia polegada de espessura
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
150 gramas de queijo de cabra fresco em temperatura ambiente em fatias
1 ½ xícara de rabanetes cortados em fatias finas
Brotos de sua preferência para finalizar
Sal marinho grosso e pimenta-do-reino a gosto

Em uma frigideira preaquecida, toste as fatias de pão até ficarem crocantes dos dois lados. Disponha as fatias em uma travessa e regue-as com 2 colheres do azeite. Coloque por cima as fatias de queijo e de rabanete. Acrescente os brotos e salpique o sal e a pimenta. Finalize regando as fatias com o restante do azeite.

Pêssegos assados com iogurte, blueberry e granola

Pêssegos assados com iogurte, blueberry e granola - Receber Brunch
“O pêssego assado permite inúmeras combinações. Você pode prepará-lo como acompanhamento doce ou numa farofa salgada com oleaginosas e sementes”, sugere Amanda, que adora experimentar formas variadas de consumir frutas. Foto Amanda Francelino/CLAUDIA

Pronto em 10 minutos
Rende 3 porções

5 pêssegos maduros cortados ao meio, sem caroço
3 colheres (sopa) de mel
Canela a gosto
500 mililitros de iogurte natural
100 gramas de mirtilo
1 xícara de granola orgânica

Em uma forma, disponha os pêssegos, regue com 2 colheres do mel e salpique a canela. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 20 minutos ou até amolecer. Espere amornar e distribua os pêssegos entre três tigelas. Acrescente o iogurte, o mirtilo e a granola. Finalize com o restante do mel e sirva.

Leia também:

  • O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

    Continua após a publicidade
    Publicidade