Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Ana Claudia Paixão

A jornalista Ana Claudia Paixão (@anaclaudia.paixao21) fala de filmes, séries e histórias de Hollywood
Continua após publicidade

5 séries e filmes com a fórmula “quem matou?”

Aproveitando a dica de “Veja Como Eles Correm”, separei mais produções que desafiam a detetive em você

Por Ana Claudia Paixão
30 dez 2022, 10h00

O recém-lançado filme Veja Como Eles Correm, que mescla suspense e comédia, começa com a reclamação da exaustão do gênero de suspense o exagero do velho “quem matou?”(whodunit). Leia aqui a resenha completa do filme.

Embora a história se passe nos anos 1950, poderia muito bem estar se referindo a 2022. Afinal, o que mais tivemos foram comédias e dramas que giram ao redor de um assassinato e a “nossa” investigação para achar o culpado.

Mesmo se repetindo em tantas produções, a temática ainda é favorita de muita gente – daí o sucesso! Você é daqueles que amam brincar de detetive? Então aqui vão minhas cinco sugestões do gênero:

The White Lotus

The White Lotus: os personagens da segunda temporada.
The White Lotus (| Foto: HBO/Divulgação)

A série The White Lotus, de Mike White, fez bem em só ser disponibilizada pela HBO no final de 2022: é o conteúdo mais popular e unânime do ano. A primeira temporada já trazia um crime, mas foi a segunda que colocou o mistério como principal motivação para descobrirmos a vítima… justamente quem menos queríamos que fosse. Genial, divertida e abertamente inspirada em Agatha Christie. Obrigatória na lista.

Glass Onion: A Knives Out Mistery

Elenco de 'Knives Out 2'.
Elenco de ‘Knives Out 2’. (Netflix/Divulgação)

Faço parte dos pouquíssimos que não apreciaram nem o primeiro Knives Out, nem o segundo. Em geral, tramas inspiradas na Rainha do Crime demandam exageros, mas aqui falta química e justamente no detetive vivido por Daniel Craig: Benoit Blanc. Diverte, mas não é isso tudo que estão falando. Dito isso, se quiser conferir, o filme está disponível na Netflix. Os fãs consideram a continuação melhor que o original.

The Afterparty

The Afterparty
The Afterparty (| Foto: Divulgação/Divulgação)

O mais brilhante de todas as revisitações do gênero, The Afterparty é uma série de 2022 escondida na Apple TV+. É hilária, é original, é surpreendente e o melhor, é o início de uma franquia. O crime é recontado na primeira pessoa – em cada episódio – pelas testemunhas, mas uma delas é o/a assassino/a. Se estiver atento, dá para pescar as incongruências de cada depoimento e decifrar quem matou, mas mesmo que consiga acertar (como eu) nada impede de embarcar com todo coração até o fim. Sou muito fã da série, a melhor de 2022 para mim.

Veja Como Eles Correm

Veja Como Eles Correm
Veja Como Eles Correm (| Foto: Divulgação/Divulgação)

O longa abertamente voltado para o universo de Agatha Christie tem o desafio de superar os limites do tempo para os contos da autora. Refilmagens de Assassinato no Expresso Oriente e Morte no Nilo, com Kenneth Branagh no papel de Hercule Poirot, não despertam a mesma curiosidade na geração mais nova, nem traz elementos novos para quem conhece as histórias. Mas Veja Como Eles Correm, disponível na Star+, consegue trazer surpresas para uma história que está em cartaz há 70 anos em Londres: A Ratoeira.

Continua após a publicidade

A história da peça é inspirada em fatos reais e o roteiro usa pessoas reais – Richard AttemboroughAgatha Christie e outros – para brincar com metalinguagem e cutucar os imitadores. Extremamente divertido e inteligente, superior à Glass Onion, uma pérola de 2022.

Only Murders in the Building

Only Murders in the Building
Only Murders in the Building (| Foto: Star+/Divulgação)

Outra série sensacional que está na Star+, Only Murders in the Building é em sua essência “quem matou”, com muitas reviravoltas e revelações. Atualizam a obsessão atual com true crimes, os exageros e diversões dos clássicos de suspense. É nada menos do que genial, também com roteiros de extrema inteligência e inovação. Nunca poderia ficar fora da lista.

E claro, vale citar que Enola Holmes, da Netflix, também usa o gênero, por isso vale conferir – caso ainda tenha tempo. Aproveite para exercitar as células cinzentas!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.