Está na menopausa? Então responda à nossa pesquisa!
Ajude a desmistificar a menopausa participando do questionário que elaboramos em parceria com Veja Saúde
A menopausa é cercada de mitos, estigmas e desinformação. Para enfrentar esse problema, CLAUDIA está promovendo, em parceria com Veja Saúde, uma pesquisa com o intuito de desmistificar e esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Mulheres na perimenopausa, menopausa ou um ano após a menopausa podem participar. Clique aqui para responder ao questionário e fazer parte de um esforço que visa enfatizar as possibilidades dessa fase da vida.
O que é a menopausa?
A menopausa marca o fim da vida reprodutiva da mulher e é confirmada pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos. Ela ocorre quando os ovários deixam de funcionar e a produção de esteroides e peptídeo hormonal diminui.
A transição do período reprodutivo e não reprodutivo é chamada de climatério, que pode ser dividido em tem três fases: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.
A perimenopausa é a passagem da fase reprodutiva para a menopausa, com alterações hormonais significativas, trazendo a possibilidade de ciclos menstruais irregulares.
A menopausa, por sua vez, marca o fim completo da ovulação; enquanto a pós-menopausa ocorre depois de 12 meses sem menstruação, trazendo mudanças como a diminuição dos níveis de estrogênio e, consequentemente, impactos para a saúde dos ossos.
As mulheres geralmente vivenciam a última menstruação entre 45 e 55 anos, mas isso pode demorar mais ou menos a depender do organismo. Quando ocorre antes, recebe o nome de menopausa precoce.
Quais são os sintomas da Menopausa?
Os sintomas da menopausa variam conforme a pessoa, mas estes são alguns deles:
- Ondas de calor ou fogachos
- Dificuldade para dormir
- Secura vaginal
- Queda de cabelo
- Incontinência urinária
- Pele seca
- Redução da libido
- Esquecimento
- Ansiedade
- Mudanças de humor
Por que a menopausa não é sinônimo de velhice?
Embora o Estatuto do Idoso defina que pessoas com 60 anos ou mais são consideradas idosas, as mulheres em menopausa frequentemente são incluídas nesse grupo, mesmo tendo entre 45 e 55 anos, como citamos.
No entanto, as mulheres que passam pelo período muitas vezes enfrentam estigmas associados à velhice. O preconceito pode contribuir para a perpetuação de outros tantos e dificultar o diagnóstico para mulheres mais jovens que enfrentam a menopausa precoce.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.