Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

As adaptações do rastreamento de câncer de mama durante a pandemia

Nas cidades que estiverem em uma fase adequada, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia em pacientes assintomáticas

Por Ana Carolina Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 jul 2020, 17h32 - Publicado em 29 jul 2020, 09h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cada minuto na vida de uma pessoa com tumor interfere diretamente no resultado do seu tratamento. Sendo assim, o diagnóstico precoce se torna uma das principais armas para a recuperação do paciente oncológico. Com a mamografia, o câncer de mama pode ser descoberto bem no início, proporcionando uma diminuição drástica nos índices de mortalidade.

    Publicidade

    O fato de estarmos em uma pandemia fez com que o rastreamento de câncer de mama nos hospitais e unidades de saúde fosse interrompido, mas, com a flexibilização das medidas de isolamento social em algumas regiões do país, o exame de mamografia para mulheres assintomáticas com mais de 40 anos, idade sugerida pelas diretrizes internacionais, pode ser agendado.

    Publicidade

    Segundo a Dra. Paula Saab, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, o retorno do rastreamento, acompanhado das medidas de segurança, é necessário. “Não existe hora para isso terminar, por isso, mesmo nesse cenário, as mulheres precisam se atentar à própria saúde como um todo, até porque o câncer de mama sem tratamento é o que tem a maior letalidade. Seguindo as recomendações sanitárias, é possível fazer seu acompanhamento médico com segurança”, aponta a especialista.

    A organização também explica que, com o retorno do rastreamento, as pacientes que tiveram alguma anomalia apontada nos exames de rastreamento serão contatadas para dar continuidade ao diagnóstico. De acordo com a Dra. Paula, durante a pandemia, houve uma diminuição de 70% de cirurgias e 50% de consultas. Para quem não chegou a fazer o rastreamento meses antes do isolamento, ao notar qualquer mudança na mama, é de extrema importância a procura por atendimento médico na unidade de saúde mais próxima à residência.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Outra ferramenta importante na percepção do nódulo nas mamas é o autoexame. Porém, o método não se iguala à mamografia, já que normalmente os nódulos maiores que são sentidos, enquanto que no rastreamento o tumor é encontrado em uma fase inicial. “A taxa de cobertura de mamografia no Brasil é de 24%, segundo um estudo nacional. Por isso, nesse cenário de pandemia, o autoexame tem mais importância, sim. A partir de 20 anos, ele pode ser feito todo mês, após 7 ou 8 dias da menstruação. Já para quem não menstrua, basta escolher uma data fixa para ser repetida mensalmente também”, aconselha.

    Sobre o retorno dos tratamentos pelo Sistema Único de Saúde, a médica relata que o cenário é delicado. “Não vemos um planejamento para essa retomada e as filas estão aumentando. O ideal é que a pessoa faça o tratamento sem dificuldades, mas, se essa não for a realidade, é importante cobrar pelo serviço na unidade e procurar ajuda de ONGs que sejam referências na sua região”, alerta a profissional.

    Publicidade

    A Sociedade Brasileira de Mastologia ressalta que os exames e acompanhamentos do rastreamento devam retornar de acordo com a fase de cada cidade. “É importante ressaltar que pela heterogeneidade da situação da pandemia por Covid-19 no Brasil, não é possível adotar uma recomendação única a esse respeito. É recomendável que ao considerar o retorno das ações de rastreamento os gestores de saúde levem em conta indicadores locais”, apontam em nota.

    Continua após a publicidade

    Confira quais são as recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA):

    Publicidade

    Conversando sobre notícias ruins com as crianças

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.