Príncipe Harry e Meghan Markle se casam na Inglaterra

Cerimônia aconteceu na manhã deste sábado (19)

O casamento de Meghan Markle e o príncipe Harry aconteceu neste sábado (19), na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, que fica a 30 km de Londres. O noivo chegou acompanhado do irmão, William, seu padrinho. Harry manteve a barba ruiva e optou por traje militar. Kate estava no carro com os pajens e daminhas, incluindo os filhos Charlotte e GeorgeA esposa de William já havia desfilado o look Alexander McQueen em outras duas ocasiões

Marcado para o meio-dia da Inglaterra, 8h de Brasília, começou com apenas minutos de atraso. O vestido de noiva de Meghan, que pela tradição é pago pela noiva, é da grife Givenchy e foi assinado por Clare Keller. Especula-se que o valor chegue a 100 mil libras. Sobre a tiara, contrariando as expectativas de que usaria uma de sua sogra, Diana, ela optou por um adereço feito para a rainha Mary em 1932. O diamante central do acessório foi dado à monarca em 1893.

Ao entrar no local da cerimônia, caminhou sozinha, depois, juntou-se ao sogro, o príncipe Charles. O pai de Meghan não compareceu ao casamento, alegando motivos de saúde. Perto do altar, Charles se retirou e Meghan foi sozinha até ser recebida por Harry.

Em um momento emocionante, Lady Jane Fellowes, a irmã mais velha da princesa Diana, foi chamada ao púlpito para ler uma bela passagem da Bíblia. Foi uma das maneiras que Harry encontrou de ter a mãe presente no dia de seu casamento.

Além de Justin Welby, chefe espiritual da religião anglicana, que conduziu a troca de votos do casal, houve um pronunciamento do reverendo norte-americano Michael Bruce Curry. Negro, ele citou o ativista Mather Luther King, assassinado em 1968: “Devemos descobrir o poder do amor, o poder salvador do amor. E quando o fizermos, seremos capazes de transformar este mundo velho em um novo mundo. O amor é o único caminho”.

Leia também: 6 vezes em que Meghan ousou na cerimônia

O jovem Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, se apresentou enquanto Harry e Meghan assinavam o registro de casamento em uma área reservada, acompanhados de Charles e da mãe da noiva, Doria RaGland, que usou um discreto modelo Oscar de La Renta. A própria noiva telefonou para o músico convidando-o para tocar na cerimônia. O violoncelista . foi o primeiro negro a ganhar o prêmio de Jovem Músico da BBC. Na hora do hino do país, “God Save the Queen” (Deus salve a rainha), a atriz também cantou. Em outro momento emocionante da cerimônia, Karen Gibson e o grupo gospel The Kingdom Choir, formado apenas por negros, cantaram “Stand by me”.

Após a cerimônia, na porta da capela, o casal deu o primeiro beijo oficialmente como marido e esposa.

Depois, saíram em uma carruagem em cortejo pelo vilarejo de Windsor, antes de seguir para o almoço oferecido pela rainha, avó do príncipe, e para a festa, mais à noite, bancada pelo príncipe Charles. Harry escolheu uma carruagem Ascot Landau, modelo aparentemente simples comparado ao usado por seu irmão, William, com Kate Middleton, em 2011.

Veja fotos do casamento real:

 (Owen Humphreys/PA Wire/Reprodução)

 (Dominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images)

Leia também: A evolução dos vestidos de noiva da Família Real