Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chef do SHUK ensina duas receitas típicas das ruas do Oriente Médio

A chef Suzana Goldfarb, que marca presença no evento CASA Clã, ensina o passo a passo para fazer zahav e labneh

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 mar 2023, 07h33

O restaurante SHUK Falafel & Kebab marca presença na Casa Clã, evento realizado em uma parceria inédita das marcas CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica, e que acontece entre os dias 8 e 11 de março. E para você que não vai conseguir passar pelo espaço – ou que provou por lá e gostaria de reproduzir em casa – trouxemos duas receitas típicas das ruas do Oriente Médio que são destaque no evento.

O casal Suzana Goldfarb, cozinheira, e Mauro Brosso, historiador, está por trás das criações do Shuk, restaurante paulistano localizado no bairro de Pinheiros e que é especializado em comida de rua do Oriente Médio – ela é judia e ele é descendente de sírios. No evento, eles preparam algumas de suas especialidades para um animado coquetel oferecido aos convidados.

O casal Suzana e Mauro, do Shuk Falafel e Kebab
O casal Suzana, cozinheira, e Mauro, historiador, está por trás das criações do Shuk. Ela é judia e ele é descendente de sírios (Foto: @shukfalafel/Instagram/Reprodução)

“O zahav é um prato superversátil, vegano, cheio de sabor e cor! É perfeito para um happy hour, entrada ou acompanhamento”, explica Suzana sobre o prato típico, que em hebraico significa “ouro”. “O nome vem por cor conta do açafrão na massa do empanamento, e os buquês de couve-flor parecem mesmo pepitas de ouro”, completa a chef.

Já o labneh é um dos queijos mais antigos do mundo e bastante popular nas mesas do Oriente Médio. “É uma coalhada seca um pouco mais cremosa, deliciosa e saudável. Vai bem na salada, nas entradinhas, com pão, puro, do jeito que você quiser!”, aconselha a chef.

Abaixo, Suzana e Mauro ensinam essas duas receitas irresistíveis do SHUK. Confira:

Continua após a publicidade

Zahav (couve-flor empanada com especiarias e molho tahine)

Receita de zahav, do restaurante Shuk
O zahav leva couve-flor empanada com especiarias e molho tahine (Foto: Shuk/Divulgação)

Rendimento: 2 pessoas
Tempo de preparo:

Ingredientes
Para a couve-flor
150g de couve-flor cortada em pequenos buquês
150g de farinha de trigo peneirada
250g de água
10g de sal
4g de açafrão
Cominho moído a gosto
Páprica defumada em pó a gosto
Sumac a gosto
Salsinha a gosto
Para o molho tahine
200g de tahine (o mais claro e menos torrado possível)
70g de suco de limão-siciliano
190g de água gelada
1 dente de alho
5g de sal

Continua após a publicidade

Modo de preparo

Prepare a couve-flor: Misture e bata com a ajuda de um fouet a água, farinha de trigo peneirada, sal e o açafrão em pó até virar uma massa uniforme. Empane 150g de couve-flor crua nessa massa e frite por imersão a 180°C até ficar douradinha e crocante. Prepare o molho tahine: Bata em um processador ou liquidificador o suco de limão e o alho. Acrescente o tahine, sal e a água gelada. Bata novamente até virar um molho liso e homogêneo. Montagem: Organize os buquês da couve-flor empanada no prato que irá servir. Com ajuda de uma bisnaga ou colher de sopa, espalhe o molho tahine formando um jogo da velha. Polvilhe cominho moído (se conseguir moer na hora, faz toda a diferença), sumac e páprica defumada em pó a seu gosto. Finalize com bastante salsinha picada e sirva imediatamente.

Labneh

Receita de labneh, do restaurante Shuk
O labneh é uma coalhada seca de textura cremosa (Foto: Shuk/Divulgação)

Rendimento: 1 quilo
Tempo de preparo: 1 hora + tempo de descanso

Ingredientes
2,5 litros de leite fresco integral
100g de iogurte integral
16g de sal

Modo de preparo

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo médio até atingir 90 graus (controlar com termômetro), quando atingir essa temperatura, desligar e deixar esfriar até chegar em 45 graus. Desligue o fogo e adicione o iogurte, mexa bem com a ajuda de um fouet, coloque em um recipiente esterilizado, tampe bem e condicione em temperatura ambiente por 24 horas. Após 24 horas, retire o leite que estará com aspecto de iogurte (mais firme) e coloque para drenar em um chinoy de trama fina ou, caso não tenha, com a ajuda de um pano limpo ou perflex apoiado em um coador de café por 12 horas. Vá descartando o soro nesse período. Depois das 12 horas, a coalhada estará pronta. Adicione o sal e misture bem para incorporar. Você pode servir com azeite de boa qualidade e zaatar.

Como participar da CASA Clã

Para participar das atividades, é necessário preencher os formulários a seguir: dia 09, para dia 10 e para dia 11 de março. A Casa Clã acontecerá de 8 a 11 de março na Casa Higienópolis, em São Paulo, e é uma iniciativa das nossas grandes vozes femininas da Editora Abril: CLAUDIA, Boa Forma, Bebê.com e Elástica.

A Casa Clã conta com patrocínio de MSD e Buscofem, e apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, Sculptra, ANK Jewellery, LinkedIn e Senac.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by CLAUDIA (@claudiaonline)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.