PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O São Paulo Food Film Fest conta com mais de 40 filmes de 15 países

O primeiro festival de cinema e gastronomia chega na cidade para celebrar o Mês da Alimentação

Por Sarah Catherine Seles
6 out 2022, 08h11
O ator João Miguel atuando no filme "Estômago".
O ator João Miguel atuando no filme "Estômago". (Filme "Estômago"/Divulgação)
Continua após publicidade

A partir do dia 06 de outubro acontecerá o primeiro São Paulo Food Film Fest, que marca o Mês da Alimentação. A celebração foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com o objetivo de envolver os governos e a população na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

“Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, conta Daniela Guariba. “Um Festival para comer com os olhos e também alimentar a alma. Afinal, comida é cultura!”, complementa André Henrique Graziano, um dos idealizadores do evento.

Cena do filme
Cena do filme “Festa de Babette”. (Divulgação/Divulgação)

Entre os dias 06 e 12 de outubro, o público poderá se emocionar e deliciar com mais de 40 filmes de 15 diferentes países, clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, cultura e aos sistemas agroalimentares. Os filmes serão exibidos de forma híbrida e gratuita em São Paulo (Espaço Itaú Augusta – Anexo e Cinemateca Brasileira) ao longo da jornada, os espectadores terão a oportunidade de participar de ciclos de debates, além de degustações de pratos inesquecíveis do cinema após algumas das exibições presenciais.

Já o público de casa poderá assistir os filmes através da plataforma oficial Belas Artes à La CarteCompletam a programação do evento algumas oficinas para o público infantil que será convidado a colocar a mão na massa e a entender como funcionam animações em stop motion.

O Festival

O evento comemora os 35 anos do filme A Festa de Babette, baseado na obra de Isak Dinesen, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988. O clássico se passa numa remota aldeia Dinamarquesa, dominada por uma tradição puritana, onde duas irmãs solteiras recordam com nostalgia da sua juventude. A chegada de Babette de Paris, fugindo ao terror da repressão à Comuna de Paris, mudará as suas vidas. Acolhida como empregada, anos depois, Babette ganha uma fortuna numa loteria e tem a oportunidade de corresponder à bondade e calor humano com que foi recebida, organizando uma opulenta festa com os melhores pratos e vinhos da gastronomia francesa. Sem dúvida, a obra é de encher os olhos, salivar a boca e aquecer o coração.

Continua após a publicidade
Cena do filme
Cena do filme “Festa de Babette”. (Divulgação/Divulgação)

Porém, não é só de Europa que este Festival está recheado. A curadoria vai além e traz desde títulos japoneses, como o inusitado Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete, de Jûzô Itami, até o marroquino Adam, de Maryam Touzani. No primeiro, uma comédia japonesa cult, Tampopo é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do lámen – tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga, ela é orientada por Goro, um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto. Já o segundo, uma sensível trama que se desenrola no Marrocos, deixa emergir, além de uma atmosfera cheia de aromas de pães e doces maravilhosos, o drama das mulheres e o machismo estrutural da sociedade marroquina.

Cena do filme
Cena do filme “Tampopo”, em cartaz no festival. (Divulgação/Divulgação)

A programação ainda traz obras temáticas como Os Cervejeiros da Vez, de Aaron Hosé, Brewmance: Amor pela Cerveja, de Christo Brock, Os Caçadores de Trufas, de Michael DweckGregory Kershaw, O Nascimento do Saquê, de Erik Shirai, Pão: O Milagre de Cada Dia, de Harald Friedl, entre outros.

Continua após a publicidade

Muitos filmes nacionais também foram selecionados para a mostra. Entre eles está Antes do Prato, de Carol Quintanilha, que fará a sua première em São Paulo, no Festival. Através de uma realização do Greenpeace Brasil, o documentário vai a três regiões do Brasil e mostra uma mobilização social potente e diversa para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população.

Cartaz do filme
Cartaz do filme “Antes do Prato”, em exibição no festival. (Filme "Antes do Prato"/Divulgação)

Outro título que fará sua estreia nas telonas é o A Terra e o Prato, de João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles. Com acesso aos melhores chefs do mundo, o filme revela como algumas das mais proeminentes figuras da gastronomia pensam a respeito das mudanças na indústria alimentar – incluindo seu território, suas diferentes culturas, sua criatividade e a forma como moldam sua relação com a natureza e a sustentabilidade.

Títulos como Estômago, que aborda a um só tempo, criatividade na cozinha e o pernicioso sistema carcerário brasileiro, até documentários como A Grande Ceia Quilombola, que retrata uma cultura repleta de saberes, que nutre respeito ao alimento e onde a comida tem um papel fundamental de coesão social, também farão parte da programação.

Continua após a publicidade

Os ciclos de debate

Neste momento em que a fome volta assolar o país, atingindo 33,1 milhões de pessoas, como demonstram os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil de 2022, os idealizadores do Festival apostam em alguns títulos com temas controversos, que visam pôr em pauta assuntos urgentes para discussão.

Filme
Filme “Quentura” está em exibição na São Paulo Food Film. (Filme "Quentura"/Divulgação)

Os filmes Agricultura Tamanho Família; À Procura de Mulheres Chefs (The Goddesses of Food); Quentura e A Grande Ceia Quilombola; Uma História de Desperdício (Wasted! A Story of Food Waste) e Cooperativa Park Slope (Food Coop), serão exibidos online e sucedidos de mesas com convidados para debates de temas relevantes como Agricultura e Fome, Gênero na Cozinha, Comida Ancestral, Produção e Desperdício, Consumo Consciente e Economia Solidária.

O São Paulo Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem a apresentação do Grupo Carrefour Brasil e apoio da Ticket, uma marca Edenred e Consigaz. É uma produção da Química Cultural. A realização é da DOC e Outras Coisas, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Continua após a publicidade

As exibições acontecem de de 06 a 12 de outubro nas salas Espaço Itaú de Cinema (R. Augusta, 1470). E os filmes também serão exibidos online através da plataforma Belas Artes à La Carte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.