Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dia das Mães: como escolher ou montar um arranjo de flores

Florista e empreendedora Francine Arruda compartilha dicas para acertar na escolha do arranjo

Por Sarah Brito
Atualizado em 7 Maio 2024, 16h12 - Publicado em 7 Maio 2024, 16h01

Simbolizando a beleza da maternidade em um gesto de carinho e amor, um arranjo de flores é um presente capaz de transmitir sentimentos e significados únicos neste Dia das Mães. Além de enfeitar a casa e trazer aquela sensação de alegria, a verdade é que as espécies também são carregadas de significados. Aqui, você aprende mais sobre eles para escolher ou montar um!

Para Francine Arruda, florista e empreendedora especialista em arranjos florais, essa data pode ser a oportunidade perfeita para quem procura atribuir um presente único para sua figura materna.

Com opções que podem incluir desde flores únicas com significados especiais, até mesmo arranjos de longa duração para um presente ainda mais especial, o que dita é a sua imaginação e bom gosto – e alguns truques básicos, claro. 

Os significados das flores

Segundo Francine, presentear alguém com flores pode indicar simbologias que agregam ainda mais em celebrações. Ela explica que algumas espécies possuem significados próprios, com dedicatórias únicas que poderão transmitir mensagens e energias mais específicas para quem irá receber o arranjo. 

Dia das Mães: Aprenda como escolher ou montar um arranjo para presentear
Descubra qual são os principais significados por trás de cada espécie de flores (Instagram @petricorartedecor/Reprodução)

“As rosas vermelhas, por exemplo, representam o amor apaixonado, desejo e romance, que tradicionalmente é associado à declarações de Dia dos Namorados. Já os girassois simbolizam a alegria, vitalidade e prosperidade, e são uma ótima escolha para celebrar amizades e coleguismos”, exemplifica.

Dia das Mães: Aprenda como escolher ou montar um arranjo para presentear
Com significados diversos, algumas espécies são escolhas perfeitas para esse Dia das Mães; Confira em quais apostar (Instagram @petricorartedecor/Reprodução)

“As espécies mais procuradas no Dia das Mães certamente são os lírios, as rosas, as peônias, tulipas e até mesmo as orquídeas artificiais de alta qualidade. Os lírios, por exemplo, oferecem uma elegância duradoura, simbolizando a pureza e renovação do lar. Já as peônias adicionam um toque de delicadeza e sofisticação ao arranjo, perfeito para quem gosta de expandir esses sentimentos pela residência. E, por fim as tulipas, principalmente as que possuem cores vibrantes, exaltam a alegria e a felicidade”, conta a florista.

Dia das Mães: Aprenda como escolher ou montar um arranjo para presentear
Peônias, tulipas e rosas são algumas das espécies com significados apropriados para o Dia das Mães (Instagram @amandacarvalho.atelie/Reprodução)

Quais flores evitar no arranjo?

Assim como existem flores ideais para presentes em datas comemorativas, como o Dia das Mães, existem também opções que podem trazer significados desconexos com a ocasião.

“Para a de Dia das Mães, é importante evitar flores que possam transmitir mensagens negativas ou que estão associadas a ocasiões de tristeza. O lírio roxo ou preto e o crisântemo branco, por exemplo, são flores tradicionalmente usadas em ocasiões de luto e devem ser evitadas como presentes”, explica a florista.

Dia das Mães: Aprenda como escolher ou montar um arranjo para presentear
Lírio roxo, associado ao luto, deve ser evitado em arranjos de flores em comemorações (Instagram @atelierclementtina/Reprodução)

Combinações de flores para o seu arranjo

Para montar um arranjo que seja a cara da sua mãe, Francine explica que algumas combinações são infalíveis para atribuir elegância, sofisticação e carinho. Mas não é só o significado que dita a escolha, certo? Também é preciso considerar o vaso certo. 

Continua após a publicidade

“Vasos altos com bocas largas ornam perfeitamente com magnólias grandes e hortênsias menores, especialmente as de cores brancas, pois irão contrastar com as folhas, que possuem tons fortes. Essa combinação pode significar contraste, e transmite gratidão pela presença constante e pelo apoio incondicional da mãe, além de expressar a beleza e energizar a conexão familiar”, indica Francine.

Já em uma segunda combinação, ela indica que apostar em clássicos pode ser uma boa pedida para mães que amam visuais tradicionais e românticos.

Dia das Mães: Aprenda como escolher ou montar um arranjo para presentear
Rosas claras em vasos redondos são opções para mães clássicas (Instagram @loja_saran/Reprodução)

“Vasos redondos indicam o tradicional – aqueles semelhantes à peças de aquário, em cerâmica ou vidro – e podem ser facilmente combinados com rosas pequenas com botões, hortênsias médias e tulipas sobressaindo ao redor. Nesta combinação, usar tons de rosa claro pode significar sentimentos de afeto e cuidado”, diz. 

Continua após a publicidade

Como montar o seu arranjo floral

Dia das Mães: Aprenda como escolher ou montar um arranjo para presentear
Veja dicas práticas para montar seu próprio arranjo de flores (Pexels/Reprodução)

Se você procura montar seu prórpio arranjo de flores para presentar, Francine revela que alguns itens são indispensáveis para realizar essa montagem no conforto de casa. Para isso você vai precisar de:

Itens para montagem de arranjo

  • Vaso;
  • Argila;
  • Papel pardo ou plástico bolha;
  • Alicate para cortar as hastes;
  • Flores de sua escolha;
  • Folhas verdes ou musgos (opcional).

“Comece escolhendo suas flores e folhagens verdes. Você pode escolher 2 ou mais espécies de flores e cores para deixar o arranjo mais criativo. Se você tiver dúvidas sobre quais cores combinar, vá direto para o básico e certeiro: tom sobre tom. Exemplo: rosa claro com rosa escuro e tons de bege. Faça uma simulação antes para saber exatamente as posições desejadas antes de colocá-las no vaso”, exemplifica.

Continua após a publicidade

Coloque a argila no vaso e, se necessário, coloque o papel pardo ou plástico bolha ao redor do recipiente para ela não ficar solta. Crie uma estrutura básica e comece adicionando as folhagens verdes para fazer a altura, criando uma estrutura única no vaso.

Em seguida, distribua as flores de maneira equilibrada, sem deixar elas apertadas, variando também suas alturas e posições para criar o movimento desconstruído. Finalize com musgos para tampar a base de argila.

Ajuste conforme necessário para garantir que fiquem no lugar e que o arranjo esteja equilibrado. Se desejar, adicione detalhes decorativos adicionais, como fitas, pedras, casca de árvore ou elementos temáticos para complementar o arranjo.

Presentear sua mãe neste Dia das Mães nunca foi tão fácil!

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.