CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Natal com restrições alimentares: 6 receitas para uma ceia completa

Pratos principais, acompanhamentos e sobremesas para quem tem intolerância a glúten, lactose e ovos.

Por Raquel Drehmer Atualizado em 16 jan 2020, 03h27 - Publicado em 23 dez 2018, 19h09

Ceia de Natal é uma delícia, mas infelizmente não é todo mundo que pode aproveitar todos os pratos salgados e sobremesas livremente. Quem tem restrições alimentares – intolerância a glúten, lactose e ovos, principalmente – muitas vezes se vê em uma situação bem chata, em que é necessário evitar comer a maior parte do que é servido e até mesmo levar sua comida de casa, para não correr riscos.

Para evitar essa situação chata, que tal preparar uma ceia inclusiva, que todos possam comer sem preocupação? Trazemos aqui seis receitas para uma ceia de Natal completa, com pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

PRATOS PRINCIPAIS

Bacalhau refogado clássico sem ovos

Bacalhau refogado clássico sem ovos

O bacalhau refogado que todos amam, acompanhado por cebolas e batatas e temperos deliciosos, mas sem os ovos que acabam afastando quem tem intolerância alimentar.

Rocambole de carne

Rocambole de carne

Recheada com queijo ralado, cenoura e tomate, a massa de carne é uma delícia para todos os convidados e especial para quem não pode comer os pratos com glúten, lactose e ovos.

ACOMPANHAMENTOS

Farofa de castanhas e sementes

Farofa de castanhas e sementes
Continua após a publicidade

Esta farofa não precisa ir ao fogo e tem como base algumas oleaginosas (nozes, amêndoas e castanhas) e sementes (de girassol e de gergelim). Facílima de fazer e deliciosa de comer.

Salpicão de frango especial

Salpicão de frango especial

A maionese de tofu permite que este salpicão seja degustado numa boa por quem tem intolerância a lactose. E pelo resto dos convidados também, claro!

SOBREMESAS

Rabanada vegana

Rabanada vegana

Não tem leite animal, não tem glúten, não tem ovos; é a rabanada perfeita para quem tem restrições alimentares e também para os veganos.

Pudim de tapioca

Pudim de tapioca

Com leites vegetais e coco, o pudim de tapioca é uma alternativa ao pudim de leite condensado que os intolerantes à lactose não podem comer. E é delicioso!

Continua após a publicidade

Publicidade