Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Testes com vacina da Johnson & Johnson’s contra Covid-19 são pausados

Segundo documento enviado à pesquisadores do ensaio clínico, uma "pausa regulamentar" no estudo feito com 60 mil voluntários deverá ser cumprida

Por Da Redação
13 out 2020, 11h20

Os testes feitos com a vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Johnson & Johnson’s, foram pausados devido a uma doença inexplicada em um participante, de acordo com comunicado divulgado pela companhia na última segunda-feira (12).

Os pesquisadores deverão cumprir uma “pausa regulamentar” nos estudos feitos com 60 mil pacientes. O sistema online usado para inscrever voluntários para os testes foi fechado e o Conselho de Monitoramento de Dados e Segurança, um órgão independente que zela pela segurança dos pacientes, foi convocado.

Em comunicado oficial, a Johnson & Johnson’s afirmou que a doença do paciente está sendo “analisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB), bem como por nossos médicos clínicos e de segurança internos”.

Além disso, a empresa também ressaltou que “eventos adversos doenças, acidentes, etc. mesmo aqueles graves, são uma parte esperada de qualquer estudo clínico, especialmente grandes estudos”.

Vale lembrar que, em setembro, os testes da vacina de Oxford, feita em parceria com a AstraZeneca, foram suspensos após verificada reação adversa em um dos pacientes. Os estudos foram retomados seis dias depois da interrupção.

Continua após a publicidade
(Reprodução/Reprodução)

A vacina desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, da J&J, recebeu o nome oficial de Ad26.COV2.S. No Brasil, foi a quarta vacina contra a Covid-19 a obter autorização de testes de fase 3, em agosto. No mês seguinte, a empresa anunciou que começaria a terceira etapa em todo o mundo, com 60 mil voluntários. Desses, 7 mil são brasileiros, segundo a Anvisa.

Além dessa vacina, após ser testada com 50 mil voluntários, a imunizante chinesa contra o novo coronavírus se mostrou segura, segundo pesquisadores chineses. Chamada Coronavac e desenvolvida pela farmacêutica Sinovac, ela também está na fase 3 de testes.

De acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se tudo correr dentro do cronograma estipulado, os testes sobre a eficácia do imunizante chinês ficam prontos em novembro e a vacinação poderá começar a ser feita a partir da segunda metade de dezembro.

Continua após a publicidade

Além da Coronavac e da vacina da Johnson & Johnson’s, a vacina da Oxford e a da Pfizer + BioNTech também se encontram na terceira fase de estudos. Esta é a última etapa de estudo antes da obtenção do registro sanitário que tem por objetivo demonstrar sua eficácia.

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.