Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Papa pede que ricos não tenham prioridade na vacina contra Covid-19

Em audiência, o Pontífice também afirmou que a vacina não deve ser propriedade de uma única nação, mas um bem universal

Por Da Redação
19 ago 2020, 17h00

Como de costume, o Papa Francisco ministrou sua tradicional audiência geral nesta quarta-feira (18) em uma transmissão ao vivo direto da biblioteca do Vaticano e, mais uma vez, o assunto foi a pandemia do coronavírus. Desta vez, o assunto foi a acentuação das desigualdades pelo mundo.

A pandemia acentuou a situação dos pobres e a grande desigualdade que reina no mundo”, declarou o Pontífice já no início da audiência. “E o vírus, sem excluir ninguém, encontrou grandes desigualdades e discriminações no seu caminho devastador. E aumentou-as!”

Apontando a necessidade de uma cura dupla, tanto para o vírus em si, quanto para as situações de disparidade, o Papa explicou que “partilhar com os pobres significa enriquecer-se uns aos outros” e que “se existem estruturas sociais doentes que lhes impedem de sonhar com o futuro, devemos trabalhar em conjunto para curá-las, para mudá-las”. Afinal, a opção preferencial pelos pobres está no centro do Evangelho, ele recordou.

Francisco fez então uma espécie de apelo indireto, afirmando que “seria triste se essa vacina contra a Covid-19 fosse dada a prioridade aos mais ricos! Seria triste se esta vacina se tornasse propriedade desta ou daquela nação e não universal para todos.” Disse ainda que seria um escândalo caso a assistência econômica que tem sido observada for destinada ao resgate de “indústrias que não contribuem para a inclusão dos excluídos”.

A pandemia é uma crise e de uma crise não se sai iguais: ou saímos melhores ou saímos piores. Nós deveríamos sair melhores, para melhorar as injustiças sociais e a degradação ambiental. Hoje temos uma oportunidade de construir algo diferente”, completou.

Continua após a publicidade

Assista abaixo a audiência completa:

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.