Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Greta Thunberg é detida em protesto na Alemanha

Jovem ativista sueca protestava contra o projeto de expansão de uma mina, que resultaria na demolição de uma pequena cidade

Por Da Redação
17 jan 2023, 15h21

Greta Thunberg, ativista pelo clima, foi detida pela polícia nesta terça-feira, durante um protesto numa mina de carvão em Luetzerath, na Alemanha. A jovem de 20 anos estava com um grupo de ativistas que invadiram o local para se manifestar contra o projeto de expansão da mina, que resultaria na demolição da pequena cidade.

“Ela foi, então, detida e levada por nós com esse grupo para fora da área de perigo imediato, para que pudéssemos registrar sua identidade”, disse um porta-voz da polícia à Reuters. Uma testemunha registrou uma foto de Greta sentada, sozinha, no ônibus dos agentes policiais. O porta-voz também informou que esta foi a segunda vez que Greta foi retirada do local. A ativista sueca se juntou aos demais manifestantes no sábado (14/01). Segundo a polícia, o grupo “invadiu” a borda da mina a céu aberto, descrita pelas autoridades como “íngreme e extremamente perigosa”.

View this post on Instagram

A post shared by Greta Thunberg (@gretathunberg)

As autoridades do governo alemão alegam que o linhito —um tipo de carvão considerado pelos ativistas como o mais prejudicial à saúde— desenterrado da mina garantirá a segurança energética da Alemanha a curto prazo. O país sempre dependeu fortemente do gás russo para a energia, mas teve que recorrer ao carvão após a eclosão da guerra da Rússia contra a Ucrânia, que afetou o abastecimento em quase toda a Europa.

Continua após a publicidade

O governo alemão, insiste, no entanto, que continua empenhado em eliminar o uso de combustíveis fósseis a longo prazo, mas isso não convenceu os ativistas pelo meio ambiente. Eles argumentam que demolir a pequena cidade para abrir caminho para a expansão da mina resultaria em quantidades enormes de emissões de gases de efeito estufa.

A maior parte dos manifestantes ocupa as casas abandonadas dos ex-moradores de Luetzerath há dois anos. No início de janeiro, a polícia de choque também se mudou para o local, numa tentativa de expulsá-los. No sábado, Greta Thunberg uniu-se ao grupo e fez um discurso apaixonado sobre como a situação é “uma vergonha para a Alemanha.”

“A ciência é clara: precisamos manter o carbono no solo”, disse a jovem ativista.

Continua após a publicidade

De acordo com a polícia local, é possível que levem semanas para resolver o impasse sobre a expansão da mina de carvão e os protestos contra esse projeto.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.