Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fernanda Feitosa: a brasileira poderosa do mercado de arte

Fernanda Feitosa abdicou de sua carreira de advogada para formar o maior festival de arte da América Latina, SP- Arte

Por Lia Rizzo
Atualizado em 16 abr 2024, 12h42 - Publicado em 26 fev 2018, 16h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se o Brasil ganhou mais destaque no mercado de arte mundial, parte do mérito é de Fernanda Feitosa. Para pôr em prática seu projeto de realizar um evento profissional do setor aberto ao público, a advogada (que não exerce mais a profissão) teve bastante trabalho para convencer cerca de 40 galerias a participar da primeira SP-Arte, em 2005.

    Publicidade

    Hoje, mais de uma década depois, o número de expositores quadruplicou e o público já é seis vezes maior do que o registrado na primeira edição. Em 2017, foram 30 mil visitantes.

    Publicidade

    De 11 a 15 de abril deste ano, o maior festival internacional de arte de galeria da América Latina abre suas portas no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo, com 140 galerias nacionais e estrangeiras (na estreia, era somente uma internacional no grupo).

    Veja: Fórum CLAUDIA reunirá mais de 20 CEOs mulheres em São Paulo

    Publicidade

    Também há uma programação “além Bienal” que começa antes mesmo da abertura oficial. Oferecida desde 2016, uma das iniciativas é a visita noturna guiada a galerias paulistanas, batizado de Gallery Night.

    Outra é o circuito de ateliês, um roteiro a pé, diurno, para conhecer in loco os artistas em seus estúdios do bairro da Vila Madalena, como SAO, Fonte, Fidalga e Hermes.

    Publicidade

    Vencedora do Prêmio CLAUDIA 2017, na categoria Negócios, Fernanda sempre está disposta a inovar. Se no passado se esforçou para trazer gente de fora, agora ela quer é levar a arte brasileira bem longe, a lugares como Milão.

    Continua após a publicidade
    (Loio Pérsio/Divulgação)

    CLAUDIA: Você gosta de apostar em novidades. Quais são as do ano?

    Publicidade

    Fernanda Feitosa: Estamos sempre acrescentando nomes ou conceitos que promovam uma sintonia fina com o que acontece ao nosso redor. Isso ficará evidente em nossa programação de talks (palestras e debates). Neste ano, temos em pauta assuntos como gênero e impacto das redes sociais no trabalho dos artistas.

    Continua após a publicidade

    E há uma conversa simpática, que chamamos de collecting as practice. Conduzida por Aaron Cezar, diretor da Delfina Foundation (fundação inglesa que estimula o intercâmbio artístico e criativo), e por convidados locais, abordará o perfil atual do colecionador.

    Publicidade

    Leia também: Andréa Beltrão viverá Hebe Camargo nos cinemas

    CLAUDIA: O que é imperdível?

    Fernanda Feitosa: Diria que, se tem pouco tempo, é legal percorrer pelo menos os setores com curadoria, que trazem 16 jovens artistas e outros 16 mais consagrados. Daí, há as galerias novatas – 12 neste ano – e as tradicionais e os espaços dedicados a design e performance. Bom mesmo é visitar tudo!

    (Ione Saldanha/Divulgação)

    CLAUDIA: Quais serão os já esperados roteiros guiados temáticos deste ano?

    Fernanda Feitosa: Alguns estão definidos, sempre com duração de 50 minutos e vagas limitadas. Certos temas se repetem, como o tour sobre artistas já no meio da carreira e outros sobre quem está em voga no Brasil ou no exterior. Estamos pensando em novos com base em temas mais contemporâneos, como o poder criativo feminino, assunto tão em evidência.

    CLAUDIA: Os roteiros paralelos, como o Gallery Night, vieram para ficar?

    Fernanda Feitosa: Todas as novidades serão mantidas enquanto derem certo. É a terceira edição em que proporcionamos essa experiência de estender o horário das galerias. Particularmente, considero importante ocupar a cidade. E o mesmo vale para a SP Foto (evento de fotografia que ocorre depois e está na terceira edição). Conta com atrações bem similares. Nosso objetivo é arrebanhar e coordenar uma programação ampla e de muita qualidade.

    Continua após a publicidade

    Leia sobre: Disney World e Disneyland terão ingressos mais caros

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.