Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Coroação do rei Charles: o significado por trás das joias da cerimônia

Saiba todos os detalhes da cerimônia da realeza que acontece no próximo sábado, 6 de maio

Por Da Redação
6 Maio 2023, 03h28

A coroação do rei Charles III acontece no próximo dia 6 de maio e promete atrair milhares de olhares para a Abadia de Westminster, em Londres. A celebração acontece exatos 70 anos depois que a rainha Elizabeth II assumiu o trono.

Como será a cerimônia de coroação do rei Charles III?

Conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, a solenidade vai interditar as ruas de Londres e Windsor durante todo o fim de semana. Diferentemente da coroação da rainha Elizabeth II, que durou cerca de três horas, esta deve ter até uma hora de duração.

A cerimônia terá início no sábado (6) com Charles e a nomeada rainha consorte se dirigindo do Palácio de Buckingham à Abadia de Westminster, em Londres, em uma marcha conhecida como ‘A Procissão do Rei’. A expectativa é que eles cheguem ao local um pouco antes das 7h (horário de Brasília).

Retrato feito dos membros da família real britânica em 2019
Retrato feito dos membros da família real britânica em 2019 (Foto: Clarence House/Getty Images)

William e Kate Middleton, o príncipe e a princesa de Gales, confirmaram presença, assim como dois dos irmãos do rei, Anne, princesa real, e Edward, duque de Edimburgo. Já o príncipe Harry – após muita especulação – confirmou que estaria presente, mas sem a presença da esposa, Meghan Markle, já que o evento coincide com o aniversário do filho do casal, o príncipe Archie.

As joias da coração

A página oficial da família real já divulgou quais serão as joias reais que serão utilizadas por Charles III e sua esposa durante a solenidade.

As joias, símbolos de poder e fascínio, desempenharam um papel central nos chamados “Serviços de Coroação” por centenas de anos. Assim, conforme a tradição, serão usadas na Abadia de Westminster em 6 de maio.

Continua após a publicidade

Essas peças são consideradas algumas das mais valiosas do mundo e carregam consigo a história da família real britânica. Elas podem ser vistas por milhões de visitantes todos os anos – quase todas estão expostas na Torre de Londres enquanto não são utilizadas – e são testemunho da rica tradição e cerimônia que envolvem a coroação dos monarcas britânicos. Conheça cada uma delas:

St Edward’s Crown

St Edward's Crown
St Edward’s Crown (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

A St Edward’s Crown é adornada com pedras preciosas, incluindo safiras, pérolas, ametistas, topázios e rubis. No topo da coroa, há um globo cruzado por uma cruz, simbolizando a autoridade do monarca sobre todo o mundo cristão.

A coroa é nomeada em homenagem a Edward, o Confessor, um rei anglo-saxão do século XI que é venerado como um santo. Acredita-se que ele tenha sido coroado com uma peça semelhante durante sua vida.

Desde então, todas as coroações dos monarcas britânicos foram realizadas com a St Edward’s Crown, exceto a de Eduardo V, que nunca foi coroado.

The Imperial State Crown

The Imperial State Crown
The Imperial State Crown (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

A The Imperial State Crown é outra joia importante da Coroa Britânica, usada pelo monarca durante a Cerimônia de Abertura do Parlamento. Ela foi feita em 1937 para a coroação do Rei George VI, e é uma das coroas mais ornamentadas e impressionantes da coleção real.

Continua após a publicidade

A coroa é feita de ouro maciço e é decorada com cerca de 3 mil pedras preciosas, incluindo diamantes, safiras, rubis, esmeraldas e pérolas. Ela possui uma cruz de diamantes no topo e é adornada com símbolos como a Rosa Tudor, o cardo escocês e o trevo irlandês, representando a unidade do Reino Unido.

Uma das pedras mais famosas na coroa é o Diamante Negro Cullinan, que está localizado na parte frontal da coroa. Com mais de 530 quilates, é o maior diamante já encontrado e foi cortado em nove pedras menores, que são usadas em várias joias da Coroa Britânica.

Assim como a St Edward’s Crown, a The Imperial State Crown é mantida na Torre de Londres quando não está em uso e é uma das joias mais valiosas e importantes do mundo.

Queen Mary’s Crown

Queen Mary's Crown
Queen Mary’s Crown (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

A Queen Mary’s Crown é uma coroa criada em 1911 para a coroação da Rainha Mary, esposa do Rei George V. Ela é uma das mais importantes joias da Coroa Britânica e é feita de ouro e prata, decorada com diamantes, safiras e pérolas.

Em homenagem à Elizabeth II, a coroa irá ganhar alguns acréscimos de itens de sua coleção de joias pessoal e será utilizada para coroar Camilla, rainha consorte.

Continua após a publicidade

A coroa tem um design elegante e simétrico, com um arco central que é decorado com um grande diamante Cullinan II, que é o quarto maior diamante lapidado do mundo, com mais de 310 quilates. A coroa também tem um diadema destacável que pode ser usado como uma tiara.

A Queen Mary’s Crown é uma das coroas mais raramente usadas da coleção real. Ela foi utilizada apenas uma vez pela Rainha Mary, durante a cerimônia de coroação em 1911. Desde então, ela só foi vista em exposições especiais e nunca mais foi usada em uma cerimônia oficial.

The Coronation Spoon

The Coronation Spoon
The Coronation Spoon (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

A The Coronation Spoon é uma colher feita de ouro e prata que é usada na cerimônia de coroação dos monarcas britânicos. Ela foi criada no século XII e é uma das joias mais antigas e importantes da Coroa Britânica.

A colher tem um cabo longo e é decorada com várias figuras e símbolos, incluindo o brasão de armas do Reino Unido, o leão e o unicórnio, e a cruz de São Jorge.

Ela é usada durante a cerimônia de coroação para ungir o monarca com óleo sagrado, simbolizando a bênção divina.

Continua após a publicidade

The Ampulla

The Ampulla
The Ampulla (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

A The Ampulla, também conhecida como The Golden Eagle, é um recipiente em forma de águia que é usado durante a cerimônia de coroação dos monarcas britânicos. Ela contém o óleo sagrado que é usado para ungir o monarca durante a cerimônia.

A peça é feita de ouro maciço e é adornada com diamantes e pedras preciosas. Acredita-se que seja um dos mais antigos itens cerimoniais usados na coroação dos monarcas britânicos.

Ela foi feita no século XIV e sobreviveu a vários incêndios e tumultos ao longo dos anos.

The Sovereign’s Orb

The Sovereign's Orb
The Sovereign’s Orb (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

A The Sovereign’s Orb é um orbe (esfera) dourado com mais de 30 centímetros de altura, utilizado na cerimônia de coroação dos monarcas britânicos.

Ela é feita de ouro maciço e está adornada com pedras preciosas, incluindo diamantes, rubis, safiras e ametistas.

Continua após a publicidade

A esfera é decorada com quatro cruzes de ouro que representam as quatro partes do mundo conhecido na época em que a joia foi criada, no século XVII.

A The Sovereign’s Orb é carregada pelo monarca em uma das mãos durante a cerimônia de coroação e é um símbolo do poder real e da supremacia do Reino Unido.

The Sovereign’s Sceptre with Cross

The Sovereign's Sceptre with Cross
The Sovereign’s Sceptre with Cross (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

O cetro The Sovereign’s Sceptre with Cross é feito de ouro maciço e decorado com diamantes e outras pedras preciosas. Tem cerca de 92 centímetros de comprimento e é carregado pela mão direita do monarca.

O topo do cetro é em forma de cruz e é decorado com um grande diamante conhecido como o “Estrela Cullinan”. O diamante foi cortado do Cullinan, que foi encontrado na África do Sul em 1905 e era o maior diamante já encontrado na época.

A peça é um símbolo do poder real e é usada para representar o cetro do monarca, que simboliza o poder temporal.

The Sovereign’s Sceptre with Dove

The Sovereign's Sceptre with Dove
The Sovereign’s Sceptre with Dove (Foto: @theroyalfamily/Instagram)

 

The Sovereign’s Sceptre with Dove, também conhecido como cetro do Espírito Santo, é outro cetro usado durante a cerimônia de coroação dos monarcas britânicos. Ele é feito de ouro maciço e é decorado com diamantes e outras pedras preciosas.

Seu topo tem formato de uma pomba de ouro com asas abertas, que simboliza o Espírito Santo. A pomba é adornada com diamantes e outras pedras preciosas. A joia tem cerca de 74 centímetros de comprimento e é carregada pela mão esquerda do monarca.

Ela é um símbolo do poder espiritual do monarca e é usada para representar o cetro do monarca, que simboliza o poder temporal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.