Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Tendência de Carnaval: top com pedraria se destaca na onda ‘mermaidcore’

A maior trend do momento definitivamente é este modelo, que capta sua criatividade e personalidade enquanto aposta na moda artesanal

Por Lorraine Moreira
30 jan 2024, 08h29

No Carnaval 2024, o top com pedraria é a maior tendência! Celebridades, fashionistas e foliões têm garantido a peça depois que a moda feita à mão e a tendência do mermaidcore – caracterizada pela estética das sereias – ganharam força. Na melhor época para se jogar no extravagante, entenda mais sobre o modelo e confira inspirações.

Correntes, cristais e pedrarias são transformados em sutiãs através de técnicas artesanais.

Não por acaso, as peças são consideradas joias de corpo quando prontas: elas não levam tecidos, sua composição é feita principalmente por materiais que dariam vida a acessórios.

A propósito, as miçangas aparecem nas produções, tudo porque o visual divertido e colorido tem tudo a ver com o Carnaval.

E, para quem entra na onda do DIY (do it yourself, ou faça você mesma), boas notícias: isso facilita a criação de peças e deixa mais acessível.

Continua após a publicidade
Mulher usando top com pedraria
Aplicações em tops tornam sua roupa um verdadeiro acessório (@notthatcliche/Instagram)

A relação da moda artesanal com o top de pedraria

Parte dessa tendência é explicada pela apreciação cada vez maior da moda feita à mão. Ela nunca saiu dos radares, é fato, e sempre foi o pilar das grandes marcas de luxo.

No entanto, a produção de modelos escolhidos a dedo pelo cliente tem se tornado maior por mais pessoas produzirem peças e a internet ter facilitado o canal de comunicação.

Outro ponto importante é que as pessoas conseguem aprender a fazer as peças com os vídeos disponíveis na internet.

Continua após a publicidade

“A moda artesanal está vivendo um momento de destaque e valorização no cenário fashion”, esclarece a fashionista Dapariz, que está a frente da marca DAAPZ. Na visão dela, o fenômeno é muito positivo por promover o estilo próprio.

“As peças feitas à mão trazem um toque único, uma expressão de criatividade e dedicação que não encontramos em itens produzidos em massa”, pontua.

“No contexto atual, onde a busca por singularidade e autenticidade é cada vez mais evidente, as criações artesanais ganham espaço e são apreciadas por aqueles que desejam algo exclusivo e especial.” 

Quando o assunto são aplicações, então, as técnicas elevam os itens. “A pedraria, em particular, adiciona um brilho extra, proporcionando um toque luxuoso e personalizado que é perfeito para ocasiões especiais como o Carnaval”, continua a fashionista.

Continua após a publicidade
Livia Nunes usando top com pedraria
Livia Nunes usa top com pedraria (@jesuisjeniece/Instagram)

Mermaidcore é a tendência do momento

Não podemos esquecer do mermaidcore, um grande responsável pelo aumento do desejo de tops nesse estilo.

A tendência é inspirada nas sereias, com roupas, maquiagem e cabelo que com a magia do fundo do mar. Apenas no TikTok, a hashtag que leva o nome da estética soma mais de 685 milhões de menções.

“Ao imaginar uma sereia, certamente surge na sua mente um top com aplicações ou feito de pedras e elementos naturais”, pontua a consultora de moda Maria Paula.

Continua após a publicidade

É esse imaginário o responsável por levar artistas a produzirem roupas com essa estética, quando o mermaidcore está no foco.

Mulher usando top com pedraria
Visual divertido a partir da pedraria (@jeblancisalive/Instagram)

Yves Saint Laurent, Alexander McQueenChanel ao longo dos anos apostaram no estilo e, consequentemente, influenciaram outras passarelas e o próprio streetstyle.

O desfile Cruise 24 da Louis Vuitton, para além, apontou para a atualidade dela. Agora, festas, como o Carnaval, que permitem exercitar a criatividade, possibilitam o uso de modelos nessa estética, conforme Maria.

Continua após a publicidade

Por que apostar no top de pedraria?

Se ainda não está apaixonada pelo top de pedraria, eis aqui um motivo para ficar: “Um top de pedraria feito exclusivamente para você é mais do que uma peça de roupa, é uma expressão autêntica de sua personalidade. O tipo de pedraria, a disposição e o design permitem que você crie uma peça única que ressoa em quem você é”, afirma Dapariz. 

De acordo com ela, “no Carnaval, uma festa tão vibrante e cheia de energia, vestir um top feito sob medida é uma maneira perfeita de se destacar e brilhar com seu próprio estilo autêntico”.

Mulher usando top com pedraria
Top com aplicações imitando laranja é opção criativa para o Carnaval (@gan.sho/Instagram)

Inspirações de tops de pedraria para o Carnaval

Iza usando top com pedraria
Iza usa top com pedraria (@gan.sho/Instagram)
Mulher usando top com pedraria
Pedraria é a tendência do carnaval (@applebeachbeads/Instagram)
Mulher usando cropped com pedraria
Top branco com pedraria é item indispensável para quem gosta de delicadeza (@audrey.hagmeyer/Instagram)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.