Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Exótico, delicioso e fácil de fazer: Heloisa Bacellar ensina receitas tailandesas

A paixão de Heloisa Bacellar pela cozinha é contagiante. Com um menu tailandês registrado pela filha, Ana, ela expressa sua afeição pela comida asiática

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 abr 2021, 18h06 - Publicado em 17 abr 2021, 09h00

No lugar do arroz e feijão, o cardápio semanal da família Bacellar tem pad thai. A base leva massa de arroz, molho de peixe, óleo de gergelim, alho, coentro e gengibre; os outros ingredientes variam. Versátil, o prato é encontrado por toda parte nas ruas de Bangkok, capital tailandesa.

Pratos tradicionais não fazem sucesso em feriados e celebrações na casa da culinarista Heloisa Bacellar. No Dia das Mães, por exemplo, lasanha provavelmente não estará no menu da família, mas sim sopa thai de cogumelo e coco. Quem agradece a peculiaridade é sua filha caçula, Ana, apaixonada por comida tailandesa.

Helô sempre teve fascínio em explorar gastronomias distantes, hábito que passou para filha desde que a jovem, hoje com 24 anos, era criança. Foi em 2000, numa viagem para a Tailândia, que a família se encantou com a mistura de sabores tão particular e memorável.

Ana Bacellar, em viagem à Tailândia
Ana herdou o dom para a fotografia do pai, Carlos, que tinha o hábito de registrar as viagens da família – acima, na Tailândia, em 2000. Hoje, ela assumiu a função (| Foto: Arquivo Pessoal/CLAUDIA)

“Falavam que meu marido e eu estávamos doidos de viajar com duas crianças. Mas foi importante para as meninas, que abriram os horizontes para um mundo de cores e texturas diferentes”, relembra sobre levar Ana e Isabel – que hoje vive no Canadá – para uma aventura asiática.

Pratos tailandeses da chef Heloisa Bacellar
A culinária tailandesa pode parecer desafiadora. Porém, com ingredientes que se repetem (reserve muito coco e gengibre!), a culinarista Heloisa Bacellar ensina a fazer um menu completo com sabores surpreendentes (| Foto: Ana Bacellar/CLAUDIA)

 

A massa seca de arroz tipo talharim é um dos ingredientes do pad thai de mignon suíno
A massa seca de arroz tipo talharim é um dos ingredientes do pad thai de mignon suíno (| Foto: Ana Bacellar/CLAUDIA)

Para Helô, 57 anos, cozinhar é tão essencial como respirar. A paulistana aprendeu a ler com livros de receitas e cozinha desde que se conhece por gente. Estudou na França e, pioneira, trouxe ao Brasil um novo conceito de escola de gastronomia. Fundou o renomado Atelier Gourmand, deu aulas, explorou a culinária asiática, publicou livros e, entre tantas outras conquistas, abriu, em 2009, o Lá da Venda, restaurante famoso pela atmosfera acolhedora.

“Foi um sonho de vida, ele retratava minha alma. Fechá-lo deixou meu coração destroçado, mas como proporcionar momentos tranquilos se ninguém tem paz para sair de casa, sentar e comer?”, comenta sobre o encerramento do espaço esse ano por causa da pandemia.

Continua após a publicidade

Por outro lado, durante o isolamento, a parceria com a filha caçula se intensificou. “Uma lê o pensamento da outra. Tem dias que acordo com vontade de comer algo e, quando vejo, ela já fez, não precisei nem falar nada”, fala Ana, comprovando a conexão intensa com a mãe.

Há três anos, as duas passaram a se dedicar ao @nacozinhadahelo, perfil do Instagram em que compartilham receitas cheias de história e afeto. “Eu me formei em gastronomia e adoro palpitar, mas fico responsável pela fotografia e muita pesquisa”, diz Ana.

A casa de Heloisa Bacellar no litoral de São Paulo
Com a pandemia e o restaurante fechado, a família passou a trabalhar remotamente de sua casa no litoral norte de São Paulo. “É superisolado, escutamos só o barulho do mar”, conta Ana (| Foto: Ana Bacellar/CLAUDIA)

 

Heloisa e sua filha caçula, a fotógrafa Ana Bacellar
Sempre que possível, Ana faz a mãe dar uma pausa na rotina para apreciar a refeição com calma à mesa (| Foto: Ana Bacellar/CLAUDIA)

Como, no último ano, aumentou o interesse das pessoas por cozinhar em casa, a dupla viu o sucesso da página triplicar. “A Ana deu a ideia de uma série chamada ‘Sobrevivendo na Cozinha’.

É impressionante a quantidade de gente que não sabia nem quebrar um ovo e chegou até nós. Tem quem diga que lê as receitas como se fossem um romance. É que fazemos tudo com muita verdade, e conseguimos passar a ideia de que cozinhar é uma delícia”, declara Helô.

Pad thai de mignon suíno

Pad thai de mignon suíno

Continua após a publicidade

Sopa thai de cogumelo e coco

Sopa thai de cogumelo e coco

Espetinho de frango satay

Espetinho de frango satay

Refresco de caju

Refresco de caju

De tão apaixonadas pela fruta protagonista do refresco, nomearam um dos cachorros da família de Caju. “Recomendo fazer o dobro da receita de compota e guardá-la na geladeira para outras oportunidades”, fala Heloisa.

Creme gelado de gengibre com banana

Creme gelado de gengibre com banana

Continua após a publicidade

O creme de gengibre é uma sobremesa para ocasiões especiais que faz sucesso na casa dos Bacellar: a família ama a combinação de sabores

Arroz doce tailandês com coco e manga

Arroz doce tailandês com coco e manga

A favorita de Ana, a sobremesa é feita com arroz motigome, encontrado em empórios. Na falta dele, Heloisa confessa já ter experimentado com arroz de risoto. “Não fica nem de longe igual, mas o fato é que se a vontade for muito grande, igual a nossa, o arroz italiano vai dar a consistência de grude”, conta bem-humorada. A manga bem madura também faz a diferença no preparo

 

Texto Marina Marques | Fotos e produção Ana Bacellar

 

O que é mieloma múltiplo e como tratá-lo

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.