CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Que tal um toque de azul na decoração? Veja 10 ideias de como usar a cor!

Tendência no universo do décor, o tom é capaz de criar uma atmosfera relaxante, além de trazer muita personalidade

Por Nádia Simonelli Atualizado em 18 jul 2022, 10h33 - Publicado em 19 jul 2022, 08h00
como usar azul na decoração
divulgação/CASA CLAUDIA

A cor azul é uma das que figuram nas paletas de tendências no universo da decoração. Considerado um tom versátil, é fácil de combinar com vários outros — dos mais quentes aos frios. E, além de deixar os ambientes mais estilosos e cheios de personalidade, a cor azul é capaz de criar uma atmosfera de paz e serenidade.

Quer incluir a cor na decoração da sua casa? Então, veja a seleção que preparamos logo abaixo e inspire-se em várias ideias de combinações com azul!

Cozinha monocromática

como usar azul na decoração
@mandarinstoneofficial/Instagram

Uma inspiração linda de cozinha azul para quem está pensando em reformar o ambiente. Desenho minimalista na marcenaria, tom sobre tom entre móveis e revestimentos de parede e piso de granilite — outra tendência bem charmosa!

Destaque na sala

como usar azul na decoração
Tuca Reinés/CASA CLAUDIA

A moradora deste apartamento tem personalidade forte, adora cores marcantes e preza pela claridade. O destaque fica para a estante em um tom de azul intenso, que é protagonista na sala de estar. “O projeto tem uma suíte confortável, com varanda, um escritório e mais dois closets. Uma sala ampla dividida em três ambientes, todos integrados”, comenta Felipe Carolo, autor do projeto.

Azul com amarelo

como usar azul na decoração
@tur4enkodesign/Instagram

Nesta cozinha, uma paleta inusitada: azul claro com amarelo vibrante. Para completar, revestimentos na cor cinza criam uma base neutra. O resultado é uma decoração cheia de energia e personalidade.

Sofá curvo na sala

como usar azul na decoração
Manu Oristanio/CASA CLAUDIA

O desejo do morador deste apartamento para o projeto de reforma era ter espaço para receber os amigos, iluminação natural e um sofá azul. E foi isso que o arquiteto Gustavo Palma providenciou. “Fiz algumas mudanças no layout entregue pela construtora, como a retirada de um dos dormitórios. Essas modificações possibilitaram a ampliação da sala para receber o sofá curvo azul de 3 metros”, conta o profissional.

Tom sobre tom

como usar azul na decoração
@dominomag/Instagram
Continua após a publicidade

Neste quarto, o tom azul colore quase tudo  — da roupa de cama às paredes e à cabeceira —, resultando em um tom sobre tom cheio de estilo. Repare que a variedade de texturas deixam as nuances em evidência e trazem ainda mais charme para a decoração.

Cozinha contemporânea

como usar azul na decoração
Denilson Machado/CASA CLAUDIA

Como os clientes se identificam muito com o estilo e os projetos do escritório Up3 Arquitetura, em grande parte inspirados na estética escandinava, eles pediram para manter esse estilo que tem base em cores sóbrias, madeira clara, design minimalista e cor nos detalhes. Assim, a cozinha ganhou armário azuis, numa versão mais fechada. Ao fundo, a parede de ripado branco completam o visual. 

Porta azul

como usar azul na decoração
@greenandmustard/Instagram

Esta porta de entrada é um charme só com a pintura azul. O décor ganhou um ar navy com o toque de vermelho ao fundo. Uma bela inspiração para você dar um up no seu hall de entrada. Que tal?

Serenidade no quarto

como usar azul na decoração
Gabriela Daltro/CASA CLAUDIA

Do escritório Sinta Arquitetura, este quarto ganhou uma atmosfera calma e tranquila com a pintura de parede na cor azul. O tom puxa para o acinzentado e inspirou também a escolha da roupa de cama. Junto com a madeira clara, as cores compõem uma paleta suave e natural.

Azul no estilo industrial

como usar azul na decoração
Guilherme Pucci/CASA CLAUDIA

Do escritório Base Arquitetura, o projeto deste apartamento de estilo industrial integrou a cozinha e a sala. Um dos principais destaques é a parede de tijolinhos originais, que foi uma surpresa descoberta durante a obra. Os arquitetos decidiram, então, incorporá-la ao projeto, com todo seu charme e também suas imperfeições, e incluíram a cor azul nos armários.

Azul do piso ao teto

como usar azul na decoração
@ressource_peintures/Instagram

Este hall de entrada poderoso ganhou ares de casulo com a pintura da cor azul nas paredes e no teto. A poltrona na cor amarela ganha destaque e traz ainda mais charme para a decoração.

Continua após a publicidade

Publicidade