Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Creme para a área dos olhos: quando e como usar?

A pele ao redor dos olhos é a mais fina e sensível do corpo. Especialistas explicam quais ativos valem o seu investimento

Por Da Redação
Atualizado em 14 Maio 2024, 10h01 - Publicado em 14 Maio 2024, 10h00

Quando você decide começar uma sua rotina de skincare, descobre que existem uma série de passos e produtos que são indicados. Protetor solar, hidratante, tônico, vitamina C, niacinamida, esfoliante, entre outros. E aí pode surgir a dúvida: será que vale a pena investir em tudo isso? 

Para te ajudar nessa decisão, a gente vai destrinchar a importância de um produto que está em alta: o creme para a área dos olhos

Em primeiro lugar, com todas as opções que existem no mercado, é fundamental entender quais são as necessidades da sua pele e quais os ativos ideais para o seu caso. Conversamos com Mônica Aribi, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Lilian Brasileiro, médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e desvendamos tudo. Confira abaixo: 

Por que a região precisa de cuidados especiais?

A pele ao redor dos olhos é a mais fina e delicada do corpo humano, cobrindo o músculo orbicular, responsável pelo fechamento das pálpebras. 

“Essa particularidade anatômica faz com que a área esteja sujeita a milhares de movimentos de contração diariamente, contribuindo para o aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez”, explica Lilian.

Continua após a publicidade
Creme para os olhos: dicas, sugestões e como usar produtos para região dos olhos
Segundo a dermatologista Lilian, a região dos olhos pode ser uma das mais sensíveis em toda a composição do rosto e por isso exige maior cuidado durante a rotina de proteção, limpeza e hidratação (Pexels/Reprodução)

Ou seja, essa combinação de uma pele extremamente fina sobre um músculo altamente ativo, faz com que o cuidado seja ainda maior, demandando produtos especializados para não mostrar sinais do envelhecimento.

Vale lembrar também que essa região tem bolsas de gordura abaixo dela, o que impede a drenagem ideal da circulação, fazendo com que a área inche com facilidade. Isso também pode causar a formação de mais rugas precocemente.

Qual é a importância de usar cremes específicos?

Segundo as especialistas, é algo crucial justamente por conta da fragilidade da área. Os produtos específicos são formulados para oferecer um nível de emoliência e hidratação adequados, sem serem excessivamente pesados.

Continua após a publicidade

Além disso, esses cremes são desenvolvidos com um pH equilibrado, compatível com a sensibilidade da pele e a proximidade com a mucosa ocular, minimizando o risco de irritação e garantindo segurança no uso contínuo.

Creme para os olhos: dicas, sugestões e como usar produtos para região dos olhos
Priorize cremes que garantem sua composição o pH equilibrado para que a região permaneça sempre hidratada e viçosa (Pexels/Reprodução)

Usar produtos inadequados pode obstruir poros e causar acne, além de irritar os olhos e não fornecer o cuidado necessário. 

Portanto, é fundamental selecionar produtos, não apenas para tratar e prevenir sinais de envelhecimento e fadiga, mas também para assegurar que a aplicação não vai piorar a situação.

Continua após a publicidade

Escolhendo os melhores ativos

Segundo Mônica, os melhores ativos para procurar nas fórmulas desses produtos são:

  • vitamina K: evita que a circulação sanguínea dessa região tão fina seja impregnada pela pigmentação dos vasos da pele;
  • nicotinamida: anti-inflamatório para evitar o inchaço da região;
  • cafeína: para evitar o escurecimento da área;
  • ácido hialurônico: para hidratar e preencher as rugas finas.

A área precisa de uma série de cuidados

Não adianta investir em produtos com esses ativos, escolher marcas caras e comprar várias opções, mas deixar de lado o básico que essa região tão sensível demanda. 

Além da utilização de cremes específicos, a área dos olhos merece uma série de cuidados especiais para manter sua saúde e aparência jovem, principalmente limpeza e hidratação.  Em relação à limpeza, a gentileza é a chave. É importante usar um demaquilante com uma fórmula suave e livre de álcool, para remover a maquiagem sem irritar ou ressecar a pele. 

A aplicação do demaquilante deve ser delicada, com um algodão ou pad de limpeza, pressionando suavemente contra a pálpebra por alguns segundos para dissolver a maquiagem antes de deslizar o algodão para baixo ou para o lado, evitando esfregar”, explica Lilian.

Continua após a publicidade
Creme para os olhos: dicas, sugestões e como usar produtos para região dos olhos
Evite atrito durante a limpeza da região dos olhos com demaquilante. Utilize discos de algodão ou produtos emolientes para a limpeza e purificação das olheiras (Pexels/Reprodução)

Já na hora da hidratação, opte por um creme que atenda às necessidades particulares da sua pele e seus objetivos, como hidratação intensa, redução de olheiras ou tratamento de linhas finas. 

Dica: a aplicação deve ser feita com o dedo anelar, usando o produto com leves batidinhas, começando pelo canto interno e seguindo em direção ao externo da área dos olhos. Essa técnica ajuda a minimizar a pressão, pois o dedo anelar tende a exercer menos força que os outros. 

Outra recomendação é não exagerar na hora da aplicação. A quantidade ideal é do tamanho de um grão de arroz para cada olho. E, ao aplicar o creme, nada de esticar a pele. As batidinhas suaves são suficientes para a absorção do produto.

Continua após a publicidade

E a make? Cuidado redobrado na escolha do rímel. “Prefira rímeis à base de película, que podem ser removidos com água morna, sem a necessidade de esfregar. Isso minimiza o trauma na área durante a remoção da maquiagem”, afirma Lilian. Isso porque esfregar, coçar ou pressionar os olhos repetidamente pode danificar a pele delicada e contribuir para a formação de linhas e rugas.

Um aliado na hora da proteção 

O filtro solar atua como um escudo protetor contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta e é super recomendado para a região.  Só é importante tomar cuidado com a quantidade e evitar o contato com a área conjuntival para não irritar a área.

Creme para os olhos: dicas, sugestões e como usar produtos para região dos olhos
Nunca se esqueça do protetor solar! Ele será o principal agente protetor contra danos causados na pele e principalmente na região dos olhos (Pexels/Reprodução)

E lembre-se: o ritual ideal de skincare deve começar com a aplicação dos cremes, de forma que esses produtos entrem em contato direto com a pele e desempenhem suas funções. O filtro solar deve ser sempre o último passo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.