Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pesquisa aponta que diferentes dietas podem influenciar a menopausa

Carboidratos e leguminosas podem adiantar ou adiar essa fase

Por Da Redação
2 Maio 2018, 16h42

Um estudo feito pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, com 914 mulheres britânicas, mostra que alguns alimentos podem causar uma menopausa precoce ou tardia.

Uma dieta baseada em carboidratos, por exemplo, foi associada à chegada da menopausa um ano e meio mais cedo do que a média usual britânica, que é de 51 anos. Em contrapartida, alimentos como peixes oleosos, ervilha e feijão podem ser uma das causas do atraso da menopausa -também em um ano e meio.

A pesquisa foi publicada no “Journal of Epidemiology & Community Health” e usou a rotina de alimentação das mulheres britânicas como base de estudo. Os resultados não puderam provar relação de causa, mas possíveis explicações.

Leia mais: Especialista analisa a linguagem corporal de Kate nas fotos com os filhos

Nas dietas baseadas em leguminosas, incluindo ervilhas, feijões, lentilhas e grão-de-bico, o atraso da menopausa pode ter sido causado pelos antioxidantes presentes nos alimentos, que podem manter a menstruação por mais tempo.

O mesmo justifica o atraso com o consumo de peixes oleosos, já que os ácidos graxos ômega-3, presentes nesses animais, também estimulam a capacidade antioxidante no organismo.

Continua após a publicidade

Os carboidratos refinados, presentes em pães, massas e arroz, aumentam a resistência à insulina, interferindo na atividade dos hormônios sexuais e aumentando os níveis de estrogênio. Essa elevação pode fazer com que a quantidade de ciclos menstruais aumente, esgotando os óvulos mais rápido.

Leia mais: Horóscopo: previsões de Susan Miller para os signos em maio

Além da alimentação, os pesquisadores também consideraram outros fatores, como o peso da mulher, a história reprodutiva e o uso de terapia de reposição hormonal (TRH).

Ainda que essa pesquisa apresente dados, especialistas dizem que muitos outros fatores, como os genes, influenciam a menopausa. Por esse motivo dizem que as mulheres não devem se preocupar em mudar o que comem pensando nos resultados do estudo.

Kathy Abernethy, enfermeira especialista em menopausa e presidente da Sociedade Britânica de Menopausa, diz que, por mais que a pesquisa não mostre uma relação exata entre os alimentos mencionados e alteração na menopausa, “certamente contribui em relação ao conhecimento limitado que temos atualmente sobre por que algumas mulheres passam pela menopausa mais cedo do que outras”.

Continua após a publicidade

Leia mais: Menopausa: o vampiro da maturidade

Saffron Whitehead, professor emérito de endocrinologia da Universidade de Londres e membro da Sociedade de Endocrinologia, afirma que “esta é uma abordagem interessante para investigar o momento da menopausa, só que ainda não estou convencido de que a dieta sozinha pode explicar a idade de início da menopausa. Há muitos outros fatores envolvidos “.

Além deles, Channa Jayasena, clínico-sênior e consultor em endocrinologia reprodutiva e andrologia do Imperial College, aponta que “o metabolismo do corpo desempenha um papel importante na regulação da ovulação e da menstruação. Até que tenhamos esse tipo de prova, não vejo razão para as pessoas mudarem as suas dietas”.

As mulheres que passam pela menopausa cedo têm risco aumentado de osteoporose e doenças cardíacas, enquanto as que passam por ela tardiamente têm maior risco de câncer de mama, útero e ovário.

Veja mais: Menopausa sob controle: terapias hormonais para aliviar essa transição

Continua após a publicidade

+ Saiba como se livrar dos calores na menopausa

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.