Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Menopausa: o vampiro da maturidade

Ressecamento, calor e frio em alta intensidade, mau humor, insônia, queda de cabelo, fraqueza das unhas, excesso de gases, dores de cabeça. Tá bom, santa?

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2018, 00h36

A minha chegou através de um trauma. Aos 47 anos fiz uma histerectomia. Tirei todos os órgãos femininos visando combater uma possível metástase de um câncer de endométrio que descobrira há pouco.

Seis anos depois, ainda peno. Ressecamento, calor e frio em alta intensidade, mau humor, insônia, queda de cabelo, fraqueza das unhas, excesso de gases, dores de cabeça. Tá bom, santa?

E para quem não pode fazer reposição hormonal, meu caso, é uma espécie de condenação à prisão perpétua. Já ouvi vários conselhos. Já tomei placebos e remédios bobinhos com garantia de melhora. Tudo ba-le-la.

O mais impressionante, porém, é o descaso com que os médicos tratam esta fase da vida, a resignação que as mulheres se impõem, a sociedade que não discute e os parceiros que zombam de você achando coisa de mulherzinha.

Emendo dizendo que isso é também um assédio moral, médico, familiar de toda uma sociedade. Ficou velha, dane-se. Ou como diz uma amiga, “entrou nos enta, guenta”. Eu, rebelde por natureza, proponho discussões acaloradas sobre o tema.

Mulher nenhuma que passe por essa fase quer silêncio. Queremos ajuda, respostas, caminhos, novos olhares sobre esta importante e ainda plena etapa da vida feminina.

Tenho 53 anos. Corro atrás de ter uma existência mais feliz, mas esta tal menopausa acaba comigo. Demoro horas pra gozar (antes era uma cabrita no cio). Transpiro potes à noite. Tenho um mau humor com a humanidade e uma falta de paciência com meus pares. Solto puns sonoros. Me mato agora?

Continua após a publicidade

Como compartilho toda ajuda que recebo, aqui um pouco de luz, com  dez dicas práticas que amenizam (pouco) os efeitos do fim da menstruação.

1.       Atividade física. Mexa-se todos os dias.

2.       Chá de folha de amora. Tenta, né? Vai que…

3.       Manter a pressão arterial nos níveis normais.

4.       Controlar alimentação por causa do ganho de peso.

5.       Fazer musculação uma vez na semana.

Continua após a publicidade

6.       Usar hidratante com ureia.

7.       Beber 3 litros de água.

8.       Evitar tomar sol em demasia.

9.       Usar um hidratante vaginal antes de cada relação sexual.

10.   Ligar o foda-se e ser feliz!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.