Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Girl Dinner: trend do Tik Tok pode ser perigosa

Refeições rápidas e com poucos nutrientes estão no topo da lista de opções escolhidas pelos internautas. Nutricionista alerta para os perigos

Por Sarah Brito
5 set 2023, 09h54

Para algumas pessoas, a hora do jantar traz sempre o mesmo dilema: optar por elaborar um prato mais saudável e comer bem, ou escolher uma opção mais rápida e que não deixe de ser deliciosa? É o que a nova trend no Tik Tok vem questionando nas últimas semanas com o viral “Girl Dinner”.

Em uma tradução literal, a nova tendência pode significar “jantar de menina”, porém ela consiste em vídeos que mostram e revelam as mais peculiares opções de refeições para o jantar, que buscam otimizar principalmente o tempo preparo. Aparentemente inofensiva, essa trend de “jantares mais práticos” pode ser confundida com uma alimentação prejudicial à saúde, já que, em sua maioria, as opções de alimentos para essa moda não são nada nutritivos. Confira alguns exemplos:

@anna.antonjegirl dinner♬ original sound – karma carr

 

@millavasconcelos4 Girl’s dinner de despedida do Brasil 😋🍿🍫 #fy #fyp #brasil #girlsdinner #girlsnight ♬ original sound – karma carr

Mas, afinal, esse tipo de comportamento e refeição improvisada para o jantar faz bem em longo prazo? Convidamos a nutricionista Irys Morais, que acompanhou de perto esta nova tendência, para explicar se este tipo de comportamento pode ser prejudicial à saúde, além de dar diversas dicas de como se alimentar de maneira mais saudável, sem perder horas preparando uma refeição. Veja a seguir tudo o que descobrimos sobre mais esta tendência viralizada:

Os perigos do girl dinner

Mulher comendo várias barras de chocolate
Em sua maioria, os vídeos publicados nesta trend envolvem o consumo de alimentos ultraprocessados, que podem causar danos à saúde (Pexels/Reprodução)

Snacks com baixíssimas calorias e macarrões instantâneos estão na lista de refeições viralizadas na trend do “Girl Dinner”. Irys alerta que esse tipo de hábito alimentar pode ser extremamente prejudicial à saúde, independente do momento da refeição. “O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados pode causar sérias consequências à saúde, contribuindo no desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, problemas gastrointestinais e, acima de tudo, uma série de deficiências nutricionais”, conta a nutricionista.

Mulher comendo uma maçã
Alimentos de baixa caloria não devem substituir uma refeição, já que não possuem os nutrientes suficientes para serem considerados uma alimentação equilibrada (Pexels/Reprodução)

Ela ainda explica que não vale substituir nenhum tipo de refeição por alimentos de baixa caloria, e que essa prática também pode causar sérios impactos. “Alimentos de baixa caloria podem ser pobres em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e proteínas. Se as opções para a refeição consistem principalmente em alimentos de baixa caloria, elas não devem ser a única opção. Caso contrário, pode haver um grande risco de desenvolvimento de deficiências nutricionais”, conclui Irys.

Continua após a publicidade

Opções de jantares rápidos e saudáveis

Mulher jantando com uma taça de vinho
Busque alternativas que possam ser consumidas durante a noite, como sopas, legumes e carnes magras, como peixes e frangos. Vale apostar também em marmitas! (Pexels/Reprodução)

Se a correria do dia a dia for um empecilho para você ter uma boa alimentação, Irys deixa claro que existem alternativas para otimizar o seu tempo e garantir um jantar de boa qualidade: “A escolha dos alimentos ideais para a janta pode depender de diversos fatores, incluindo as suas preferências pessoais e necessidades dietéticas. No entanto, é recomendável optar por refeições leves e de fácil digestão à noite, como, por exemplo, proteínas magras, do tipo frango e peixe, grãos, vegetais cozidos e sopas com legumes, sem grandes quantidades de gordura” explica a nutri.

Mulher tomando uma sopa
Sopas podem fazer parte do jantar, sim! Escolha as que ofereçam menor teor de gorduras para consumir antes de dormir (Pexels/Reprodução)

Neste caso, vale investir em preparar um cardápio especial para marmitas que possam ser congeladas e consumidas a qualquer hora do dia. Elas podem te ajudar a não ter que perder tempo de cozinhar os alimentos.

Lanches noturnos

Preparo de um sanduíche
Uma ótima opção para quem não quer abrir mão de comer uma besteira é fazer um sanduíche natural. Escolha os seus toppings e faça um delicioso sanduba (Pexels/Reprodução)

Mesmo com o intuito de começar a ter uma boa alimentação, sempre bate aquela vontade de comer uma besteira, não é mesmo? Irys conta que nem sempre precisamos nos sacrificar, mas que o ideal é sempre manter o equilíbrio. “Ficar sem comer besteiras ou alimentos não saudáveis pode ser um grande beneficio para a saúde, no entanto, é importante lembrar que o equilíbrio é fundamental em uma alimentação saudável. Eliminar completamente todos os alimentos considerados ‘besteiras’ pode ser uma tarefa difícil, ocasionando em quadros de comportamentos alimentares restritivos ou compulsórios. É importante permitir-se indulgências ocasionais, desde que elas não se tornem uma parte predominante da alimentação”, explica Irys.

Continua após a publicidade

Que tal optar por manter pequenos lanches reservados para este momento? Pedaços de cenouras, algumas frutas picadinhas, ou até mesmo fazer um bom e delicioso sanduíche natural. O importante é encontrar boas alternativas e manter equilibrada uma alimentação saudável, sem deixar de comer aquilo que se gosta.

Comer bem pode ser uma jornada com grandes desafios. Busque por alternativas que vão te fazer ter uma boa relação com a comida e encontre o equilíbrio na sua alimentação, sua saúde agradecerá!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.