Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Polícia do Rio invade escola de balé no Complexo do Alemão

Tuany Nascimento, bailarina e criadora do projeto 'Na ponta dos pés', venceu o prêmio CLAUDIA em 2019, na categoria cultura

Por Da Redação
Atualizado em 28 Maio 2021, 17h08 - Publicado em 28 Maio 2021, 17h04

A manhã desta quinta-feira (27) não foi fácil para a bailarina Tuany Nascimento, 27, fundadora da Na ponta dos pés. A organização não-governamental, localizada no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, foi invadida pela polícia militar por volta das 7h30.

No espaço, Tuany atende 250 crianças desde 2012 com aulas de ensina balé, teatro e lutas. O projeto rendeu à dançarina diversos prêmios, inclusive o prêmio CLAUDIA de 2019, na categoria cultura.

Os cinco policiais estavam encapuzados e, apesar das aulas estarem sendo ministradas por transmissão online, Tuany se encontrava no local com mais duas funcionárias. Além disso, nesta quinta-feira, pouco antes da invasão, muitas crianças tinham saído da sede para um passeio organizado pela ONG Voz da Comunidade e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a bailarina, a abordagem foi verbalmente violenta.
Em entrevista ao Globo, Tuany afirmou que os policiais teriam entrado exigindo documentos, sem dar a oportunidade da profissional entender o que estava acontecendo. “Fomos hostilizadas. Um dos policiais disse: ‘Não somos obrigados a subir favela com educação. Até onde sei isso aqui foi doado, então não temos obrigação de ser educados’. Mas a gente comprou o terreno para construir”, relatou a professora.
Tuany chegou a ter seu trabalho divulgado pelo programa Caldeirão do Huck, em 2019, ainda quando a sede do projeto estava sendo construída, o programa apoiou com os materiais finais para sala de balé.

Continua após a publicidade

Até a publicação dessa matéria, a polícia militar não se pronunciou a respeito da abordagem à ONG. Segundo moradores do Morro do Adeus, as paradas policiais têm sido intensas e em horários de muito movimento.

Participação em documentário

A ONG de Tuany chegou a aparecer na série documental Impact with Gal Gadot (Impacto com Gal Gadot, em português), da atriz que interpreta a Mulher Maravilha nos cinemas. A estreia do longa aqui no Brasil está prevista para o dia 31 de maio, no canal National Geographic.

Ao longo de seis episódios, Gal Gadot mostra iniciativas de mulheres que lutam contra discriminação, violência, opressão e pobreza.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Tuany Nascimento (@tuany_nascimentoo)

É leitora de CLAUDIA? Responde essa pesquisa pra gente se conhecer melhor!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.