Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Polícia alemã diz que há possibilidade de encontrar Madeleine McCann viva

Promotor muda discurso e admite existir "uma pequena esperança" de que Madeleine ainda esteja viva

Por Da Redação
Atualizado em 15 jun 2020, 09h13 - Publicado em 15 jun 2020, 09h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O promotor alemão que agora lidera as investigações do envolvimento do pedófilo Christan B no caso do desaparecimento de Madeleine McCann agora trabalha com a possibilidade de encontrar a menina viva. Madeleine desapareceu há 13 anos, quando tinha apenas 3 anos de vida. A informação, divulgada por jornais alemães, muda a posição de Hans Christian Wolters,  que inicialmente teria declarado não ter esperanças da criança ter sobrevivido. “Foi apenas uma opinião pessoal e especulação de que ele teria abusado da criança e a matado rapidamente”, o promotor justificou domingo (14) à TV britânica.

    Publicidade

    O posicionamento de Wolters mudou depois que os pais de Madeleine exigiram que a polícia alemã liberasse as provas da morte da filha. Agora o promotor confirma que elas não existem, o que, segundo diz agora, “dá uma pequena esperança” para manter viva as esperanças de reencontrá-la.

    Publicidade

    Amigos da família McCann se queixaram da investigação já começar com a possibilidade de assassinato.  O suspeito tem 43 anos e em maio de 2007 estava na área da Praia da Luz, em Portugal, onde Madeleine desapareceu. Ele está preso na Alemanha por ter sequestrado uma criança e a matado, levando à polícia acreditar que tenha feito o mesmo com a menina.

    “Os McCanns só querem saber o que aconteceu”, diz Clarence Mitchel, o porta-voz da família. “Sem saber, eles jamais terão  paz e dependem da polícia para estabelecer os fatos dessa nova pista para a investigação”, ele explica.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    (Christopher Furlong/Getty Images)

    “Fico surpreso com o fato de que se dissermos ou se eu disser que Madeleine está morta seja tão importante para o povo britânico. Na Alemanha, é normal que investiguemos como assassinato em casos semelhantes, então não tem tanta importância. É mais normal”, desabafou o promotor que se sentiu pressionado a mudar sua posição inicial. “Era a minha opinião pessoal e especulação, sem fatos. Eu disse “eu acredito que” porque em casos em que crianças são sequestradas, elas são abusadas e depois mortas”, ele seguiu com seu discurso marcado por praticidade e nenhuma sensibilidade.  

    O advogado português da família McCann, Rogério Alves, também criticou duramente os investigadores alemães por não compartilharem a evidência que os levaria acreditar na morte de Madeleine. “Eles [os McCcann]  precisam saber o que está acontecendo. É uma questão Legal e de humanidade. Claro que eles querem saber, isso é uma crueldade”, ele disse.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Apesar da nova declaração, a polícia alemã não divulgou mais informações. O suspeito permanece preso pelo outro crime que cometeu. A polícia portuguesa afirmou à BBC que as provas apresentadas sobre o envolvimento do pedófilo Christian B com o desaparecimento de Madeleine são contundentes e agora também o considera o principal suspeito do caso. A polícia portuguesa tem sido criticada pela lentidão e até ter considerado os pais da criança como os únicos suspeitos do crime. Testemunhas dizem que só foram abordadas sobre Christian B entre um ano e meio ou dois anos atrás, apesar dele ter vivido na área do crime há 13 anos. Christian B é descrito como alguém agressivo e pouco confiável.  Ele teria cometido crimes na Praia da Luz mais ou menos na época em que os McCanns estavam no resort, mas nunca foi investigado até recentemente.

     

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.