Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Papa critica casais que optam por ter pets em vez de filhos

"Desistir de ser mãe ou pai pode tirar um pouco de nossa humanidade", disse o pontífice sobre casais que escolhem animais de estimação

Por Sarah Catherine Seles
6 jan 2022, 13h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na quarta-feira (5), o Papa Francisco fez um apelo durante a Audiência Geral, no Vaticano. Após elogiar a paternidade, ele pediu para que pais e mães adotem crianças, já que “vivemos uma época de orfandade notória”.

    Publicidade

    Para o pontífice, esse é um ato de humanidade e acredita que a escolha dos animais de estimação no lugar de filhos resulta em uma perda de “humanidade”.

    Publicidade

    Leia também: Mãe de pet existe? O termo invisibiliza a sobrecarga das mulheres com filhos

    “Desistir de ser mãe ou pai pode tirar um pouco de nossa humanidade. A sociedade se torna mais velha e sem humanidade porque perdemos a riqueza da maternidade e da paternidade. As nações sofrem com isso”, afirmou.

    Publicidade

    O Papa acredita que esse é um traço do nosso tempo: “Hoje vemos uma forma de egoísmo. Vemos que alguns não querem ter filhos. Às vezes têm um, mas têm cães e gatos que ocupam esse lugar”, disse na primeira audiência geral do ano.

    papa
    (Vatican Pool/Getty Images)

    No discurso, ele pediu ainda que os processos de adoção sejam facilitados pelas instituições, para que os sonhos das crianças que precisam ser adotadas e dos casais que desejam uma família sejam realizados.

    Publicidade

    O Papa argentino criticou ainda a “dramática queda na taxa de natalidade” que é registrada em muitos países do ocidente e convidou as pessoas a terem filhos ou adotá-los.

    “Não é suficiente pôr um filho no mundo para dizer que também somos pais ou mães. Não se nasce pai, se torna. E não se torna pai apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele”, afirmou na ocasião.

    Publicidade

    E finalizou: “Ter um filho é sempre um risco, seja natural, ou adotado. Mas mais arriscado é não ter. Mais arriscado é negar a paternidade, negar a maternidade, seja ela real, ou espiritual”.

    As falas do pontífice repercutiram nas redes sociais, uma parte discorda e a outra concorda com as afirmações. Outros tópicos que cercam o debate foram levantados, como o feminismo, desigualdade social e até mesmo a economia.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Veja alguns comentários:

    Continua após a publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.