Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mulheres humilhadas em aeroporto do Catar entram em processo contra o país

As vítimas foram submetidas a exames ginecológicos invasivos pela segurança do aeroporto, por causa das políticas ultraconservadoras do país

Por Da Redação
16 nov 2021, 11h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um grupo de mulheres entrou com um processo contra as autoridades do Catar após elas serem submetidas a exames ginecológicos invasivos no aeroporto de Doha. De acordo com o informado pelo advogado do grupo nesta segunda-feira (15), as vítimas buscam por uma indenização pelo constrangimento ao qual foram submetidas e que gerou uma crítica de nível internacional.

    Publicidade

    O caso ocorreu no final do ano passado, quando mulheres de 10 voos da Qatar Airways que estavam saindo de Doha foram submetidas a investigações. Na ocasião, as autoridades procuravam a mãe de um bebê recém-nascido que foi abandonado no banheiro.

    Publicidade

    No país, que se classifica como uma monarquia muçulmana ultraconservadora, o sexo e a maternidade fora do casamento são puníveis com prisão.

    A forma invasiva de como as mulheres foram tratadas no incidente gerou indignação internacional e alimentou os temores já existentes sobre o tratamento às mulheres no Catar que, sendo sede da Copa do Mundo em 2022, deve receber milhares de pessoas. 

    Publicidade

    Para enfrentar os danos comerciais e de imagem potencialmente devastadores do incidente, o Catar prometeu garantir a segurança futura das passageiras do sexo feminino.

    Continua após a publicidade

    Como parte das medidas de controle de crise, o primeiro-ministro do emirado ainda apresentou um pedido de desculpas e o oficial de segurança do aeroporto supostamente responsável pela busca foi punido.

    Publicidade

    Apesar do anúncio das medidas, o advogado das vítimas, Damian Sturzaker, disse que as mulheres não foram informadas sobre as melhorias nos procedimentos do aeroporto e que suas tentativas de buscar mediação não tiveram sucesso.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.