Conceição Evaristo para Malala: “Sua luta mostra o poder da escrita”

Malala Yousafzai está no Brasil para falar sobre o poder transformador da educação

A ativista Malala Yousafzai, 20 anos, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, está no Brasil para falar sobre um tema forte na sua trajetória: o poder transformador da educação e da leitura. Promovido pelo Itaú Unibanco, o evento está sendo realizado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e transmitido ao vivo pelo Facebook, YouTube e Twitter do banco.

Além de Malala, foram convidadas para o debate a escritora e vencedora do Prêmio CLAUDIA 2017 Conceição Evaristo, a diretora da Casa do Zezinho e vencedora do Prêmio CLAUDIA 2015 Dagmar Rivieri Garroux e a criadora do Mapa da Educação e finalista do Prêmio CLAUDIA 2017 Tabata Amaral.

A mediação está sendo feita pela jornalista Adriana Carranca, autora do livro Malala, a menina que queria ir para a escola. Na plateia, estão estudantes de escolas públicas e organizações do setor de educação.

“A sua luta tem mais possibilidade de ser partilhada porque você teve a possibilidade da escrita, ela amplia o seu papel”, disse Conceição Evaristo para a ativista. “Sua luta mostra o poder da leitura e da escrita, uma vez que você parte da escrita para partilhar a sua luta”, completou.

Malala contou como dentro da sua casa a relação com a leitura é inversa. Em quanto é esperado que as mães leiam para as filhas, é ela quem lê para sua mãe. “Ela vendeu todos os livros quando tinha 6 anos e não pôde estudar mais. Agora ela está lendo novamente, aprendendo, e eu me sento ao lado dela, é maravilhoso”, relatou.

“Minha mãe é uma das razões para eu continuar lutando pela educação de cada mulher porque ela me lembra todos os dias o quão é importante que as mulheres aprendam a ler e escrever, o quanto isso as empodera”, disse.

FALANDO NISSO…

A votação da 23ª edição do Prêmio CLAUDIA já está aberta! Neste ano, o nosso tema é Educação. Homenagearemos as iniciativas que estão mudando o país a cada dia. Conheça as finalistas e participe!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s