Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Versátil! Dicas de como escolher o colete ideal

A consultora de imagem e estilo Camila Cavalcante entrega dicas valiosas para apostar na peça

Por Raíssa Basílio
4 nov 2023, 11h08

Amamos coletes e já deixamos bem claro aqui em CLAUDIA. A peça, queridinha das passarelas e dos fashionistas, é versátil e atemporal. Os coletes podem ser adaptados para looks casuais combinando-os com roupas do dia a dia, criando um visual moderno e descontraído. Caso você esteja pensando se é um item que orna com seu estilo, possivelmente, a resposta é sim! Para entender qual é o seu colete ideal, consultamos Camila Cavalcante, especialista em imagem e estilo e fundadora da Escola de Moda Cá Cavalcante.

Dicas de como escolher o colete ideal
Aquele combo de jeans com jeans (@greceghanem/Instagram)

A versatilidade do colete em diferentes climas

O colete é uma peça altamente versátil que se encaixa perfeitamente no guarda-roupa das brasileiras por várias razões, garante Camila Cavalcante. Em um clima tropical, o colete pode substituir casacos mais pesados, tornando-se uma terceira peça leve e estilosa.

Os coletes de alfaiataria são ideais para substituir os blazers em ambientes formais, enquanto os jeans agregam um toque de despojado semelhante ao das jaquetas jeans. Você pode usá-los como sobreposição ou peça única!

Continua após a publicidade
Dicas de como escolher o colete ideal
Sobreposição de colete com blazer (@bysaher/Instagram)

Como escolher o modelo de colete ideal?

Existem vários tipos de coletes, cada um com seu próprio estilo. Os de alfaiataria, que transitam entre o chique e o moderno; os jeans, que são perfeitos para um visual despojado; os acolchoados, ótimos para o inverno; de couro, com uma pegada mais rocker, e muito mais!

“O segredo para escolher peças com o estilo certo para cada finalidade é sempre respeitar o seu estilo de vida e gosto pessoal, pois é isso que vai garantir que todas as peças do seu guarda-roupa conversem entre si”, indica a consultora.

Continua após a publicidade

“Buscar referências de estilo externas são boas maneiras para trazer inspiração. Mas o que deve prevalecer sempre quando falamos de estilo é respeitar seu gosto pessoal e seu estilo de vida, afinal moda é o que está disponível no mercado e estilo é a forma como você usa e dá vida a essas peças.”

Dicas de como escolher o colete ideal
Blazer de alfaiataria com calça de sarja (@greceghanem/Instagram)

Os coletes frequentemente associados aos conjuntos de alfaiataria podem ser facilmente incorporados em roupas casuais e descontraídas para um visual cotidiano.

Continua após a publicidade

“O conceito hi-lo, que consiste em combinar peças básicas e casuais com peças formais, é algo bem atual do universo da moda que pode trazer um ar mais moderno e descontraído para as peças de alfaiataria e tirar o ar de ‘look de escritório'”, completa a consultora.

Quer um exemplo? Apostar em um colete de alfaiataria com calça jeans e tênis. Ela diz que esse combo “automaticamente valoriza os looks básicos do dia a dia”.

Para escolher o estilo certo de colete com base na estrutura corporal e preferências pessoais, você precisar ter em mente que os mais alongados são os mais democráticos, pois valorizam e alongam todos os biotipos.

Continua após a publicidade
Dicas de como escolher o colete ideal
Colete estampado com camisa (@eveisavocato/Instagram)

“Tendo em vista toda essa diversidade, o que eu acredito ser o poder especial dos coletes é a capacidade de dar uma cara nova para as peças que já temos no nosso guarda-roupa, por meio da criação de camadas”, completa a especialista.

E quanto aos tecidos?

No clima brasileiro, os coletes de fibras naturais, como algodão e linho, são ideais para regiões quentes, enquanto os de lã batida e suede são mais adequados para regiões mais frias.

Continua após a publicidade

No entanto, os coletes também podem ser usados em climas amenos, servindo como uma forma de tornar os looks mais elaborados, seja no verão ou no inverno.

Dicas de como escolher o colete ideal
Combinadinho: colete e calça de alfaiataria (@brisprings/Instagram)

Independente da estação do ano, com essas dicas você pode procurar o modelo de colete que mais se adequa ao seu estilo e usar em diferentes ocasiões, explorando sempre sobreposições e criatividade. Bora usar um coletinho?!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.