PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Alambique Fantasia de Foz: enaltecendo a cachaça, marca estreia no SPFW

Entre trançados e bordados ancestrais, Antonio Castro alavanca a cultura manual de artesãos nordestinos

Por Sarah Brito
Atualizado em 10 nov 2023, 10h21 - Publicado em 9 nov 2023, 17h19
Associando levaza e ancestralidade, FOZ adentra a jornada de SPFW com muita segurança e destaque ao artesanato (Instagram @spfw/Reprodução)
Continua após publicidade

Enaltecendo a riqueza de trabalhos manuais e de técnicas de bordados ancestrais, a marca FOZ fez a sua estreia e abertura do segundo dia de SPFW na manhã desta quinta-feira (09), ao contar com a brasilidade de um dos produtos essenciais para o nosso país: a cana-de-açúcar.

Destacando a leveza em uma modelagem descomplicada e com tecidos naturais, a coleção Alambique Fantasia, idealizada pelo estilista alagoano Antonio Castro, não deixa a desejar ao contar a história de versatilidade da cana, da cachaça e de tudo o que elas representam para nossa cultura.

Presente em boa parte de seus trabalhos ao longo dos anos, assim como em suas últimas coleções, a renda de filé e outras técnicas de artesanato compõe a visão de Antonio ao agregar seu destaque no âmbito da moda à desenvoltura matriarcal de mulheres integrantes de um dos principais institutos de artesãs do nordeste, o INBORDAL.

SPFW-FOZ-segundo-dia-moda-nordeste-Bordado-Filé-Antonio-Castro
Tecidos naturais e destaque para os bordados livres com técnicas desenvolvidas por artesãs integrantes do Instituto de Bordado Filé em Alagoas (Instagram @spfw/Reprodução)

“Minha paixão sempre foi trabalhar com artesanato. A minha formação é em moda, porém acabei decidindo trabalhar com design de produto porque eu queria trabalhar com o artesanato. Trazer isso para a FOZ é voltar os olhos da moda para este tipo de arte, pois fazer artesanato oferece um reencontro com o meu fazer original”, destaca o estilista, momentos antes do desfile. 

Continua após a publicidade

Agregando ainda mais a identidade plural e característica de FOZ, Castro convidou um dos destaque da arte contemporânea recifense, o pintor e artesão Getúlio Maurício, para aprimorar a relevância simbólica da cultura regional nordestina, em peças que fecharam a sua apresentação.

bordado-filé-SPFW-FOZ-Antonio-Castro
Chápeus e muita arte manual marcaram a estreia de FOZ na 56ª edição do SPFW (Instagram @spfw/Reprodução)

“Trabalhar com Getúlio foi um sonho e acredito que foi o trabalho mais horizontal que nós, da FOZ, já fizemos. Ele domina muito bem o que é a identidade presente em seu trabalho, criando uma tela inspirada em nossa coleção, respeitando, acima de tudo, a minha e a sua criatividade”, conta.

Continua após a publicidade
FOZ-SPFW-Getúlio-Maurício-Antonio-Castro
Estampa criada a partir de tela idealizada por Getúlio Maurício destaca-se entre um dos pontos mais altos da estreia de FOZ na SPFW (Instagram @spfw/Reprodução)

Rebuscando em técnicas que merecem destaque, a marca FOZ desembarca e brinda a edição 56 do SPFW com muita relevância ancestral, leveza e fluidez, provando que sua bagagem criativa são potências culturais para o nosso país.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.