Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Presente dado a príncipe George pode gerar tensão entre países

Fóssil presenteado pelo naturalista David Attenborough foi retirado de Malta, que se manifestou sobre artefato

Por Da Redação
28 set 2020, 18h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Poderia uma lembrancinha causar rusgas entre duas nações? Espera-se que não, mas a possibilidade paira no ar após a visita do naturalista britânico David Attenborough à família de Kate Middleton e William no último final de semana.

    Publicidade

    Isso porque o visitante presenteou o pequeno George com um fóssil do dente de um tubarão pré-histórico, um artefato encontrado pelo próprio ambientalista em suas férias em Malta há mais de 50 anos. O gesto amigável, contudo, não foi bem recebido no país de origem do fóssil e que até 1964 era colônia britânica.

    Publicidade
    (@kensingtonroyal/Instagram)

    José Herrera, ministro da cultura maltês, declarou que irá investigar se o dente deve ser devolvido para a ilha de onde foi originalmente escavado. Acredita-se que o artefato, encontrado incrustado em calcário amarelo, tenha aproximadamente 23 milhões de anos e pertencia ao megalodonte, uma espécie de tubarão gigante, hoje extinta, que podia atingir 16 metros de comprimento.

    (@kensingtonroyal/Instagram)

    Questionado pelo jornal Times of Malta sobre planos de adicionar o fóssil à coleção de patrimônio da nação, o ministro disse que iria dar o pontapé inicial. “Existem alguns artefatos que são importantes para o patrimônio natural maltês, que acabaram no exterior e merecem ser recuperados”, afirmou Herrera. “Nós, com razão, damos muita atenção aos artefatos históricos e artísticos. Contudo, nem sempre é o caso de nossa história natural. Estou determinado a conduzir uma mudança.”

    Publicidade

    Enquadrados na definição de patrimônio cultural como um “objeto móvel ou imóvel de importância geológica”, os fósseis, de acordo com a Lei do Patrimônio Cultural de 2002, têm sua remoção ou escavação proibida, informou o jornal. De acordo com The Guardian, o Palácio de Kensington não se pronunciou sobre a questão.

    O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.