Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

5 farinhas que deixam seu cardápio mais saudável

Elas ajudam a controlar a fome, combatem a prisão de ventre e, consequentemente, ajudam a emagrecer

Por Fernanda Cury (colaboradora)
Atualizado em 21 jan 2020, 22h22 - Publicado em 25 Maio 2015, 08h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Thinkstock/Getty Images (/)

    Riquíssimas em fibras, as farinhas de linhaça, de berinjela, de banana verde, de maracujá e de uva são consideradas funcionais por serem capazes de oferecer diversos benefícios à saúde, entre eles diminuir os níveis de colesterol no sangue e melhorar o funcionamento do intestino. Isso, somado ao fato de aumentarem a saciedade, faz delas verdadeiras aliadas na perda de peso. Ao incluí-las no dia a dia, é possível perder até 4 kg em um mês, segundo a nutricionista Liane Buchman, de São Paulo. “Elas ainda são prebióticas, ou seja, estimulam o crescimento de bactérias que ajudam a deixar a flora intestinal mais saudável”, completa. O resultado? Fim da prisão de ventre e sistema imunológico turbinado! Vai resistir?

    Publicidade

    Como consumir?

    Essas farinhas são versáteis. Você pode colocá-las em sucos, receitas de pães e bolos, salpicá-las em frutas, saladas, sopas ou até mesmo misturá-las diretamente na água. O ideal é consumir 2 ou 3 colheres (sopa) por dia. Apesar de benéficas, em excesso elas podem prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e até provocar prisão de ventre, principalmente se você não se hidratar corretamente. Por isso, tome bastante água! “Esses alimentos devem complementar a dieta, nunca servir como substitutos de frutas, legumes e verduras, já que não oferecem as quantidades adequadas de vitaminas e minerais quando comparados aos alimentos in natura”, alerta Liane.

    Publicidade

    Farinha de uva

    Ativa a circulação, por isso é uma boa aliada no combate à celulite. Pelo mesmo motivo, reduz os riscos de varizes. Também ajuda a baixar o colesterol. Além disso, é fonte de catequinas, substância antioxidante que contribui para a saúde cardiovascular e retarda o envelhecimento.

    Farinha de maracujá

    Rica em pectina, ela prolonga a sensação de saciedade, evitando que você exagere na próxima refeição. Além disso, reduz aquela vontade louca de “beliscar”. Ainda diminui os níveis de açúcar no sangue, dificulta a absorção de carboidratos e gorduras e facilita a eliminação de toxinas.

    Publicidade

    Farinha de banana verde

    Fonte de amido resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o nosso organismo, pois evita picos de glicose no sangue, controla a fome fora de hora e melhora a digestão. As fibras ainda evitam a prisão de ventre e controlam o colesterol. A imunidade também agradece!

    Continua após a publicidade

    Farinha de berinjela

    Diminui as taxas de colesterol no sangue, o que contribui para a prevenção de doenças no coração. Também é rica em antioxidantes e, assim como outras farinhas alimentares, possui fibras que aumentam a saciedade. Outro benefício: melhora os sintomas de quem tem artrite e reumatismo.

    Publicidade

    Farinha de linhaça

    É muito rica em ômega 3, um tipo de gordura conhecido por sua ação antioxidante e por ser capaz de prevenir doenças cardiovasculares. “Auxilia no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, evitando que você sinta fome antes da hora”, explica Liane.

    Confira a sugestão de cardápio:

    Publicidade

    OPÇÃO 1

    Café da manhã

    Lanche da manhã

    Publicidade

    Almoço

    Lanche da tarde

    Jantar

    Ceia

    OPÇÃO 2

    Café da manhã

    Lanche da manhã

    Publicidade

    Almoço

    Lanche da tarde

    Jantar

    Ceia

    Biscoitinho de farinha de uva

    Ingredientes

    Modo de preparo

    Misture todos os ingredientes com uma colher de pau. Faça bolinhas e achate-as. Coloque-as numa assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por cerca de 15 minutos.

    Dica: você pode trocar as farinhas sugeridas por qualquer uma das cinco acima.

    O cardápio acima é apenas uma sugestão. O plano alimentar deve ser individualizado e é essencial consultar um profissional. Vale lembrar ainda que a perda de peso varia de acordo com o organismo de cada um. além disso, pessoas com diabetes, pressão alta e problemas no coração devem consultar um médico antes de começar qualquer dieta.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 14,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.