Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Outubro Rosa: Revista em casa por 10,99

Magenta, lavanda, alaranjado: as cores que são tendência para 2023

Para este ano, a Pantone divulga a tão esperada cor do ano e aposta na força de um vermelho vívido

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 dez 2022, 09h36
Viva Magenta é a cor do ano de 2023 da Pantone
Viva Magenta é a cor do ano de 2023 da Pantone (| Foto: Pantone/Divulgação)
Continua após publicidade

Todos os anos, o mercado de arte, moda, decoração e design espera ansioso pelos anúncios de cores do ano. A mais esperada de todas as revelações, a Pantone acaba de divulgar seu novo tom de destaque: Viva Magenta é a cor de 2023.

Diferentemente de anos anteriores em que a marca apostou em tons mais sóbrios, neutros e até acinzentados, este ano a empresa aclamada por ditar tendências aposta num tom extremamente vibrante. “É um novo vermelho vívido, que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão, sem restrições”, diz o comunicado liberado pela Pantone na quinta-feira (1).

Em contrapartida, outras empresas que lideram pesquisas voltadas para tendências em diferentes setores se direcionam para o lado da sobriedade. “Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Este ano, nossas cores refletem cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, madeirados e rosas florais”, ressalta Juliana Zaponi, Gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel América Latina.

Já a WGSN, famoso nome de previsão de tendências, aposta num tom moderno de lavanda para 2023. A empresa acredita que as pessoas estarão voltadas para o autocuidado, e que esse tom reflete essa atenção às práticas de bem-estar. “O aspecto sinestésico desta cor a torna ideal para rituais de autocuidado, práticas terapêuticas e produtos de bem-estar. Esse tom de roxo também será essencial para eletrônicos, bem-estar digital, iluminação voltada para a qualidade de vida e artigos para a casa”, diz o anúncio feito pela empresa.

Confira as principais tendências de cores para 2023:

Pantone: Viva Magenta

Viva Magenta é a cor do ano de 2023 da Pantone
Viva Magenta é a cor do ano de 2023 da Pantone (| Foto: Pantone/Reprodução)

A tão esperada Cor do Ano da Pantone é Viva Magenta 18-1750: um tom vibrante, que emana energia e vigor. Segundo a marca, o tom foi escolhido por refletir um sentimento de poder e empoderamento. “É um novo vermelho vívido, que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão, sem restrições. É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos”, define a empresa no comunicado oficial do lançamento de sua cor para 2023.

Continua após a publicidade

“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. A Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute.

No ano passado, a marca elegeu como destaque a cor Very Peri, um tom de violeta alegre e caloroso que, segundo a marca, vinha para estimular a criatividade e a inventividade em tempos de transformação.

WGSN: Digital Lavender

Digital Lavender é a cor de 2023 eleita pela WGSN
A WGSN aposta no Digital Lavender para trazer sensação de estabilidade e equilíbrio para 2023 (| Foto: WGSN/Divulgação)

O Digital Lavender, um tom suave de roxo, foi definido como a cor do ano de 2013 em uma pesquisa feita em colaboração pelo sistema de guia de cores Coloro e pela WGSN, plataforma de previsão de tendências.

Para a WGSN, o roxo retorna como uma cor-chave para 2023, representando bem-estar e escapismo. Segundo a empresa, a cor se conecta com o foco no bem-estar, oferecendo uma sensação de estabilidade e equilíbrio. “Pesquisas indicam que cores com menores comprimentos de onda, como o Digital Lavender, evocam calma e serenidade. Já inserida na cultura digital, essa cor deverá permitir a convergência entre os mundos físico e virtual”, informa a marca.

Continua após a publicidade

Outro motivo pela escolha do tom de lavanda, segundo a pesquisa da empresa, é que o Digital Lavender é uma cor gênero-inclusiva já estabelecida no mercado jovem e espera-se que isso se amplie para todas as categorias de moda em 2023.

Suvinil: Calcita Alaranjada

Calcita Alaranjada é a Cor do ano 2023 Suvinil
Calcita Alaranjada, a cor de 2023 da Suvinil, foi inspirada no mineral homônimo e surge em uma nova versão de tinta, com pigmentação 100% mineral (| Foto: André Klotz @andreklotz/Assistente de fotografia: Victor Frezza @victorfrezza/Divulgação)

Uma coloração cheia de vivacidade foi a escolha da Suvinil para sua cor de 2023. De nome amigável, a Calcita Alaranjada foi inspirada no mineral homônimo. Trata-se de um laranja terroso e energético, que traz o conforto característico dos tons terrosos. Depois de Eclipse, a cor de 2022, um verde cítrico e amarelado que simbolizou a fusão entre universos naturais, digitais e surreais; e Meia-Luzcor de 2021, um rosa avioletado inspirado no pôr-do-sol que vimos pelas janelas durante os dias mais intensos da pandemia, agora a Suvinil aposta na energia de uma cor que acredita trazer otimismo e segurança.

Junto da cor do ano, a Suvinil lança a tinta em versão inédita, com pigmentação 100% mineral, em uma edição limitada. A linha Cores da Terra é um produto feito de uma combinação de argilas, dispensando o uso de pigmentos sintéticos em sua composição.

Coral: Silêncio de Inverno

Silêncio de Inverno é o tom esverdeado escolhido pela Coral para 2023
Silêncio de Inverno é o tom esverdeado escolhido pela Coral para 2023 (| Foto: Coral/Divulgação)
Continua após a publicidade

Um esverdeado claro e terroso entitulado Silêncio de Inverno foi a escolha da Coral para 2023. Segundo a marca, a intenção da escolha foi por uma cor que representasse sentimentos positivos, naturais e energia. A cor eleita surgiu do estudo internacional de tendências de cores da AkzoNobel, chamado Colour Futures.

Juliana Zaponi, Gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel América Latina, explica que o time de experts em cores do Centro de Estética Global em Amsterdã coordena a análise de tendências de cores, a pesquisa de cores e a direção de arte da companhia. “Reunimos um grupo de experts em tendências internacionais para garantir a máxima qualidade do nosso trabalho para que nossa escolha esteja em sintonia com o momento que vivemos”, reitera.

Sherwin-Williams: Meu Caminho SW 9081

A Sherwin-Williams: elegeu o tom Meu Caminho como sua cor do ano
A Sherwin-Williams: elegeu o tom Meu Caminho como sua cor do ano (| Foto: Sherwin-Williams/Divulgação)

A Sherwin-Williams elegeu a Meu Caminho SW 9081 como a sua cor do ano. O tom de rosa escolhido traz um toque bem neutro e acinzentado. “Meu Caminho foi inspirado pela ideia de encontrar a beleza além de nós mesmos. É um tom contemplativo que convida à compaixão e à conexão em qualquer espaço”, diz Patrícia Fecci, gerente de Marketing para Serviços de Cor&Design das tintas Sherwin- Williams. “A cor é uma escolha natural para quem procura um neutro quente e acolhedor em interiores e exteriores.”

Com o tom de ares relaxantes, a marca aposta na ascensão dos tons neutros e na escolha dele para os mais diversos ambientes da casa. A cor rosada é uma boa aposta para quem quer trazer um ar acolhedor para a casa e investir em tons mais sóbrios, mas sem cair na monotonia.

Continua após a publicidade

Lukscolor: Carmen

Carmen, um tom terroso, é a cor do ano da Lukscolor
Carmen, um tom terroso, é a cor do ano da Lukscolor (| Foto: Lukscolor/Divulgação)

A Lukscolor apresenta como tom do ano a LKS 1059 – Carmen. Um tom terroso como toda a paleta apresentada pela marca para 2023. A intenção da marca era trazer um tom remetesse às raízes, à natureza e à brasilidade.  

“A pandemia do coronavírus amplificou a nossa necessidade de estarmos voltados para dentro de nossos lares”, afirma a marca. “Ao mesmo tempo, o mundo vislumbra a importância de preservarmos as nossas raízes, nossas origens e nosso futuro”, completa. Sendo assim, a cor indicada pela Lukscolor vai de encontro a esse movimento, celebrando a força da terra.

Impress Decor: Zaha

Zaha, um tom de vermelho intenso, é a escolha de cor do ano da Impress Decor
Zaha, um tom de vermelho intenso, é a escolha de cor do ano da Impress Decor (| Foto: Impress Decor/Divulgação)

A Impress Decor Brasil elegeu a Zaha como a cor de 2023. A marca, que é referência no desenvolvimento e produção de superfícies decorativas para a indústria de painéis, móveis e pisos, elegeu um tom que, segundo a marca, propõe um novo olhar otimista e capaz de superar as adversidades, expressadas nessa tonalidade potente que estimula a criatividade sem preconceitos ou padrões preestabelecidos.

Continua após a publicidade

Em um tom de vermelho com fundo rosa, Zaha foge das tendências dos últimos anos, que priorizaram tons pastel, neutros e brandos. “É da essência do ser humano o anseio de superar, e a força presente na cor Zaha é reflexo do período repleto de incertezas que atravessamos. Chegou o momento de sair da inércia, de ter coragem, de experimentar novas sensações, de mostrar nossa personalidade”, comenta Alexandre Chiquiloff, gerente de design e produto da Impress Decor Brasil.

Desde 2018, a empresa investe em pesquisas para identificar cores que podem se tornar um norte para a criação das principais tendências mundiais em design, moda e outros segmentos do mercado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.