Aprenda a fazer pizza caseira, da massa ao recheio!
Substitua o tradicional almoço de domingo do Dia dos Pais por uma original pizzada feita em casa
Desde que se tornou pai, há dois anos, o chef argentino Luciano Nardelli (que aparece abaixo, com o filho) prepara o almoço de Martín, 2 anos, antes de ir para o trabalho. “Deixo tudo prontinho. Costumo variar entre peixe, frango e carne vermelha, com acompanhamentos simples, mas saborosos”, conta. Às quartas-feiras e aos sábados, seus dias de folga, o tempo é todo dedicado ao pequeno.
“Martín chegou na hora certa. Antes, não conseguiria administrar essa rotina tão bem”, afirma, referindo-se à vida agitada que levava quando era o responsável pela cozinha dos restaurantes Rubayat e, depois, do Riviera Bar (aberto pelo amigo e chef Alex Atala), badalados endereços em São Paulo. A mudança veio ao investir em uma pizzaria no bairro paulistano da Vila Madalena, reduto de pontos descolados, ao lado de outros dois sócios, Carlos Verna e Arthur Hirsch.
Deu tão certo que, poucos meses após a inauguração, em 2015, a Carlos Pizza recebeu, de VEJA COMER&BEBER, o título de melhor pizzaria da cidade. Para se destacarem num mercado tão competitivo, os sócios buscaram em Nápoles, na Itália, a inspiração para o formato individual do disco (de 27 centímetros de diâmetro), assado no forno a lenha, e em Nova York, o ar descontraído do salão pequeno e bem decorado.
Convidamos Luccho, como o chef é conhecido, para criar um cardápio especial para o Dia dos Pais. Pode até pedir ajuda aos pequenos – aqui, Martín pôs a mão na massa!
Entre no clima
Verde, cinza e âmbar dão o tom da decoração. Tábuas e troncos diferentes dispensam jogos americanos ou sousplats, e um mix de garrafas e frascos de farmácia antigos compõe o centro de mesa. Os arranjos florais, assinados pela floricultura paulistana Acorda, Margarida!, misturam folhagens a espécies imponentes, como celósia e repolho ornamental.
Os talheres de prata foram amarrados com um cordão de couro (encontrado em armarinhos). A caixa de madeira para vinho faz as vezes de vaso, preenchida com potes de vidro (que ficam ocultos) com flores.
Menu planejado
Deliciosas entradas, como a abóbora com mascarpone e a cebola com dois queijos, abrandam o apetite. A massa com aliche também funciona com aperitivo – até mesmo sozinha.
Para as pizzas, o chef sugere compor um cardápio com um sabor clássico, como mussarela, um com legume ou verdura (como a de escarola com nozes) e outro com algum embutido (como a de peperone e parmesão, finalizada com erva-doce). “Calcule meia pizza de tamanho tradicional por pessoa”, garante Luccho, que modelou as massas em diferentes formatos especialmente para a ocasião.
Tudo simples
Se não tiver forno a lenha, use a fôrma de pedra-sabão. Ela concentra o calor e assa a massa rapidamente no interior do forno comum. Pode ser usada também para servir. Além de linda, mantém o alimento aquecido.
Para a sobremesa, reserve espaço para a doçura do creme de chocolate, releitura do brigadeiro de colher, e das frutas assadas com sorvete de creme: basta polvilhar açúcar sobre elas e levar ao forno alto. “Evite cortá-las em pedaços pequenos para que não desmanchem”, alerta Luccho.
Pizza marguerita clássica
Aperitivos: cebola com dois queijos e abóbora com mascarpone
Pizza de peperone e erva-doce
Pizza de escarola
Texto Beatriz Koch | Fotos Nani Rodrigues | Produção Luana Prade
Produção: Tábua de pedra e copinhos de vidro, Utilplast; prato, bowls e potinhos de cerâmica, Olaria Paulistana; garrafas, Embavidro; arranjo de flores, Acorda, Margarida! Flowershop; prato de prata (na foto do creme de chocolate), Ideia Única; colherinhas de prata e talheres de servir (na foto das frutas assadas), Minha Avó Tinha/Na página ao lado Bandejas de ferro preta e com tampo de madeira, Ella Arts; tábuas de madeira e suporte de ferro, D.Filipa; bowl (com a cebola), Olaria Paulistana; panelinha de ferro, Staub; potes de vidro (com as azeitonas) e pá de pizza, Utilplast; colher e faca de prata envelhecida, Minha Avó Tinha; bowls de vidro e demais talheres, Presentes Mickey; bandeirinhas de lousa, prato e taças, Ideia Única; guardanapo, Table4us; mesa, Ethnix; arranjos de flores, Acorda, Margarida! Flowershop; garrafas (no centro da mesa), Embavidro; tábuas de madeira, Ella Arts (ao fundo, na foto da mesa), Casa Canela (no centro da mesa); tronco (na mesa) e tábua (no canto dos utensílios), Utilplast; pratos, taças verde e transparente, Ideia Única; copo do tipo americano, Corporação de Ofícios; faqueiro de prata e potes para mantimentos, Asa Selection, na Presentes Mickey; bowls verde, D.Filipa; guardanapo, Table4us; caixa de madeira para vinho (com as flores), Winepro; potes para mantimentos, Asa Selection; tábua de madeira, Ella Arts; bowls e pratos, Olaria Paulistana; cesto (com os tomates), Corporação de Ofícios.