CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Aprenda a fazer pizza caseira, da massa ao recheio!

Substitua o tradicional almoço de domingo do Dia dos Pais por uma original pizzada feita em casa

Por Beatriz Koch Atualizado em 7 jul 2021, 15h11 - Publicado em 1 ago 2016, 10h00

Desde que se tornou pai, há dois anos, o chef argentino Luciano Nardelli (que aparece abaixo, com o filho) prepara o almoço de Martín, 2 anos, antes de ir para o trabalho. “Deixo tudo prontinho. Costumo variar entre peixe, frango e carne vermelha, com acompanhamentos simples, mas saborosos”, conta. Às quartas-feiras e aos sábados, seus dias de folga, o tempo é todo dedicado ao pequeno.

Receber - Carlos Pizza
o chef argentino Luciano Nardelli com o filho Martín | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

“Martín chegou na hora certa. Antes, não conseguiria administrar essa rotina tão bem”, afirma, referindo-se à vida agitada que levava quando era o responsável pela cozinha dos restaurantes Rubayat e, depois, do Riviera Bar (aberto pelo amigo e chef Alex Atala), badalados endereços em São Paulo. A mudança veio ao investir em uma pizzaria no bairro paulistano da Vila Madalena, reduto de pontos descolados, ao lado de outros dois sócios, Carlos Verna e Arthur Hirsch.

Receber - Carlos Pizza
Filha de Arthur Hirsch, um dos sócios da Carlos Pizza, Mia, 5 anos, segura uma bandeja de metal pintada com tinta que reproduz o efeito de lousa: a mensagem pode mudar de acordo com o tema da ocasião | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Deu tão certo que, poucos meses após a inauguração, em 2015, a Carlos Pizza recebeu, de VEJA COMER&BEBER, o título de melhor pizzaria da cidade. Para se destacarem num mercado tão competitivo, os sócios buscaram em Nápoles, na Itália, a inspiração para o formato individual do disco (de 27 centímetros de diâmetro), assado no forno a lenha, e em Nova York, o ar descontraído do salão pequeno e bem decorado.

Receber - Carlos Pizza
Apelidada de Marguerita da Casa, é a mais pedida pela clientela da Carlos Pizza. Azeitona preta, orégano fresco e parmesão foram os ingredientes acrescidos à receita tradicional italiana – que leva apenas molho de tomate, mussarela de búfala e manjericão. “Prefira a azeitona preta à verde. É mais macia e vistosa”, sugere o chef Nardelli | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Convidamos Luccho, como o chef é conhecido, para criar um cardápio especial para o Dia dos Pais. Pode até pedir ajuda aos pequenos – aqui, Martín pôs a mão na massa!

Entre no clima

Receber - Carlos Pizza
Ramos de manjerona dão charme aos guardanapos de gaze de linho. Reproduza esta dobradura em casa: una as pontas opostas do tecido, formando um triângulo, e enrole pelo lado maior. Junte as duas pontas e dê um nó | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Verde, cinza e âmbar dão o tom da decoração. Tábuas e troncos diferentes dispensam jogos americanos ou sousplats, e um mix de garrafas e frascos de farmácia antigos compõe o centro de mesa. Os arranjos florais, assinados pela floricultura paulistana Acorda, Margarida!, misturam folhagens a espécies imponentes, como celósia e repolho ornamental.

Receber - Carlos Pizza
| Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA
Receber - Carlos Pizza
| Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Os talheres de prata foram amarrados com um cordão de couro (encontrado em armarinhos). A caixa de madeira para vinho faz as vezes de vaso, preenchida com potes de vidro (que ficam ocultos) com flores.

Receber - Carlos Pizza
Deixe temperos extras à disposição para cada um incrementar sua pizza como desejar. No mesmo cantinho, três tipos de azeitona (a partir da esquerda, azapa, gordal e preta miúda), em potes, para beliscar | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Menu planejado

Deliciosas entradas, como a abóbora com mascarpone e a cebola com dois queijos, abrandam o apetite. A massa com aliche também funciona com aperitivo – até mesmo sozinha.

Receber - Carlos Pizza
Abóbora com mascarpone, cebola com dois queijos e massa com aliche | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Para as pizzas, o chef sugere compor um cardápio com um sabor clássico, como mussarela, um com legume ou verdura (como a de escarola com nozes) e outro com algum embutido (como a de peperone e parmesão, finalizada com erva-doce). “Calcule meia pizza de tamanho tradicional por pessoa”, garante Luccho, que modelou as massas em diferentes formatos especialmente para a ocasião.

Continua após a publicidade

Tudo simples

Se não tiver forno a lenha, use a fôrma de pedra-sabão. Ela concentra o calor e assa a massa rapidamente no interior do forno comum. Pode ser usada também para servir. Além de linda, mantém o alimento aquecido.

Para a sobremesa, reserve espaço para a doçura do creme de chocolate, releitura do brigadeiro de colher, e das frutas assadas com sorvete de creme: basta polvilhar açúcar sobre elas e levar ao forno alto. “Evite cortá-las em pedaços pequenos para que não desmanchem”, alerta Luccho.

Pizza marguerita clássica

Pizza de marguerita clássica
Nani Rodrigues/CLAUDIA

Aperitivos: cebola com dois queijosabóbora com mascarpone

Receber - Carlos Pizza
Abóbora com mascarpone, cebola com dois queijos e massa com aliche | Foto: Nani Rodrigues/CLAUDIA

Pizza de peperone e erva-doce

Pizza de peperone e erva-doce
Nani Rodrigues/CLAUDIA

Pizza de escarola

Receber - Carlos Pizza

 

Texto Beatriz Koch | Fotos Nani Rodrigues | Produção Luana Prade

Produção: Tábua de pedra e copinhos de vidro, Utilplast; prato, bowls e potinhos de cerâmica, Olaria Paulistana; garrafas, Embavidro; arranjo de flores, Acorda, Margarida! Flowershop; prato de prata (na foto do creme de chocolate), Ideia Única; colherinhas de prata e talheres de servir (na foto das frutas assadas), Minha Avó Tinha/Na página ao lado Bandejas de ferro preta e com tampo de madeira, Ella Arts; tábuas de madeira e suporte de ferro, D.Filipa; bowl (com a cebola), Olaria Paulistana; panelinha de ferro, Staub; potes de vidro (com as azeitonas) e pá de pizza, Utilplast; colher e faca de prata envelhecida, Minha Avó Tinha; bowls de vidro e demais talheres, Presentes Mickey; bandeirinhas de lousa, prato e taças, Ideia Única; guardanapo, Table4us; mesa, Ethnix; arranjos de flores, Acorda, Margarida! Flowershop; garrafas (no centro da mesa), Embavidro; tábuas de madeira, Ella Arts (ao fundo, na foto da mesa), Casa Canela (no centro da mesa); tronco (na mesa) e tábua (no canto dos utensílios), Utilplast; pratos, taças verde e transparente, Ideia Única; copo do tipo americano, Corporação de Ofícios; faqueiro de prata e potes para mantimentos, Asa Selection, na Presentes Mickey; bowls verde, D.Filipa; guardanapo, Table4us; caixa de madeira para vinho (com as flores), Winepro; potes para mantimentos, Asa Selection; tábua de madeira, Ella Arts; bowls e pratos, Olaria Paulistana; cesto (com os tomates), Corporação de Ofícios.

  •  

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade