Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Receita de Cataplana é perfeita para quem ama frutos do mar

Restaurante ensina o passo a passo dessa típica receita portuguesa perfeita para uma refeição especial

Por Da Redação
28 Maio 2024, 09h00

Considerada uma uma peça icônica da gastronomia de Portugal, a cataplana é bastante apreciada pelos amantes da boa comida. E é por isso, inclusive, que o utensílio dá nome a uma tradicional receita com frutos do mar.

O que é Cataplana?

A cataplana é um utensílio de cozinha tradicional português, muito comum na região do Algarve. Trata-se de uma espécie de panela de cobre ou aço inoxidável, com formato de uma concha, que se fecha hermeticamente com uma dobradiça.

Esse tipo de panela é utilizada para cozinhar pratos típicos da culinária portuguesa, como mariscos, peixes, carnes e legumes. O seu design especial permite que os alimentos sejam cozinhados no próprio vapor, mantendo assim todos os sabores e nutrientes.

A diferença entre cataplana e paella

A principal diferença entre a receita de cataplana e a de paella está nos ingredientes e na forma de preparo.

  • A cataplana é um prato típico português, geralmente feito com frutos do mar, carnes, legumes e temperos, cozidos no vapor dentro da panela de cobre ou aço inoxidável.
  • Já a paella é um prato espanhol à base de arroz, geralmente preparado com frutos do mar, frango, coelho, legumes e açafrão, cozido em uma paellera (panela rasa e larga). Ambos são deliciosos, mas têm suas próprias características e sabores únicos.

A seguir, o Restaurante Atlântico, do Casa Grande Hotel, localizado no Guarujá (SP), ensina o passo a passo para fazer uma receita bem especial de Cataplana de Frutos do Mar, perfeita para servir um final de semana. Confira:

Receita de Cataplana

Prato com arroz de frutos do mar e taças ao lado
Quem ensina a receita é o Restaurante Atlântico do Casa Grande Hotel (Stefanie Baeskau/Pexels)

*Receita cedida pelo Restaurante Atlântico do Casa Grande Hotel
Rendimento: 2 pessoas

Continua após a publicidade

Ingredientes
20g de gengibre cortado em lâminas
1/3 maço de capim-limão cortado em pequenos bastonetes
50g de vôngole com casca
50g de camarão 50/55 com casca, sem cabeça, eviscerado
50g de lagostim com casca, cortado ao meio
100g de mexilhões com casca
80g de polvo cortado em pedaços de 4,5cm
80g de batatas novas inteiras
80g de anéis de 1 lula inteira
60g de filé de abadejo, cortado em cubos de 5cm
30g de limão-taiti
1 colher (chá) de sal
1 colher de (chá) de pimenta-preta
70 ml de azeite extravirgem
50g de alho picado
80g de corações de alcachofra cortadas ao meio
30 ml de vinho branco seco
20g de salsinha
20g de coentro
Acompanhamento
80g de arroz branco
10 ml de azeite
10g de alho
1/2 de folha de alga nori picada
1/2 maço de nirá picado

Modo de preparo
Prepare o fundo para a cataplana: Separe em uma panela, 200 ml de água. Adicione o gengibre, o capim-limão e acrescente as cascas do vôngole, camarão, lagostim. Separe metade dos mexilhões, retire a casca e acrescente ao fundo. Acrescente também o polvo e as batatas. Leve a fervura em fogo baixo e deixa o caldo reduzir pela metade, ou seja, 100 ml. Reserve.

Pré-preparo dos frutos do mar: Tempere o polvo, lula, mexilhão, camarão, lagostim e o filé de abadejo com o sumo do limão, sal, pimenta-preta e metade do azeite.

Finalização do prato: Em uma cataplana ou em uma panela pequena de no máximo 7cm de altura, com tampa, acrescente o restante do azeite e o alho. Em seguida, retire o polvo do caldo do pré-preparado, e adicione na panela junto à lula, ao vôngole, ao camarão, ao lagostim, ao filé de abadejo e finalize com os corações de alcachofras. Adicione também as batatas novas que estavam em cozimento no caldo. Logo após a montagem dos itens na panela, regue com o fundo pré-preparado. Finalize acrescentando o vinho branco e os raminhos de salsinha e coentro. Tampe a panela e deixe em cozimento por 7 minutos em fogo médio. Não abra a tampa da panela durante o processo de cocção. Sirva.

Acompanhamento: Para acompanhar a cataplana, cozinhe o arroz pelo método tradicional e reserve. Em uma frigideira adicione o azeite, o alho, o nirá e o nori picados. Acrescente 20 ml do fundo preparado para a cataplana na frigideira, adicione o arroz e refogue por 1 minuto. Sirva.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.