Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Denise Steiner Por DERMATOLOGIA A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Como funciona a sensibilidade da nossa pele

A dermatologista Denise Steiner explica as funções da pele, o maior órgão do corpo humano

Por Denise Steiner
11 nov 2021, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pele é um órgão de sensibilidade, pois tem centenas de receptores e terminações nervosas que transmitem as sensações. Existem vários tipos de terminações nervosas relacionados a dor, temperatura e tato.

    Publicidade

    Quando seguramos um objeto somos capazes de regular a força e pressão que precisamos fazer. Quando sentimos o calor do fogo, automaticamente nos afastamos. Também se algo nos machuca conseguimos identificar o incômodo e podemos afastar aquilo que nos prejudica.

    Publicidade

    Veja também: Um guia para hidratar a sua pele do jeito certo

    A pele é um órgão com sensibilidade, e junto com outros órgãos dos sentidos como visão e olfato formam a proteção do organismo.

    Publicidade

    No caso de certas doenças como a hanseníase, onde as terminações nervosas são destruídas devido à infecção por micro-organismos, a pessoa não sente dor e machuca a pele com mais facilidade.

    A pele também sente o carinho e aconchego e transmite para o cérebro essa poderosa sensação de bem estar.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Crianças doentes têm melhor recuperação quando são abraçadas. Existem vários estudos que comprovam esse tipo de experiência.

    A pele também é o órgão da aparência e tem importância na autoestima de cada indivíduo. Tem o potencial de refletir na sua aparência o que está ocorrendo dentro do organismo.

    Publicidade

    Quando estamos cansados, doentes ou estressados, a pele muda de cor, textura e muitas vezes apresenta lesões inflamatórias. Tudo isso configura um pedido de socorro do organismo doente.

    A pele é o maior órgão do corpo humano e tem inúmeras funções proativas. Ela, através da barreira cutânea, participa da nossa defesa imunológica, emitindo sinais que podem caracterizar doenças da superfície.

    Publicidade

    Por tudo isso precisamos saber interpretar seus sinais e cuidar dela de forma equilibrada e constante. Para garantir a função competente de barreira cutânea, a pele precisa de limpeza, hidratação e foto proteção.

    Continua após a publicidade

    A limpeza diária é fundamental para eliminar os resíduos de poluição que dificultam o funcionamento cutâneo da mesma. A hidratação da pele precisa ser mantida para que as células possam cumprir suas variadas funções.

    A água é essencial para manter a pele com funcionamento perfeito. A foto proteção é relevante pois a radiação solar prejudica a pele, através das queimaduras, inflamação, envelhecimento e até facilitando o aparecimento do câncer de pele.

    Bons cuidados com a pele mantem sua integridade, reforçam seu poder de barreira e nos deixam mais protegidos.

    Cuide da sua pele.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.