Fãs de Star Wars, hoje é dia de comemorar os 40 anos da saga
No dia 25 de maio de 1977 era lançado o primeiro episódio da saga histórica
Eu devia ter uns nove anos quando entrei numa sala de cinema lotada para assistir Ameaça Fantasma. Era o primeiro filme da saga Guerra nas Estrelas em 16 anos e os fãs antigos e novos se mesclavam em uma soma de ansiedade e expectativa para matar a saudade de personagens tão queridos. Meus pais estavam comigo, os responsáveis por eu ter me tornado fã ainda criança de uma história de uma década antes e complexa. Em casa, assisti os episódios 4, 5 e 6 (que, na verdade, foram os primeiros). Aquilo era maravilhoso, os efeitos especiais antigos e ultrapassados nem eram notados com um enredo tão bom. A fórmula não era difícil (e garantia encanto imediato): tinha a emoção da batalha + o suspense de um mundo desconhecido + uma mulher poderosa e destemida. Foi apaixonante.
Leia mais: Casal Obama celebra dia de Star Wars com dancinha
Como toda criança, assistia o mesmo filme de novo, e de novo, e de novo. No meu quarto, tinha pôster do Anakin Skywalker criança (interpretado pelo ator Jake Lloyd). Eu me recusava a aceitar que ele passava para o lado do mal. Isso deve estar em algum lugar lá em casa.
Mas minha paixão mesmo era a rainha Amidala, personagem da brilhante Natalie Portman. Uma rainha corajosa, que mesmo novinha, encara o mal de frente e arregaçava as mangas para fazer o melhor pelo povo. Ela era estudada, centrada, um exemplo.
Hoje faz 40 anos que o primeiro episódio, Uma Nova Esperança, foi lançado. Ele é o quarto na ordem cronológica da série e eu recomendo fortemente que seja o primeiro a ser assistido para quem nunca viu nenhum. Assim você acompanha não só a história, mas também os bastidores, as mudanças tecnológicas, a evolução dos atores. Encerra com o mais recente Rogue One. E corre, porque no final desse ano estreia mais um.
Leia mais: Elenco de Star Wars visita hospital infantil
Leia mais: 10 frases marcantes de Carrie Fisher, a eterna Princesa Leia
A Vanity Fair fez uma homenagem linda aos personagens, inclusive para Carrie Fisher, a Princesa Leia, que morreu no ano passado. Dá uma olhada lá.
Que a força esteja com vocês <3