Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quem é Rayssa Leal, a medalhista olímpica de 13 anos

A "Fadinha" do skate brasileiro conquistou a medalha de prata em sua modalidade na madrugada desta segunda-feira (26)

Por Ligea Paixão (colaboradora)
Atualizado em 16 dez 2022, 20h26 - Publicado em 26 jul 2021, 11h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você deve ter acordado na manhã desta segunda-feira (26) e se deparado com diversas notícias e imagens que fazem menção ao nome de Rayssa Leal. A atleta olímpica de apenas 13 anos conquistou durante a madrugada a medalha de prata para o Brasil na modalidade skate street nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Com o feito, ela se tornou a mais jovem medalhista do Brasil na história dos Jogos. 

    Publicidade

    Também conhecida como “Fadinha”, Jhulia Rayssa Mendes Leal nasceu em 2008 na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Seu primeiro contato com o esporte foi aos 6 anos, quando, por influência de um amigo de seu pai, ela começou a andar de skate.

    Publicidade

    Aos 7 anos, Rayssa ganhou o Brasil e o mundo, quando um vídeo seu viralizou na internet. Nele, a garota estava vestida de Sininho, a fada do filme Peter Pan, e realizando uma manobra do skate conhecida como heelflip. Foi aí que ganhou o apelido e deu esperança aos brasileiros de que um grande nome esportivo estava a caminho.

    Publicidade

    Os anos seguintes só confirmaram o que já se sabia: a maranhense, que até então praticava o esporte apenas como uma brincadeira, tinha grandes chances de ser uma atleta olímpica.

    Aos 11 anos, já se dedicando a grandes competições da modalidade, Rayssa conquistou uma etapa da Street League Skateboarding (SLS) e fez história ao se tornam a mais jovem skatista a realizar o feito. Na disputa em Los Angeles, a Fadinha chegou a superar outro grande nome do skate brasileiro, Pamela Rosa.

    Publicidade

    As conquistas e marcos se repetiram aos 12 anos, quando novamente na SLS ela conquistou um título, dessa vez de campeã, e se tornou a mais jovem vencedora da cobiçada competição internacional.

    Continua após a publicidade
    Rayssa Leal
    (Foto: Patrick Smith/Getty Images)

    Em 2019, já no Mundial do Skate Street, disputado em São Paulo, Rayssa Leal foi vice-campeã mundial, atrás apenas de Pamela Rosa. Após a vice-liderança, a Fadinha foi campeã brasileira na modalidade street, título que conquistou após três etapas disputadas no ano em Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

    Publicidade

    Em outros eventos no mesmo ano, a maranhense conquistou o troféu do Far’N High, na França, e ficou com o bronze em uma etapa de Londres. Também foi a quarta colocada na etapa de Mineápolis dos X-Games, em sua estreia no evento.

    De certo, ela se juntou a outros grandes nomes femininos do skate brasileiro como uma das principais skatistas de street do país, tal como Letícia Bufoni e Pamela Rosa e acumulou títulos.

    Publicidade
    Rayssa Leal, Letícia Bufoni e Pamela Rosa
    Na foto, Rayssa Leal junto com Pamela Rosa e Letícia Bufoni, outros grandes nomes do skate brasileiro (Foto: Julio Detefon/ CBSK/Reprodução)

    Uma das favoritas ao pódio, Rayssa Leal estreou nas Olimpíadas junto com a modalidade do skate, até então marginalizada e não reconhecida como um esporte Olímpico. Ela nos dá a esperança de que o Brasil seguirá bem representado nas próximas Olimpíadas e competições que virão.

    Continua após a publicidade

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.