PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Ginastas alemãs devem usar uniforme contra a sexualização nas Olimpíadas

As atletas, que já haviam usado o uniforme em outro campeonato, devem repetir o feito nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Por Da Redação
23 jul 2021, 18h41
ginastas alemas
 (Instagram/Elizabeth Seitz/Reprodução)
Continua após publicidade

As ginastas alemãs usaram um uniforme que cobre as pernas na etapa classificatória para as Olimpíadas de Tóquio. A escolha das ginastas expressa um enfrentamento ao assédio sexual e à hipersexualização do corpo das mulheres na modalidade.

A equipe da Alemanha afirmou que pode vesti-los novamente nos Jogos Olímpicos. “Queremos mostrar que todas as mulheres, qualquer uma, devem decidir o que usar”, afirmou a ginasta Elizabeth Seitz para a Reuters.

Algumas delas já haviam usado os collants no Campeonato Europeu de Ginástica Artística em abril, inspiradas pela atleta da Suíça Sarah Voss. Na época, a Seitz afirmou: “Até agora não ousamos fazer isso. Pelas regras da federação internacional, calças compridas com collants são permitidas em competições, mas ninguém usa. E nós, como seleção alemã, nos perguntamos: ‘Por que não?”.

View this post on Instagram

A post shared by Elisabeth Seitz (@seitzeli)

O uso do uniforme que cobre o corpo é um marco no esporte, que é repleto de denúncias de assédio nos últimos anos. Um dos casos mais recentes é da ginasta americana Simone Biles, que foi vítima de abuso sexual pelo médico esportivo Larry Nassar. Os episódios geraram reflexão sobre novos protocolos para proteger atletas.

Continua após a publicidade

“Isso não significa que não queremos mais usar o collant normal”, disse Seitz. “É uma decisão tomada dia a dia, com base no que sentimos e no que queremos. No dia da competição, decidiremos o que vestir.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.