Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ozonioterapia capilar: o que é e quais seus benefícios?

Entenda como funciona o tratamento, para qual tipo de cabelo é indicado e se existem riscos

Por Julia Di Spagna
29 jan 2024, 12h31

De tempos em tempos, surgem uma série de procedimentos que prometem salvar ou trazer uma série de benefícios aos seus fios. Com tanta coisa no mercado é normal até se perder nas novidades e ficar por fora do que está em alta. Pensando nisso, conversamos com especialistas no assunto para te explicar sobre um tratamento que tem sido bem explorado recentemente: a ozonioterapia capilar. Já ouviu falar?

O que é ozonioterapia capilar?

A técnica consiste em aplicar uma mistura de oxigênio e ozônio, na forma de vapor, na superfície do couro cabeludo por meio de uma bomba de pressão.  

Para que serve a ozonioterapia capilar? 

Basicamente, esse tratamento serve para limpeza do couro cabeludo. Com suas ações antimicrobianas, ele atua na redução dos processos inflamatórios da pele e tem o poder de regular a flora (bactérias, fungos e vírus) na região onde é aplicado.  

Assim, a ozonioterapia ajuda especialmente em desordens do couro cabeludo de caráter inflamatório, como a dermatite seborreica, ou caspa, ajudando as escamas a se destacarem e reduzindo a população de fungos na flora do couro cabeludo.  

Além disso, como a pele da área capilar fica mais limpa, a técnica melhora a absorção de medicamentos e nutrientes aplicados nela, potencializando o efeito umectante de outros ativos embelezadores.

Continua após a publicidade

“O ozônio também melhora a circulação da região, auxiliando na nutrição e hidratação dos folículos pilosos”, completa Cintia Guedes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).  

Além das vantagens já citadas, o procedimento retira os resíduos de shampoo e poluição, e deixa os fios mais saudáveis, com menos frizz e quebra. Isso porque os ativos umectantes (hidratantes) e repositores de queratina na fibra capilar penetram melhor e permanecem mais tempo nos fios. Esse benefício confere um efeito cosmético aos cabelos, aumentando sua penteabilidade e seu brilho. 

Existem riscos na ozonioterapia capilar?

 “Os riscos são principalmente orgânicos, pois como o ozônio é um gás, ele pode se espalhar no ambiente e ser absorvido pelos tecidos, causando irritação ocular e até intoxicação pulmonar com repercussão cardíaca”, explica Mônica Aribi, dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Por isso, os dermatologistas reforçam a importância que sua aplicação seja executada por um profissional da saúde experiente na técnica. Até porque esse tratamento tem fins estéticos e não médicos, inclusive, muitos aparelhos não foram aprovados pela ANVISA. 

Continua após a publicidade

É para todos os tipos de cabelo? 

Qualquer tipo de cabelo pode se beneficiar da ozonioterapia, mas existem alguns que se destacam e podem tirar ainda mais vantagens da técnica. 

“Os cabelos mais beneficiados com o ozônio são os ressecados, quebradiços e agredidos por químicas. Ao usar os protocolos de recuperação da fibra capilar, como o banho de queratina, reposição proteica ou selagem do biofilme, o uso prévio do ozônio aumentará seus resultados”, explica Danilo Talarico, professor do Instituto da Pele de São Paulo (IPSP-Centro Universitário Ítalo Brasileiro). 

A ozonioterapia também é indicada para cabelos que, mesmo lavados frequentemente, ficam com aspectos pesados e oleosos.

Além disso, pode ser muito benéfica para quem tem dermatite seborreica, principalmente aquelas aderentes ao couro. Nesse contexto,  também serve para quem lida com psoríase capilar e dermatite alérgica ou irritativa, com pequenas crostas e prurido.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.