Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Influenciadoras não podem mais usar filtros em campanhas. Saiba o motivo

Decisão da Advertising Standards Authority (ASA) se aplicará a marcas, influenciadores e celebridades sediadas no Reino Unido

Por Da Redação
Atualizado em 22 abr 2024, 16h07 - Publicado em 3 fev 2021, 17h24

Na esteira da campanha #filterdrop da maquiadora Sasha Pallari que encorajou influenciadores a mostrarem sua pele sem produtos de beleza,  a Advertising Standards Authority (ASA) tomou a decisão de banir o uso de filtros em capanhas pagas de beleza. A regra atinge a marcas, influenciadores e celebridades do Reino Unido – De acordo com matéria do site Unilad.

A medida não se aplica a apenas os filtros do Instagram, também inclui filtros de softwares que exagerem o impacto real dos produtos que estão promovendo. Anúncios que não estiverem de acordo com a nova norma serão removidos e proibidos de serem postados novamente.

Pallari, de 29 anos, disse à BBC News que estava nas nuvens com o resultado concreto de sua ação que começou em julho de 2020 e chamou atenção de celebridades, internautas e políticos. Uma das motivações da campanha de Pallari foi a pressão que jovens mulheres sentem para corresponder a padrões de beleza irrealistas.

A ASA tomou a decisão após examinar dois exemplos de filtros que foram adicionados a conteúdos patrocinados no Instagram promovendo produtos de bronzeamento. A agência disse que os filtros não passam o efeito real do produto e acabam por enganar o consumidor.

Continua após a publicidade

A marca Skinny Tan, uma das examinadas pela ASA, divulgou um comunicado afirmando que a intenção por trás dos stories do Instagram não foi a de enganar os clientes, mas sim compartilhar comentários positivos do influenciador e experiência de uso e que, no entanto, entende perfeitamente a responsabilidade com o usuário futuro do produto. Apesar das primeiras ações serem muito importantes, Pallari diz que continuará a lutar pela remoção dos filtros de alteração facial do Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.