Site americano quer revolucionar visão da mídia sobre as mulheres plus-size: conheça o ‘The 67 Project’
Representatividade importa, sim - e elas querem mudar a realidade das mulheres gordas.
Nesta semana, o site norte-americano Refinery29 se comprometeu oficialmente com a causa das mulheres plus size: eles lançaram o The 67% Project. A campanha pretende ampliar drasticamente a quantidade de imagens de moças gordas na mídia, e surge a partir da revelação de que, justamente, 67% das norte-americanas têm manequim maior que 42.
Diante disso, por que a imprensa e a mídia feminina como um todo deveriam continuar considerando a beleza e a moda plus size uma “exceção”? Atualmente, estas mulheres estão representadas em apenas 2% das imagens midiáticas.
“A partir de hoje, vamos tirar a mulher plus-size do nicho e trazer ela para o mainstream“, diz o site. “Nesta semana de lançamento [da campanha], 67% dos corpos que vocês verão em nosso site, em nossa newsletter e em nossas redes sociais será plus size. Para fazer isso, fizemos mudanças significativas no Refinery29, para plenamente representar este 67% – essa semana e mais adiante, também”.
O site vai colaborar com os bancos de imagem Getty Images, Lane Bryant e aerie, para garantir que existam mais fotos de mulheres plus size disponíveis aos meios de comunicação. Eles também se aliaram à atriz Danielle Brooks, a Taystee de Orange Is The New Black – que, ao longo da campanha, vai contribuir por meio de relatos pessoais sobre sua vida como mulher negra e gorda.
O projeto também vai receber contribuições das leitoras, através da hashtag #SeeThe67 (traduzindo, “veja o 67”). “Não mostrar esses 67% de forma natural tem consequências reais: as mulheres plus size ganham menos e são muito mais suscetíveis à discriminação“, conta o texto. “É por isso que queremos ver vocês no nosso site (apareçam!)”.
Por aqui, segundo levantamento feito em 2014 por José Eustáquio Diniz Alves, do IBGE, 48% das mulheres também estão “acima” do peso. Nós torcemos para que os ecos dos esforços da Refinery29 também cheguem ao Brasil em breve.