Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dormir com os filhos pode deixá-los ansiosos, diz estudo

Publicada no Journal of Affective Disorders, a pesquisa olhou para 3.583 crianças brasileiras a fim de ver como o compartilhamento da cama poderia afetá-las

Por Da Redação
Atualizado em 28 out 2016, 16h25 - Publicado em 27 out 2016, 20h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você já dormiu na mesma cama que o seu filho? Ou levou o pequeno para passar a noite com você em seu quarto? O hábito é comum, mas um estudo recente questionou as famílias que mantêm essa rotina.

    Publicidade

    Publicada no Journal of Affective Disorders, a pesquisa olhou para 3.583 crianças brasileiras a fim de ver como o compartilhamento da cama poderia afetá-las. Foram quatro grupos avaliados: os que não dividiam a cama com a mãe (44,4%), os que só tiveram essa experiência quando jovens (36,2%) ou só mais velhos (12%), e os que dormem na cama dos pais com frequência (7,4%).

    Publicidade

    Os cientistas avaliaram as crianças em vários intervalos que vão dos três meses até os seis anos de idade. Com base nisto, psiquiatras infantis verificaram se os pequenos haviam interiorizado distúrbios (como ansiedade ou depressão) ou exteriorizado questões (como qualquer tipo de TDAH, por exemplo).

    De modo geral, aqueles que compartilhavam a cama com frequência demonstraram uma taxa mais elevada de problemas de saúde mental em relação aos que não o fizeram. A conclusão, de forma simplificada, diz que “o compartilhamento de cama está associado a um aumento da ocorrência de internalizar problemas aos 6 anos”.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    É claro, o estudo tem seus pontos frágeis, como a amostragem pequena e a falta de questionamento em relação aos motivos desta migração noturna. Além disso, também não abrange as famílias que vivem em situações difíceis, as quais exigem a aglomeração domiciliar; bem como o contexto nos quais essas pessoas estão inseridas – situações que poderiam elevar o risco de desenvolvimento de depressão.

    Em tempo, vale lembrar algumas recomendações profissionais: os pais nunca devem colocar o bebê em um sofá ou cadeira almofadada sozinho. Também não é indicado que tenha mais de duas pessoas na cama.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.